Escola japonesa criticada por inspecionar roupa interior de estudantes

por Cátia Coelho
Escola japonesa criticada por inspecionar roupa interior de estudantes

Praticamente todas as escolas japonesas requerem que os seus estudantes utilizem uniformes e, às vezes, até existem regras sobre que tipo de mochilas ou acessórios de cabelo são aceitáveis. Contudo, existem algumas escolas que oficialmente obrigam a que os seus estudantes utilizem roupa interior simples e branca.

Embora nem todas as escolas possuam este requerimento, isto é algo que foi divulgado por um estudo da Ordem dos Advogados da prefeitura de Saga onde de 22 escolas, 13 delas têm este tipo de regra. O motivo aparentemente apresentado foi o do que a roupa interior de crianças dever ser “simples e casta” para não causar distrações ou contribuir para uma atmosfera sexualizada. Neste caso, roupas intimas de cor branca, especialmente soutiens, são a cor menos provável de mostrar um contorno visível sob os uniformes.

O estudo da Ordem dos Advogados descobriu que pelo menos uma escola, se não mais, verifica periodicamente a cor dos soutiens das alunas.

 

escolas japonesas estudantes anime estilo manga_freepik

 

As estudantes (que teriam entre 12 e 15 anos) não são obrigadas a tirar a camisola para as ditas inspeções, contudo uma das professoras puxa uma das alças da peça interior através da gola da camisola e verifica a cor. Embora a inspeção seja realizada por um funcionário do sexo feminino, a Ordem dos Advogados condena esta prática dizendo que:

Obrigar alguém a mostrar a sua roupa interior é uma violação dos direitos humanos da pessoa. Não é aceitável simplesmente porque se trata de uma criança a receber essa ordem.

 

Esta declaração faz parte de um relatório apresentado pela Ordem ao Conselho de Educação da Prefeitura de Saga e às organizações locais do PTA (associações de pais e professores), pedindo uma reforma das regras escolares.

 


Artigos Relacionados:

Termo Tabu regressa aos Livros Escolares Japoneses

Escolas Públicas de Tóquio pararão de forçar Estudantes a Pintar o Cabelo de Preto

Top Escolas Japonesas que Aceitam Estudantes Estrangeiros!


 

 

Fonte: SoraNews24
Imagem de destaque: Escola foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com
Imagem no corpo do texto: Escola vetor criado por pikisuperstar – br.freepik.com

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.