O grupo ELRIS está no K-pop há três anos.
Sendo que este é o segundo artigo com esta temática de aniversário, penso que vos posso explicar a minha ideia: decidi eleger alguns grupos mais pequenos no K-pop e contar-vos a história deles, ao mesmo tempo que dou a minha opinião sobre a trajectória do mesmo.
No fim de maio fiz um artigo sobre ACE, hoje vamos falar sobre ELRIS.
ELRIS – Três anos com o Grupo
ELRIS é um girl group da empresa Hunus Entertainment que fez debut a 1 de junho de 2017, inicialmente com cinco integrantes: Bella, Hyesung, Yukyung, Sohee e Karin. Em 2020 foram adicionadas à line up Ej e Chaejeong.
Assim como muitos membros de outros grupos, as integrantes marcaram presença em vários programas ao longo dos últimos anos:
- Sohee participou no K-pop Star 6 e acabou em segundo lugar. Ela também estreou a solo em outubro de 2018;
- Bella participou do Mixnine e ficou em 18º lugar. Hyeseong em 43º;
- Yukyung e Karin fizeram as audições para o Mixnine e não passaram;
- Chaejeong participou no Produce 48 (antes de ser integrante do grupo) e ficou em 79º.
ELRIS | Cronologia
O grupo estreou com a música We, First e o mini-álbum com o mesmo nome. O music vídeo era fofo e colorido acompanhado por uma melodia doce.
ELRIS voltou ainda no mesmo ano com o mini-álbum Color Crush e a title track Pow Pow. Desta vez com um conceito mais divertido, mas na mesma colorido. Pow Pow é o MV do grupo com mais visualizações no Youtube. Depois deste comeback estreou o MIXNINE.
No verão de 2018 o grupo fez um comeback de verão e lançou o que – na minha visão – é o melhor mini-álbum da carreira delas. Chaejeong estava a participar no Produce 48 e no fim do ano Sohee fez o seu debut solo.
2019 foi um ano estranho. O grupo não lançou nenhum single, apenas a faixa Miss U… que tem menos de 200 mil visualizações. Em 2020 a Honus Ent adicionou duas novas integrantes e mudou consideravelmente o conceito do grupo. Jackpot é de longe, a minha música favorita delas e provavelmente aquela que trouxe alguma coisa de diferente para o grupo.
ELRIS | Grupo pequeno ou flop?
Como fiz no artigo de ACE, fui pesquisar sobre os grupos que estrearam no mesmo ano de ELRIS. Acho importante entendermos o contexto em que o grupo fez debut e em que lugar estão hoje os girl groups de 2017. Bem, Dreamcatcher é inegavelmente o maior sucesso de todos os grupos femininos que estrearam nesse ano. Segue-se Weki Meki, que apesar de nunca ter tido um hit estrondoso construiu uma fanbase sólida com o seu conceito único.
Pristin poderia ter sido enorme, mas ficou pelo caminho. Good Day vendeu apenas 1000 álbuns e a empresa estreou o grupo Cignature com parte das integrantes. Hashtag e SIS… bem se existem grupos para atribuir o título de flop, diria que os encontramos.
Em primeiro lugar, o conceito fofo e colorido que ELRIS trouxe desde o começo não é único. O grupo não tem uma identidade sonora bem definida e ainda que as suas músicas sejam catchy, isso não é suficiente.
Ao mesmo tempo os 80 mil ouvintes mensais no spotify e as vendas de álbuns que descem de projeto para projeto também são um problema. O público internacional não parece muito interessado e não existe uma fanbase doméstica também.
ELRIS – Três anos com o Grupo
Antes de mais nada, deixem-me dizer que eu nunca faço comentários com a intenção de desmerecer seja que grupo for. Simplesmente ELRIS não me parece trazer nada de novo para o K-pop. Grupos grandes podem dar-se ao “luxo” de não se reinventarem, mas grupos pequenos precisam de revigorar a sua imagem quando o conceito não funciona. Certamente Jackpot fez isso – diferente dentro da discografia do grupo, mas não inovador. Ou seja, ELRIS tem um longo caminho pela frente. Ainda assim, nada as impede de conseguirem alcançar o sucesso.
Artigos Relacionados
ACE – As conquistas do grupo em Três Anos
HINAPIA abordam fim das PRISTIN e nova estreia