Esta é a semana, em já algum tempo, que temos mais que apenas uma longa-metragem a estrear nos cinemas japoneses. Lentamente os negócios estão a regressar à sua normalidade, pelo que daqui para a frente esperemos ter mais estreias para divulgar com vocês.
Uma vez que já temos mais filmes neste artigo iremos também voltar ao formato antigo já característico. Aqui ficam, assim, todas as longas e curtas-metragens que foram lançadas nas primeira semana do mês de junho de 2020. Alguma correcção deixem nos comentários!
Este artigo foi actualizado no dia 8 de junho de 2020, uma vez que foram lançados novos filmes nesta semana decorrente da abertura dos cinemas e do fim do Estado de Emergência no Japão.
Estreias Cinema Japonês – Junho 2020 Semana 1
タゴール・ソングス「Tago-ru Songusu 」
Nome em Inglês: Tagore Songs
Duração: 105 minutos
Diretor: Mika Sasaki
Escritor: —
Elenco: —
Data de Estreia: 01 – Junho – 2020
Rebindranath Tagore (1861-1941) foi um poeta e músico da Índia que criou mais de 2000 poemas e músicas que moldaram a cultura bengali. Em 1913 tornou-se no primeiro não-europeu a ganhar o Prémio Nobel de Literatura, fazendo também campanha contra o domínio imperial britânico. Apesar das suas canções e poemas terem sido criados há quase um século, os mesmos ainda são relevantes e impactam a vida das pessoas hoje em dia.
Mika Sasaki e a sua equipa viajaram para a Índia, Bangladesh e Tóquio e entrevistaram pessoas de diferentes camadas da sociedade para aprenderem o que as músicas significam.
– Ver Trailer –
花のあとさき ムツばあさんの歩いた道「Hana no atosaki Mutsubaasa no Aruita Michi」
Nome em Inglês: After the Flowers: The Way You Walked by Mutsu-san
Duração: 12 minutos
Diretor: Michiharu Momozaki
Escritor: —
Elenco: —
Data de Estreia: 01 – Junho – 2020
A NHK tinha uma série de documentários ambientada em Chichibu (Saitama), que segue um casal que planta flores nos terraços encontrados ao redor de uma pequena vila nas montanhas. Foi intitulada de “Chichibu Yamanaka Hana no Saki” e lançada em 2002. Mutsu Kobayashi é a esposa e continua a cuidar dos campos com o marido Koichi, apesar de cada vez menos pessoas morarem na vila a cada ano que passa. As flores continuam a desabrochar, mas o casal enfrentará um evento difícil conforme descrito neste documentário.
– Ver Trailer –
島にて「Shima nite」
Nome em Inglês: On the Island
Duração: 99 minutos
Diretor: Koichi Omiya, Kei Tanaka
Escritor: —
Elenco: —
Data de Estreia: 01 – Junho – 2020
Este é um documentário sobre pessoas que vivem na remota ilha de Tobishima, na província de Yamagata. Está localizada a 75 minutos do porto de Sakata, na província de Yamagata, tendo sido designada como parque nacional.
Era uma vez uma cidade próspera devido à sua localização no lado do Mar do Japão, com muitos ilhéus a ganhar a vida com a pesca e a agricultura, mas, devido ao despovoamento e ao envelhecimento da população, existem agora cerca de 140 pessoas a viver na ilha. O documentário questiona sobre o que é preciso para viver ali e segue as histórias de várias pessoas, desde o último aluno do ensino secundário, um casal de idosos que nasceu no local, até a pessoas que se estabeleceram na mesma depois de morarem no continente.
– Ver Trailer –
許された子どもたち「Yurusa reta kodomotachi」
Nome em Inglês: Forgiven Children
Duração: 131 minutos
Diretor: Eisuke Naito
Escritor: Eisuke Naito, Tetsuo Yamagata (guião)
Elenco: Yu Uemura, Yoshi Kuroiwa, Shosei Abe, Akana Ikeda, Kota Oshima, Go Jibiki
Data de Estreia: 01 – Junho – 2020
Kira Ichikawa (Yu Uemura) é o líder de um grupo de delinquentes do ensino secundário que leva demasiado longe o bullying ao colega de turma, Isuki Kuramochi (Abe Shosei). Quando este morre, parece que Kira e o seu gangue sofrerão punição legal, no entanto a sua mãe Mari (Yoshi Kuroi) consegue com que o filho não sofra qualquer retaliação. Contudo, mas coisas não ficam por aqui.
– Ver Trailer –
燕Yan「Tsubame Yan」
Nome em Inglês: Yan
Duração: 86 minutos
Diretor: Keisuke Imamura
Escritor: Noriko Washizu (guião)
Elenco: Long Mizuma, Takashi Yamanaka, Yo Hitoto, Ryushin Tei, Mitsuru Hirata, Yoji Tanaka, Satomi Nagano
Data de Estreia: 05 – Junho – 2020
Tsubame Hayakawa, 28 anos (Long Mizuma), aparentemente conseguiu tudo: tem o emprego dos sonhos numa empresa de arquitetura, um relacionamento e mora confortavelmente em Tóquio. No entanto, por dentro, possui um histórico de insegurança revelado quando o pai pede-lhe que entregue em mão um documento para o irmão mais velho Ryushin (Takashi Yamanaka) em Taiwan. Porém, Tsubame está relutante. Faz 23 anos que eles se viram pela última vez depois que a sua mãe, Toshie (Hitoto Yo) desapareceu com o irmão mais velha e deixou o protagonista para trás. Ele nunca os perdoou por os deixarem mas o pedido do pai é imperativo e, por isso, ele relutantemente aceita a tarefa e viaja para Taiwan à procura de Ryushin.
– Ver Trailer –
映画「犬鳴村」恐怖回避ばーじょん 劇場版「Eiga “Inukai Mura” kyōfu kaihi bajyon gekijouban」
Nome em Inglês: “Howling Village” Fear Avoidance Version
Duração: 110 minutos
Diretor: Takashi Shimizu
Escritor: Takashi Shimizu, Daisuke Hosaka (guião)
Elenco: Ayaka Miyoshi, Ryota Bando, Renji Ishibashi, Reiko Takashima, Masanobu Takashima
Data de Estreia: 06 – Junho – 2020
Este é um re-lançamento do filme que esteve nos cinemas em fevereiro deste ano.
Inunaki Village é um lugar assombrado. Um psicólogo clínico chamado Kanae (Ayaka Miyoshi) é atraído para lá quando o seu irmão mais velho Yuma e a namorada Akina desaparecem.
– Ver Trailer –
ドロステのはてで僕ら「Droste no hate de bokura」
Nome em Inglês: We Are at the End of the Droste
Duração: 70 minutos
Diretor: Junta Yamaguchi
Escritor: Makoto Ueda (guião/ criador original)
Elenco: Kazunari Tosa, Aki Asakura, Riko Fujitani, Gota Ishida, Masashi Suwa
Data de Estreia: 06 – Junho – 2020
A primeira longa-metragem original de algumas das pessoas por trás do Summertime Machine Blues. O filme é uma comédia de viagem no tempo, ambientada num prédio com vários inquilinos, onde um homem chamado Kato descobre-se a conversar consigo mesmo de dois minutos no futuro. Ele salta para o primeiro andar, onde existe um café e descobre que a sua TV é uma “Time TV”. Logo, os amigos e colegas inquilinos se envolvem também.
– Ver Trailer –
三大怪獣グルメ「San dai kaiju gurume」
Nome em Inglês: Monster Seafood Wars
Duração: 84 minutos
Diretor: Minoru Kawasaki
Escritor: Masakazu Migita, Minoru Kawasaki (guião), Minoru Kawasaki (trabalho original)
Elenco: Keisuke Ueda, Yoshida Ayano Christie, Yuya Asato, Ryo Kinomoto
Data de Estreia: 06 – Junho – 2020
Um kaiju eiga onde um monstro gigante é comido como uma tigela de frutos do mar no estádio nacional de Tóquio; a cidade vÊ-se sob ataque de uma lula, polvo e caranguejo gigantes. Um especialista em química desonrado que trabalha no restaurante de sushi da família é contratado por uma equipa que investiga os monstros, já que possui a fórmula para tornar as coisas muito grandes. Naturalmente grandes batalhas ocorrem.
– Ver Trailer –
地元ピース! 幻想ドライビング「Jimoto Pi-su! Gensou Doraibingu」
Nome em Inglês: Local Peace! Illusion Driving
Duração: 84 minutos
Diretor: Akiyoshi Koba
Escritor: Akiyoshi Koba (guião), Minoru Kawasaki (novel original)
Elenco: Yo Hasegawa, Taichi Fujii, Daisuke Kobayashi, Shoco, Mai Moritomo
Data de Estreia: 06 – Junho – 2020
Um filme omnibus dirigido por Akiyoshi Koba (Nunchaku e Soul) que foi realizado com a ajuda de um crowdfunding. Foi filmado nas prefeituras de Tochigi, Miyagi e Gifu.
– Ver Trailer –
リバー「Riba-」
Nome em Inglês: River
Duração: 57 minutos
Diretor: Allen Ai
Escritor: Allen Ai (guião)
Elenco: Michael Fanconi, Allen Ai, Motoki Kobayashi, Takeshi Masago, Otogi, Hiroyuki Watanabe
Data de Estreia: 06 – Junho – 2020
A actriz Allen Ai, uma das estrelas do Crying Free Sex, une-se à sua co-estrela neste filme, Michael Fanconi, onde dirige uma história do amor proibido do seu personagem enquanto se envolve com o guarda-costas contratado para proteger a sua família.
– Ver Trailer –
Estas foram as estreias de cinema japonês da semana 1 de junho de 2020 no Japão. Cá nos encontramos novamente na próxima semana e, esperamos, com novos e mais filmes. Podem ver as estreias do mês de maio (semana 4), clicando AQUI.
– Artigo Relacionado –