Enen no Shouboutai Episódios 04 e 05 – O 5º Batalhão

por Roberto Filho
Enen no Shouboutai Episódios 04 e 05 - Shinra

Olá a todos! Deixei acumular o episódio da semana passada para podermos conversar bem sobre os acontecimentos de ambos! Enen no Shouboutai vem a ser o meu favorito da temporada e hoje explicarei o porquê!

 

Enen no Shouboutai Episódios 04 e 05 – O 5º Batalhão

 

Enen no Shouboutai Episódios 04 e 05 - O 5º Batalhão - Obi

 

Enen no Shouboutai Episódio 04 Opinião

Fire Force vem aliciando sobre o passado de Íris, a personagem que tem muito carisma, mas ao mesmo tempo é a “menos importante” no grupo. Como já vimos, os Batalhões Especiais são uma mistura de: Exército, Bombeiros e Religião. Devido a essa mistura cada batalhão, normalmente, tem ao menos uma “irmã”.

O encerramento, além de ter uma música lindíssima, mostra o passado de Íris de forma a nos deixar curiosos e pensar: “Que raios aconteceu?” Pois então, segure esse pensamento! Temos logo no começo do episódio uma cena onde Íris está a rezar, quero aqui destacar duas imagens desta cena:

 

Enen no Shouboutai Episódios 04 e 05 - O 5º Batalhão - Significado

 

Foto do passado de Iris

 

Certo, guardaram bem? Ótimo! Agora vamos ao resto. Shinra e Arthur são perfeitos para combater infernals, porém parece que não são tão bons assim com a papelada! Shinra ainda se esforça, já Arthur, ele vive num mundo à parte! Os dois juntos garantiram-me diversas gargalhadas!

O grande pico do episódio foi um infernal consciente, diferente da maioria que perde a noção de quem é e quem já foi, esse lembra-se bem de quem era. Este infernal com consciência chama a atenção da Capitã do 5º Batalhão, Princesa Hibana. Mesmo o infernal estando sobre jurisdição do 8º Batalhão o 5º, que é bem maior e tem mais integrantes, interfere com o objetivo de capturar o infernal e estudá-lo.

 

Princesa Hibana

 

Antes de passar para o próximo episódio quero só destacar os olhos da Princesa Hibana, os olhos de todos os “adeptos” ao uso de chamas tem algo diferente, Shinra tem olhos vermelhos, por exemplo. Vejam os olhos de Hibana e digam-me se conhecem isso de algum lugar:

 

Fire Force - S&M

 

Enen no Shouboutai Episódio 05 Opinião

Objetivos, desejos e responsabilidades se misturam e resultam em algo explosivo neste episódio! Este é o ápice do primeiro grande arco de Enen no Shouboutai. Finalmente temos mais um pouco do passado de Íris, ela e Hibana eram freiras no mesmo convento quando criança, mas alguma coisa aconteceu ali.

 

 

Perturbada por ver Hibana, a quem considera com irmã mais velha, realizar estudos e atos que desafiam a o caminho da igreja, Íris decide ir confronta-lá. Enquanto isso Obi planeia invadir o 5º Batalhão e descobrir os resultados de suas pesquisas à força. Aqui ocorrem várias coincidências. Quase como por um desejo do além (ou do autor), Íris, ao confrontar Hibana, fica como “refém”, o que não há tempo de ser anunciado pois quando o 8º Batalhão percebeu a ausência da freira correm em direção ao 5º Batalhão.

De forma que sem muita lógica, mas funcionando muito bem, os membros do 5º e 8º batalhão enfrentam-se em uma luta onde cada um tem o seu objetivo:

  • Obi quer os resultados das pesquisas;
  • Íris quer convencer Hibana de suas atitudes;
  • Hibana quer acabar com o 8º por eles a terem desafiado;
  • Shinra que resgatar Íris e mostrar a Hibana como um Bombeiro deveria ser;
  • e Arthur é um cavaleiro.

 

 

Podem me perguntar: “Beto… isso foi uma crítica?“. Não! De forma alguma! É maravilho como tudo se encaixa e flui muito bem! Desde o episódio 04 ficamos a querer ver o 5º a levar alguns pontapés no cu, pois fomos presenteados com bem mais que isso!

Os prós

Fire Force tem, para minha alegria, mantido um altíssimo nível de qualidade. Em todos os episódios fico surpreso com os detalhes, com o cuidado e com o carinho empregado na obra. Por diversas vezes o traço do manga não é constante, há distorções corporais e rostos distorcidos, isso tudo mostra o quão “distorcida” é a realidade em que eles vivem, esses detalhes têm sido bem representados no anime, eu até diria que em alguns pontos melhoram.

As cenas de luta continuam muito bem construídas e fluidas, aquele “tempo de respiro”, que eu sempre falo, acontece constantemente, mais até do que deveria, dando uma sensação de estranheza ao telespectador. Esse tempo, junto com os acontecimentos cria-nos ótimos momentos de tensão ou comédia.

 

Enen no Shouboutai Episódios 04 e 05 - O 5º Batalhão comédia

 

Por falar em comédias, Enen no Shouboutai brinca consigo mesmo. Ver Arthur montar seriamente Shinra acompanhado por um belo “Hayo-Silver”, ou ver Maki secretamente socar o novato do 5º Batalhão e receber a provação do Tenente Hinawa. Damn… that good. O melhor disso tudo é a química entre os personagens, eles são estranhos, eles têm personalidades bizarras, mas eles se encaixam e funcionam de uma forma única.

 

Fire Force - Hiyo Silver

 

Os contras

Mas nem tudo são mares de rosas, não é mesmo? Na minha análise do primeiro episódio falei de uma preocupação minha, quanto ao apelo sexual dos personagens. Bem, isso vem realmente acontecendo! No episódio 3 tivemos Tamaki,Enen no Shouboutai Episódio 03 Opinião – Mission Start! que com sua síndrome gerará diversas situações “complicadas”, mas apesar destas situações o manga sempre levou de forma cómica, situações ridículas que só acontecem com ela.

Tivemos duas cenas que eu considero complicadas, e uma terceira, que eu não acho tão má assim, mas vamos comentar. A primeira, que não é tão má, Hibana faz dos integrantes de seu Batalhão de escravos, escravos no sentido de S&M, usa-os como cadeira, anda por cima deles, belisca-os e eles gostam. Eu não vejo isso como um problema tão grande, pois ela não é uma personagem que veremos sempre.

 

Enen no Shouboutai Episódios 04 e 05 - O 5º Batalhão - Hibana

 

Meu problema foi com a pobre da Íris, quando está a banhar-se em um processo de purificação fizeram, para mim, de forma exageradamente sexy, e também quando ela confronta Hibana, ela tem suas roupas queimadas. A pergunta que fica em mente é: Precisa para o enredo? Sim, as cenas são importantes para o enredo, mas com certeza não precisavam ser feitas desta forma, ou sequer ter recebido tal destaque.

 

Iris Fan service

 

Por que és meu favorito?

Finalizo falando o porquê de Enen no Shouboutai estar a ser o meu favorito da temporada. Primeiro quero falar que, Dr. Stone está muito bom, mas o ritmo das coisas por lá é mais lento. Vinlando Saga é primoroso, estou a amar, mas a minha parte favorita ainda esta por vir. Given é incrível, mas é subtil e tenho me embriagado nessa subtileza.

Enen no Shouboutai tem sido explosivo! O altíssimo nível da animação, as luzes e efeitos, a abertura e o encerramento que grudam na minha cabeça, com os acontecimentos loucos e fieis ao manga, fazem com que, para mim, Enen no Shouboutai seja, até ao momento, o melhor da temporada. Ele merece continuar por muitos episódios, talvez quem saiba até alcançar o manga?

 

 

O que estão a achar de Enen no Shouboutai?? Partilhem com a gente a vossa opinião! Até o próximo episódio!

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.