Procuras um jogo rápido, divertido e extremamente inspirado em conceitos de anime? Dusk Diver pode ser o jogo que estás à procura! Junta-te a mim enquanto exploramos um pouco sobre este indie game!
Dusk Diver – Análise
Dusk Diver foi lançado em 2019, é um jogo Taiwandês que se passa nas ruas de Taiwan, em Ximeding, para ser mais exato. Nele nós assumimos o papel de Yumo, que até o começo do jogo era uma rapariga normal. Em Dusk Diver existem três mundos, o nosso mundo normal, o Kunlun, que seria a morada dos deuses e a Chaos Dimension, onde as criaturas chamadas Phantoms existem.
Acontece que, ocasionalmente, estes três mundos entram em “contacto” criando um quarto lugar chamado Youshading. A história tem início quando começam a ocorrer distorções em Youshading, e Yumo é levada para esta dimensão. Quando ela é levada para lá, absorve os poderes de Leo, um deus de Kunlun. Assim, torna-se guardiã de Ximeding, ao menos até conseguirem descobrir o motivo das distorções.
O gameplay
Dusk Diver é divido em dois momentos bem definidos. Em Ximeding, mundo humano, onde trabalhamos numa loja de conveniência, esta loja pertence a uma Kunlun que está escondida. Em Ximeding podemos andar pelas ruas, interagir com as pessoas e realizar diversas sidequests. Elas dão-nos pontos para atribuir a Yumo e aos nossos parceiros. Também podemos comer diferentes comidas junto aos parceiros, para melhorar a relação com eles.
O outro momento é em Youshading, aqui é o momento do combate. As batalhas ocorrem numa réplica do mundo real, com limitações bem definidas de onde e o que podemos fazer. A batalhas funcionam no melhor estilo beat’n’up, ou o famoso button smash. Nossos parceiros, os Kunlun como Leo, dão-nos poderes e podemos alterar entre eles livremente durante as lutas, são um total de três parceiros durante o jogo e mais um extra após terminar o jogo.
Os personagens
- Como já falado, jogamos com Yumo, uma empolgada rapariga que sempre está disposta a ajudar os outros.
- Yusha, melhor amiga de Yumo e que sempre acaba por meter-se em confusão.
- Leo, o primeiro parceiro, com poderes de fogo.
- Behet, o segundo parceiro, ele é um morcego.
- La Viada, que tem a aparência original de um peixe. Há outros personagens, mas vou deixa-los no mistério para quem for jogar.
Podemos aprofundar bem o nosso relacionamento com cada um destes parceiros, através das sidequest e das comidas. Mas confesso não me ter interessado por isso, fiz somente o suficiente para ficar com um nível confortável e para pegar alguns itens extra. Mesmo quando fiz, não parei para ler todos os diálogos.
O bom e o mal
Dusk Diver é um jogo com uma ótima proposta, mas para mim faltou alguns detalhes. O gameplay é demasiado repetitivo, isto que expliquei aqui é basicamente todo o gameplay e, a não ser que te conectes com os personagens, algo que eu não consegui, vai trazer-te a sensação de vazio durante as missões. Outro problema, para mim, foi a personalidade dos personagens, senti todos meio genéricos, têm a personalidade padrão que personagens com as suas aparência teriam. Leo é o durão com bom coração, Behet é sombrio mas tímido e La Viada é a metida briguenta. Nada de novo.
Gostei de jogar Dusk Diver, mas no final já estava cansado e a querer que este terminasse logo, tanto que nem fiz as últimas sidequests. Quero saber de vocês! Quem daí jogou Dusk Diver? Gostaram? Não deixem de comentar e acompanhar o ptAnime nas redes sociais.
Análises
Dusk Diver
Explora as ruas de Ximeding, conheça os seus moradores, as suas histórias e, claro, luta contra monstros numa outra dimensão! Tudo isso em Dusk Diver.
Os Pros
- Gameplay fácil
- Gráficos agradáveis
Os Contras
- Gameplay repetitivo
- Falta de diversidade nos personagens