Enen no Shouboutai – Análise

por Roberto Filho
Enen no Shouboutai - Análise

Quero começar com duas observações:

1 – FELIZ ANO NOVO A TODOS! Que 2020 seja um ano maravilhoso.

2 – PORQUE ENEN NO SHOUBOUTAI PRECISOU DE ACABAR?

Ótimo, agora que tirei isto do peito tenho estrutura para continuar. 2019 encerra-se, para mim, como um dos melhores anos para os animes, com vários animes de qualidade que eu gostei. Bem diferente neste começo de 2020, entre essas obras maravilhosas tivemos nosso amado Enen no Shouboutai! Farei uma rápida observação dos episódios 23 e 24, os quais não fiz análises, e então iremos para a análise do anime como um todo, prontos?

 

 

Enen no Shouboutai – Análise

Quanto aos episódios 23 e 24 quero ressaltar dois aspetos, primeiro o cuidado e primor da produção, no episódio 24 todas as grandes lutas já tinham terminado, mesmo assim eles fizeram um pequeno embate Shinra vs Bunrs, que estava LINDO. Não havia a necessidade de fazer uma luta tão bem feita, porém eles decidiram por manter a qualidade! Deixou-me com gostinho de quero mais.

O segundo aspeto é a fidelidade. Eles poderiam ter alterado a história de forma a dar um final “fechado” para a primeira temporada, não obrigando-se a realizar a segunda. Mas não! Foram fiéis à fonte original e apresentaram personagens e conceitos novos logo no final. Ao invés de responderem às nossas dúvidas e perguntas, deixaram-nos com muitas outras.

 

 

Minha humilde opinião

Agora olhemos para o anime como um todo, que grande obra de arte! Não vou falar aqui que é o melhor anime que já vi. Mas vou sim defender Fire Force como um dos melhores da sua temporada. Obviamente que ele não é perfeito, mas teve bons acertos e devemos valorizar isto!

Acredito que o maior acerto está na animação, apesar de alguns detalhes me incomodarem, como a falta de rosto em diversas cenas, a animação de Fire Force foi ótima. As cenas de batalhas eram dinâmicas e sempre diferentes. A iluminação e as diferentes texturas nas “chamas” foram as responsáveis por isso.

 

Enen no Shouboutai - Análise

 

Enen no Shouboutai – Análise | Manga vs Anime

Tenho acompanhado o manga de Enen no Shouboutai já faz um tempo e, ao meu ver, o anime foi bem fiel ao manga. Claro que sempre haverão diferenças, mesmo assim acredito que esta foi uma ótima adaptação! Caso eu esteja errado, por favor corrijam-me! Pela adaptação estar bem fiel conseguimos ver bem o desenvolvimento e uso da maior parte dos personagens apresentados. Poucos são aqueles que são trabalhados na superficialidade.

Outro ponto que enriqueceu bem a obra foram os efeitos sonoros e o ótimo Voice Acting. Tenho certas dificuldades com alguns sons de explosões que achei um tanto quanto artificiais. Tirando este detalhe todos os sons fizeram com que eu entrasse ainda mais na história. Principalmente os sons que envolviam a Adolla Link, aquilo arrepiava até os meus pêlos do pé!

 

Enen no Shouboutai - Análise

 

O grande defeito

Apesar de todas as partes boas, Fire Force tem um grande defeito. Não há nem como esconder que o defeito é o ecchi presente em Fire Force. Isto ele herdou no manga, ambos insistem em ter cenas ecchi em momentos importantes, até destroem o ritmo de algumas batalhes em prol do ecchi.

Com este foco desnecessário na sensualização das personagens sinto que algumas ficaram com certa falta de desenvolvimento. Mesmo elas sendo importantes, faltou uma atenção especial, no caso da Iris e da Tamaki. Elas poderiam brilhar bem mais, mas acabaram somente por ser usadas como objeto de sexualização.

 

Enen no Shouboutai - Análise

 

Resumo da obra

Fire Force conseguiu trazer um monte de assuntos diversos num só lugar. Uma inusitada mistura de super poderes, bombeiros, exército, grupos religioso e uma grande quantia de cómedia. Este “pacotão” de misturas conseguiu trazer momentos emocionantes, intrigas misteriosas e Arthur, o melhor personagem já feito!

 

 

Fire Force é sim um anime a ser assistido! Belíssimas lutas, uma qualidade constante e duas ótimas aberturas aguardam qualquer um que aventurar-se por esta terra de chamas!!! Eu não me aguento de ansiedade para assistir a próxima temporada! Quero saber de vocês! O que acharam de Enen no Shouboutai?

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.