E agora? | Yakusoku no Neverland – Episódio 2 Opinião

por Usagi Wright
Yakusoku no Neverland EP02 imagem destaque

Um episódio quase tão bom quanto o primeiro! Yakusoku no Neverland continua a surpreender!

 

E agora? | Yakusoku no Neverland – Episódio 2 Opinião

Após o rescaldo do primeiro episódio ficaram as dúvidas se o segundo conseguiria manter a fasquia alta que o último alcançou. E não é que conseguiu?! Apesar do desenvolvimento ter sido completamente diferente, o episódio brilhou em todo o seu esplendor!

Algo interessante que vemos logo de início é que enquanto no primeiro episódio temos momentos e cores bastante destacadas entre a vida e a morte (tal como eu falei na minha primeira opinião),  neste segundo capítulo do anime, todo o ambiente foi carregado de cores escuras e sombrias, tal e qual como os sentimentos dos personagens.

A parte técnica sobressaiu-se também neste episódio, com os ângulos utilizados pela “câmera”, a utilização das luzes e das sombras nas cenas de maior tensão e, claro está, pelas expressões dos personagens que são fenomenais.

 

yakusoku no neverland episodio 2 ambiente sombrio

 

A Tensão da Descoberta

Depois de descobrimos a verdadeira razão por trás do “orfanato”, a Emma e o Norman possuem a difícil missão de:

  • 1º esconderem da Mãe que sabem o que aconteceu naquela noite e;
  • 2º arranjarem maneira de fugir da quinta antes de completarem 12 anos e serem eles também enviados como comida gourmet para demónios.

O anime agora passa por ver…

Quem consegue ser o melhor ator?

Temos a Emma, o Norman e a Mãe nesta competição, sendo que a Mãe é a que possui melhores capacidades representativas, pois vemos que a mesma dessensibiliza todo o ocorrido da noite anterior, como se de algo rotineiro se tratasse (e trata).

 

yakusoku no neverland mae episodio 2 expressoes

 

Contudo, temos de tirar o chapéu à Emma na mítica cena do corredor que provocou arrepios a mim e a vocês também! A Emma conseguiu representar perfeitamente perante a Mãe e ainda a desafiou ao perguntar pela Conny.

É aqui que se vê que o anime tem atenção aos detalhes e que não se esqueceu que a Mãe é uma mestre no xadrez (aliás, nunca foi vencida por nenhum dos três protagonistas). Já percebemos desde o final do último episódio que ela sabe que pelo menos um dos três mais velhos (e mais inteligentes) estiveram presentes no dia da “venda da carne”, só não sabe quem.

É nesta cena que a tal atenção aos detalhes entra: subtilmente e como forma de carinho e aproximação com a Emma, a Mãe coloca a mão no seu pescoço com um propósito muito importante. Ao início não tinha entendido o zoom que estavam a dar naquela cena, mas depois de parar para pensar e ver que “a Mãe não é burra nenhuma”, consegui entender que aquele gesto foi pura e simplesmente para… medir a pulsação da Emma!!

 

yakusoku no neverland mae e emma pulsacao episodio 2 expressoes

 

Não foi um detalhe completamente GENIAL? As duas estavam ali em guerra para não demonstrarem emoções nenhumas, sendo que elas no seu íntimo sabiam que a outra também o sabia… apenas não podiam mostrar.

Para além dos detalhes na conversa e nas ações, a tensão e ansiedade dos personagens foi tanta que a mesma passou para o espetador. Eu vi-me ali colada na cadeira com o coração nas mãos e só no momento em que eles descem as escadas e finalmente deixam o desespero tomar conta de si é que eu também consegui relaxar e soltar toda a tensão acumulada.

A CloverWorks está a fazer um trabalho espetacular com a transmissão de emoções e sentimentos através das expressões dos personagens e da banda sonora, que aparece no momento certo. Parabéns ao estúdio!

 

yakusoku no neverland mae e emma pulsacao episodio 2 expressoes parte do corredor

 

O Plano de Fuga

Para além da excelente e emocionante cena entre os três na floresta, por conta da banda sonora que foi executada na perfeição…

 

Yakusoku no Neverland anime episodio 2 opiniao cena entre os tres ray

(Ray, o único sensato)

… O possível plano de fuga é a coisa mais idiota que vi na vida. E tudo por culpa da Emma. Se já é complicado fugir daquela quinta com 3 crianças de 11 anos (por mais inteligentes que sejam), imaginem fugir com mais 37, a maioria na faixa etária abaixo dos 6 anos. Um verdadeiro desastre, claro ou com certeza?

Ainda para mais agora a Mãe adicionou um bebé à produção… Estão a imaginar fugir de um sítio super vigiado, em que a qualquer momento pode um bebé chorar, “estragar tudo” e alguém morrer por conta disso? Tal ideia só podia vir da cabeça da Emma, que tal como uma boa protagonista de um shonen possui uma ingenuidade ridícula e um coração maior do que devia.

 

yakusoku no neverland episodio 2 bebe

Este bebé parece tanto a Emma… Será que está ligado a ela de alguma forma?

 

O único com cabeça ali (Norman) decidiu que devia ajudá-la a conseguir esse objetivo, porque achou que aos 11 anos morrer pela mulher que “ama” é uma bela meta de vida.

Para além deste ser humano em miniatura ainda acrescentaram outro adulto que irá, obviamente, dificultar ainda mais o plano de fuga deles. A nova “irmã” está ali por meio da Mãe para descobrir a “fruta” podre da caixa. Esperem mais dela nos próximos episódios.

 

yakusoku no neverland episodio 2 irma nova personagem

 

Ray: Aliado ou Inimigo?

Custa-me a crer que o Ray esteja metido no meio desta confusão toda, mas realmente toda a reação ao que lhe contaram mais o modo de agir desde o episódio anterior, está-me a fazer torcer o nariz…

Ainda para mais ele decidiu pegar no “sino das vacas” (cof cof), o que provavelmente não tem simbolismo nenhum, mas para mim acendeu logo uma red flag – ou estou a fazer muitos filmes?

 

yakusoku no neverland episodio 2 ray sino das vacas

 

Além disso, fiquei intrigada com o livro que ele mostrou à Emma e ao Norman na floresta. Eles focaram no título do mesmo, logo significa que deverá ter alguma importância. Fui pesquisar e vi numa imagem que o livro é o “Mechanical Engineering and History of Humans” do Alex Mikhaylov, que foi um engenheiro russo/soviético e cientista de informação.

Se isto terá alguma importância para a obra? Não quero ir espreitar o mangá porque não quero levar com mais spoilers, então fiquemos na dúvida por enquanto (leitores de mangá, dedos quietos!).

 

yakusoku no neverland episodio 2 livro Ray

 

Por fim, a Mãe…

A Mãe tem sido, até ao momento, o personagem que mais estou a gostar no anime. A vibe que ela transmite é de um verdadeiro integrante num anime de horror e tudo graças à espetacular voice actress por trás, a Yuuko Kaida.

Estou curiosa para ver se a Mãe poderá ser um demónio “mascarado”, mas no fundo espero que ela seja humana, já que quero saber o que aconteceu para ela chegar naquela posição.

 

Pensamentos finais:

  • A ingenuidade do Norman: O amor é cego, surdo e… burro.

Yakusoku no Neverland opiniao episodio 2 amor Norman pela Emma

 

  • Aquela cena inicial em que o ambiente segue o ritmo do relógio não vos deixou tontos?! Animação muito boa!
Yakusoku no Neverland S01E02_clock cam pendulum

Ficaram enjoados?

 

  • A nova “irmã” parece o Hulk… Damn. E esse sorrisinho não engana, aposto que és uma víbora. E já entendi porque nunca gostei do Hulk.

yakusoku no neverland episodio 2 sister black anime

 

  • Emma, quando estás a planear uma fuga não podes gritar os teus planos aos berros… ok?

yakusoku no neverland episodio 2 emma floresta expressoes

 

  • Um localizador? Eles afinal são vacas ou cães? As vacas também têm chips? Alguém especializado em gado que me elucide, sff.

yakusoku no neverland episodio 2 mae localizador

 

  • Uma última questão: de onde virão os bebés? Serão de humanos que vendem os filhos para sobreviver ou existirá uma “fábrica de produção de bebés”? Quais são as vossas apostas?
yakusoku no neverland episodio 2 opiniao bebe o proximo leitao

Que bela vitelinha…

 

 


E vocês, o que acharam do 2º episódio de Yakusoku no Neverland?

 

Podem ler a minha opinião ao primeiro episódio no link abaixo:

>> Um início promissor | Yakusoku no Neverland – Episódio 1 Opinião <<

 

Comentários via Facebook
2 comentários

Também deverás gostar de

2 comentários

Roberto Monteiro 18 Janeiro, 2019 - 16:53

Eu estou amando haha!
A melhor parte é, que faz tanto tempo que eu li o manga, que não lembro mais de todos os detalhes, sembro muito por cima do começo, então está quase como ver tudo pela primeira vez!

Muito ansioso para ver como as coisas caminharão daqui pra frente!
Acho muito interessante que eles fazem questão de mostrar a data no começo do episódio, pensando que eles tem, pelos cálculos deles, mais 2 ou 3 meses até outra criança ser levada, mostrar o dia do acontecimento no começo do episódio só aumenta aflição haha

Responder
Usagi Wright 18 Janeiro, 2019 - 18:10

Olá de novo Roberto! 😀

Eu fico feliz por ter lido apenas alguns capítulos do manga, então realmente sei pouca coisa sobre a história!
Até agora parece-me que o anime está a adaptar bem a história do mangá (apesar de saltar/mudar algumas cenas). Parece-me que vai continuar nesta linha e cheira-me a um sucesso. Ao menos eu espero por isso.

Fico à tua espera na próxima análise!

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.