Efeito Honeymoon Google | ptAnime

por Joca Carvalho
Efeito Honeymoon Google

Há dias, no Balanço de Novembro de 2011 do ptAnime, falei por alto do chamado Efeito Honeymoon Google. Disse que tinha tido efeitos adversos nos nossos objetivos para o Site (diminuição do número de visitas), mas não expliquei ao certo o impacto dessa diminuição, pois não sabia bem como iríamos reagir, juntamente com a Google, e/ou como iríamos fazer para tentar contornar esta situação.

Pois bem, passaram-se 7 dias desde o Honeymoon e irei tentar explicar aqui o que é e o que fazer para se dar a volta por cima à situação.

 

O que é o Efeito Honeymoon Google

Os algoritmos de pesquisa da Google são bastante complexos. Muitos julgam dominar e conseguir contornar os resultados. No entanto, mesmo estes, não possuem uma fórmula mágica para se conseguirem posicionar nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Na verdade, não há fórmulas mágicas quando se fala da Google! Os resultados são influenciados por uma série de factores e, aparentemente, entre eles está a longevidade de um site e o hype que este gera na rede. Hype, traduzido à letra, significa impacto inicial, burburinho. É um pouco como um miúdo que troca de escola e que, de repente, todos na escola falam dele sem o conhecerem.

Com a Web e a Google é igual. Quando se cria um site a Google funciona um pouco como Professora que dá as boas vindas ao novo aluno e o apresenta à restante turma. É normal que por uns dias o tema de conversa seja sobre esse novo aluno, cabendo ao mesmo (atitudes, popularidade, capacidade de se afirmar) a tarefa de manter o tema de conversa centrado em si próprio.

A este efeito de apresentação de novos websites à restante rede dá-se o nome de Honeymoon e foi por esta fase que passamos recentemente.

 

Efeito Honeymoon Google no ptAnime

O ptAnime entrou na Web com força! Em menos de 2 meses dominávamos já uma série de keywords (palavras chave de pesquisa) no nosso segmento (Anime) e estávamos a receber imensas visitas diárias através da Google. Ocupávamos a segunda posição para a palavra chave “ptanime”, bem como umas 4 ou 5 da primeira página de resultados para essa mesma keyword. Ter o nome do site a dominar o 1º resultado da 1ª página de resultados é meio caminho andado e uma das primeiras preocupações de qualquer Webmaster com o seu Site.

Com o Honeymoon fomos catapultados da 1ª página para a 3ª, tendo algumas keywords passado da 1ª página para a 10ª e por aí fora. Como é fácil de perceber, isto tem gerado uma diminuição catastrófica do número de visitas (cerca de 80%), algo que não estávamos minimamente à espera.

Esta quebra é algo que achámos que não representa a força do ptAnime na Web e algo que nos desmotivou um bocado por acharmos que tivemos bastante trabalho desde o início (backlinks, boa escolha de keywords, boa estruturação do Site, otimizações de SEO), exatamente para podermos dominar o segmento desde o início e não intermitentemente.

Aliás, no Bing somos primeiros para a keyword “ptanime” e ocupamos também a 3ª posição para essa mesma palavra chave.

 

A Reação do ptAnime

A nossa reação vai ser a mais lógica: continuar com o bom trabalho que temos feito até aqui, sem olharmos ao que poderíamos ter se não nos tivesse acontecido isto. O Honeymoon pode até não ter sido uma coisa má e o que temos que fazer é olhar para tudo o que conseguimos nestes primeiros 3 meses com otimismo e confiança. Sabemos que dominar a Web não é tarefa fácil e que a competição neste nicho é bastante grande. A única solução é continuar a trabalhar, a agradar aos nossos leitores e a trazer informações úteis ao segmento para que possamos voltar a ser tema de conversa na Google (motores de busca).

São estas experiências que nos permitem crescer e aprender a trabalhar de forma a conseguir ainda melhores resultados. No próximo balanço mensal já poderão verificar o verdadeiro impacto do decréscimo no número de visitas, bem como a evolução do ptAnime a este efeito.

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.