Está tudo Perdido! | Yakusoku no Neverland – Episódio 8 Opinião

por Usagi Wright
Está tudo Perdido! | Yakusoku no Neverland - Episódio 8 Opinião

Estou a iniciar este artigo ainda toda arrepiada por causa do que a mãe fez no joelho da Emma. Ainda para mais depois de já ter “torcido” a rótula algumas vezes, só me faz mais impressão ver aquilo. Ai senhor que agonia…

 


Vê aqui todas as opiniões semanais de Yakusoko no Neverland


 

Está tudo Perdido! | Yakusoku no Neverland – Episódio 8 Opinião

Já há alguns episódios que o anime The Promised Neverland não nos trazia o drama e emoções como ocorreu no episódio 8. Desta vez tivemos várias situações a acontecer que fizeram com que a história avançasse mais rapidamente e nos deram o mesmo sentimento que o episódio 1, por exemplo.

Todo o episódio foi conduzido através das ações da Mãe e, por isso, é importante analisarmos e iniciarmos por esse tópico.

 

As Ações da Mãe

A Mãe finalmente pegou “o touro pelos cornos” e mostrou o seu verdadeiro eu: o eu que sabia de tudo, que tinha tudo controlado e de que ninguém conseguiria sair da sua alçada.

A verdade é que esta personagem num mesmo episódio realizou 4 ações muito importantes para o enredo:

  1. Matou a Irmã Krone
  2. Terminou a aliança com o Ray
  3. Partiu a perna da Emma
  4. Anunciou o envio do Norman

Tudo isto culminou numa simples consequência querida pela Mãe: arruinar o plano dos 5 e impedir a sua fuga.

1. A morte da Irmã Krone foi conseguida pela ligação que a Mãe tem à Avó daquela quinta, tal como dito por esta última e também pela imagem que vemos da Isabella a tentar fugir quando era criança.

 

yakusoku no neverland episodio 8 morte krone

Esta cena com as “grades” ficou espetacular, pois mostra de novo a ideia que todos ali estão sempre presos, sejam as crianças ou os responsáveis. E a Krone não foi exceção!

 

2. A quebra da aliança com o Ray foi para colocar em cima da mesa que ela sabe que ele é um agente duplo em favor dos colegas e também para não o permitir saber mais informações pelo facto de andar ao pé dela ou, até mesmo, dar-lhe uma oportunidade de tentar envenená-la, caso se descuidasse. Se bem que, no fundo, penso que ela fez isto porque queria mostrar-se às crianças como a pessoa que é sem mais filtros. Simplesmente, fartou-se de andar a brincar às escondidinhas, tal como ela disse no episódio 7 que “já estava na altura” e foi a partir daí que agiu.

Esta cena do Ray fez-me lembrar a situação: quando éramos novos e tentávamos esconder aquele certo tipo de revistas das nossas mães, mas elas acabam sempre por encontrar tudo… Criançada, as nossas mães descobrem sempre tudo, nem vale a pena esconder.

 

yakusoku no neverland episodio 8 mae r ray alianca

 

3. Pode ter parecido algo extremo, mas do ponto de vista da Mãe partir a perna à Emma foi uma excelente tática para impedir que a fuga se concretizasse, pelo menos nos próximos tempos até que a nossa protagonista recuperasse. Sem a Emma não há fuga, pois o Norman não fugiria sem ela.

 

yakusoku no neverland episodio 8 mae e emma pernayakusoku no neverland episodio 8 mae e emma perna

 

4. Por último, o envio do Norman (ou de qualquer um deles) foi algo que eles, erradamente, nunca consideraram nos seus planos. Não se pode acreditar a 100% que o inimigo faz ou age da forma que diz ou parece agir. Ela pode ter dito que o próximo envio “para adopção” seria apenas feita em janeiro do próximo ano, mas quem lhes garante que ela não estava a mentir para eles ganharem mais tempo? E obviamente estava!

 

yakusoku no neverland episodio 8 norman destaque

 

Já há muitos episódios que eu esperava ver mais sobre a Mãe, que faz um excelente papel como vilã da história. Não necessitava de ter sido tudo vomitado num mesmo episódio, no entanto isso fez com que o drama não existente há bastante tempo fosse todo acumulado. Então… acho que até desculpo o realizador.

Ainda estou à espera que a Mãe mostre um lado mais psycho devido a todos os anos em que foi submetida àquela realidade que, apesar de tudo, não é fácil para ninguém e basta-nos imaginarmos no mesmo lugar que ela. O que faríamos para sobreviver?

 

A Morte e o Passado da Krone

Também já há algum tempo que tinha esperança de saber mais sobre o passado da Krone (e da Mãe), para conseguir obter mais informação sobre aquele mundo e também para entender melhor os personagens e a sua jornada até chegarem àquele ponto.

 

yakusoku no neverland episodio 8 krone e boneca inicio

 

Foi giro ver que a boneca acompanhava a Irmã desde o início e que ela era uma representação dos sentimentos da Krone. No início a boneca estava intacta, tal como a criança que ela era, e passou a estar cada vez mais destruída até chegar ao seu fim, tal como a Irmã.

 

yakusoku no neverland episodio 8 krone e boneca final

 

Percebemos, através das cenas sobre o seu passado, como funciona a realidade da passagem de “carne para demónios” para Irmã/Mãe.

Após completarem 12 anos de idade, qualquer rapariga que seja indicada pela Mãe será dada a oportunidade de escolher ser morta ou virar uma estagiária na criação de mini humanos. Caso escolha a segunda hipótese, receberá uma formação intensiva a nível intelectual (testes), psicológico (manipulação) e “material”, onde aprendem várias tarefas associadas e indicadas para serem uma das escolhidas.

 

yakusoku no neverland episodio 8 krone inocenciayakusoku no neverland episodio 8 krone inocencia

Ela passou disto…

 

Este processo é de tal forma extenuante que a doce Krone com 12 anos que tinha um brilho nos olhos, cresceu e virou uma mulher que apenas está ali para sobreviver. A formação é dada ao ponto de dessensibilizar a questão que estão a criar humanos para serem comidos e o mesmo pode ser visto quando a Mãe expressa o seu amor pela Emma (após lhe partir a perna), tal e qual como as pessoas que criam gado e gostam dos seus animais, mas vendem-nos na mesma.

 

yakusoku no neverland episodio 8 krone dureza

Para isto.

 

No entanto, apesar de toda a formação a Krone não consegue nem conseguiu ser mais inteligente e perspicaz que a Isabella, terminando morta por um demónio. A mesma achou que iria poder fazer uma aliança com os 5 miúdos e não ser descoberta pela Mãe da casa. Isso correu-lhe mal, mas ela não é tão inocente como nos aparenta.

A Krone entendeu que a indicação como Mãe de outra quinta pela Isabella era “bom demais para o camião dela” e então preparou-se para o pior. Ela poderia ser enviada embora, afastada da quinta ou até mesmo morta como veio a ocorrer, mas não deixaria que a Mãe levasse “a sua” até ao fim. Acredito que ela seja a salvação dos miúdos desta situação (para além do Phil, claro!) por causa dos objetos que ela deixou numa das gavetas dos 3 principais: uma caneta e uma “caixa”. 

 

yakusoku no neverland episodio 8 krone material quarto

 

A caneta deixou-me especialmente intrigada, tanto que eu já estou a pensar que pode ser uma pen cheia de dados do mundo lá de fora e a caixa algo onde eles consigam ler esse dispositivo, que seja uma espécie de arma para conseguirem desativar o dispositivo ou algum tipo de droga… Estas são as minhas hipóteses, pois tem de haver um motivo para a Krone ter guardado a caneta que achou no chão (no centro de estágio) durante tanto tempo! O que vos passa pela cabeça? (SEM SPOILERS DO MANGA).

 

A Flor da Morte

A forma como a morte é “dada” neste episódio fez-me questionar se ela tem alguma função na preservação da carne. Como o anime nos mostrou, a flor/planta é branca e “murcha/morta” e assim que entra no corpo de alguém (presumo que funciona apenas em humanos?) transforma-se num belo ramo de flores vermelhas. O vermelho das flores fez-me pensar que poderia ser o sangue da Krone, pois uma vez que as flores desabrocharam ela virou um autêntico pedaço de carne pronto para um banquete de demónios.

 

yakusoku no neverland episodio 8 krone flor morte

 

Fui então pesquisar mais um pouco sobre abate de animais e o tratamento da carne (peço desculpa desde já pelo que vou citar de seguida) e descobri o seguinte:

A sangria (Figura 7) feita de forma correta deve remover 60% do sangue do animal e os 40% restante ficará retido em músculos e víceras. Uma sangria mal feita causa putrefação da carne.

in Agais.com

 

Será que esta flor tem a função da pendura e da sangria que existe na indústria do abate dos animais? Pois já reparámos que os demónios não querem comer humanos por comer, tem tudo a ver com a qualidade da carne, com a maciez da mesma e a sangria no momento da morte caso seja mal feita “causa putrefação da carne”, invalidando o produto (a pessoa).

 

yakusoku no neverland episodio 8 krone morte 1

 

Volto a frisar aquilo que falei na minha opinião ao episódio 1 de Yakusoku no Neverland: este anime pretende fazer um paralelismo com a sociedade humana criadora e consumista de carne animal. Para mim faz todo o sentido assim ser e tal como disse o meu colega redator João Simões: “temos que pesquisar, a mangaka deve ser super vegetariana”, o que seria um toque muito interessante!

 

A Avó e a Mãe

Foi engraçado descobrir que a Avó é literalmente uma avó (só que não fofa). Deu assim para entender que aquele mundo das quintas funciona por hierarquia de Criança -> Irmã -> Mãe -> Avó… e quem sabe mais.

 

yakusoku no neverland episodio 8 avo carayakusoku no neverland episodio 8 avo cara

 

Para além disso, o mundo também tem a sua base na meritocracia, uma vez que quem tiver mais mérito (for melhor na posição em que se encontra), pode subir pelo topo da pirâmide tendo em atenção a sua idade, já que (pelo que entendi) não se pode ser Mãe antes de ter x idade e se passar por um certo número de anos de treino. Igualmente para Avó, uma posição que deve ser almejada pela Mãe, a qual a atual Avó quer que a Isabella ocupe também.

 

O Phil…

Ahhh… O bendito Phil, again. Mais um episódio, novo destaque para o personagem em duas cenas. Primeiro, quando ele pergunta pela Krone e depois no final quando ele vê que a Emma está aleijada e olha para trás como se tivesse a pensar “Isto não era suposto ter corrido desta forma”.

 

yakusoku no neverland episodio 8 phil sino

 

Este moço não me engana mais. Ele vai ser a salvação do trio e de certeza que irá agir no próximo episódio!

Phil, mostra o que vales! Se fores um inútil com tempo de antena sem motivo, quem te come sou eu! (Ok, não ao canibalismo malta, esqueçam o que escrevi).

 

A direção da Morte da Krone

Estou neste momento a “bater palmas” com os pés, porque as minhas mãos estão ocupadas a escrever sobre o brilhantismo da direção nesta cena!

Adorei, adorei e adorei a forma como foi realizada toda a situação da Krone a ser morta por um demónio enquanto as crianças lá dentro devoravam a comida. Foi um excelente paralelismo entre o que ia acontecer à Krone e o que as crianças estavam a fazer. Para quem não tinha entendido logo à primeira, aquilo tirou as dúvidas de que a pobre Krone ia ser papinha de demónios.

 

yakusoku no neverland episodio 8 krone e demonio

yakusoku no neverland episodio 8 mesa criancas comida

yakusoku no neverland episodio 8 krone e demonio 2

Novamente a sombra das grades a mostrar a prisão em que a Krone se encontra. Magnífico!

yakusoku no neverland episodio 8 criancas comida

 

Fiquei a pensar para mim mesma se esta cena de as crianças estarem a comer (enquanto a Krone está a ser preparada para ser abatida), se não poderá estar a dar uma dica super macabra de as crianças também estarem a comer humanos? Vejamos, se a melhor comida é a de crianças até um máximo de 12 anos, então significa que a comida dos seres humanos mais velhos vale menos, logo se vale menos é menos importante e requisitada e se o é poderá servir para alimentar os humanos que estão na quinta… Se a comida vem de fora, não se sabe o que eles estão a comer sequer.

Isto sou eu que quero enfiar canibalismo à força toda na história, mas até seria uma situação interessante de ver!

 

A Banda Sonora no Episódio 8

yakusoku no neverland episodio 8 quinta comida

 

A banda sonora tem-me feito um pouco de impressão no decorrer do episódios, mas acho que este foi aquele que mais me chamou à atenção.

Acho que tem havido um problema na aplicação da trilha sonora entre as cenas, ou seja, quando se faz um corte de uma cena para a outra. Para além de criar distração e confusão, não faz sentido estarmos numa situação em que apenas se ouve o vento e os passos para outra cena em que de repente temos uma trilha a bombar no fundo, tal como o pessoal que gosta de ouvir música no carro de janela aberta.

Deveria existir uma maior harmonia entre as cenas e haver um som de fundo que fizesse a ligação de uma “música” para a outra. Neste episódio isto aconteceu vezes demais e apesar de certos sons serem bem aplicados à cena em si, a transição foi bastante pobrezinha, acabando por chamar à atenção para aquilo que estávamos a ouvir em vez da história.

 

Pensamentos Finais:

  • Só eu morri a rir em como os demónios parecem aqueles gajos cheios de bomba na veia?!

yakusoku no neverland episodio 8 demonios 1yakusoku no neverland episodio 8 demonios 1

 

  • Achei interessante a comparação que eles fizeram nestas duas cenas. Numa a Avó fez o tal gesto com a mão e a Isabella desistiu de fugir. Na outra, a Mãe fez o mesmo gesto à Emma e ao Norman mas eles não se deixaram levar.

Yakusoku no neverland episodio 8 pensamento final mae e avo

 

  • Quando descobres que foste traído pela 5ª vez…

yakusoku no neverland episodio 8 pensamento final norman

 

Estou bastante curiosa para ver como o próximo episódio vai correr. Quero saber o que vai acontecer ou o que eles irão fazer para conseguirem impedir o envio do Norman, pelo menos, no dia seguinte.

 

E vocês, o que acharam do episódio 8 de Yakusoku no Neverland?

 

Podem ler a opinião ao episódio anterior aqui: Yakusoku no Neverland – Episódio 7

 

Comentários via Facebook
2 comentários

Também deverás gostar de

2 comentários

LEANDRO SANTOS 8 Março, 2019 - 19:26

como não comentei o episódio anteriro, comento este, por isso vou-me esticar um bocado 😀

gostei do episódio, talvez até muito, mas foi muito acelerado, podiam ter contido mais info, dar mais alguma no próximo episódio, ou ter dado no anterior…

A mae foi a estrela do episódio e o anime só teve a ganhar com isso, trouxe emoção e desenvolvimento da história e personagem, e mostrou o quao inteligente ela é, e claro, má como as cobras.

A sua inteligencia é bem maior do que o esperado, mas isso talvez se deva aos vários anos a tomar conta de crianças a a antecipar todos os cenários..a sua ligação à avó é que era inesperada e aí ela tem uma grande aliada.
A morte da Krone e o afastamento do Ray elimina quase por completo as ameaças ao mesmo tempo que deixa uma claro aviso.
O partir da perna foi algo inesperado e caíu como um murro no estomago.. e agora, que segue?
Mas estou como tu, quero vê-la mais psycho.

A Krone teve uam boa morte, com drama, mas não partiu sem deixar uma bomba, o seu problema foi pensar que era mais inteligente do que todos e de presumir que se iria safar de quase tudo.
O passado dela foi bem explorado e mostrou o processo de evolução das hierarquias. A boneca finalmente teve o seu proposito.

Eu quero saber o que são os obejctos que ela deixou, e já 😀
isso e o bilhete lá de fora vao ser essenciais para a fuga..

a flor da morte e a preservação da carne foram muito interessantes . Só queria era ter visto mais do demonio.

Não sei sobre a critica à sociedade, mas o facto das crianças comerem que não serve é um boa ideia. Fica ainda por explicar sobre o mundo lá fora. Qual é o pepel dos humanos na sociedade? O porque de isto estar a acontecer, etc.

Porque razao a avó quer que a Isabela ocupe o seu lugar?

A partir de agora tenho a certeza que o Phil é mais do que aparenta.. ou então estão a brincar connosco.
As analogias neste episódio foram muito interessantes, e ver a morte de alguém enquanto outro tem uma refeição é delicioso.

Responder
Usagi Wright 10 Março, 2019 - 2:09

Olá Leandro, quem é vivo sempre aparece 😀

Todas as tuas questões continuam no ar mesmo depois de ver e analisar o episódio 9. Acho que vais ter mais um murro no estômago neste novo ep…
Como não te quero dar spoilers, fico à espera que vejas e leias a minha opinião ao ep 9 para podermos falar melhor!

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.