É com bastante tristeza que vos informo o fim dos célebres Estúdios Ghibli (Studio Ghibli). Toshio Suzuki anunciou recentemente à televisão japonesa que teriam que fechar as portas dos estúdios.
Os estúdios encerram, ou seja, deixarão de ser produzidas quaisquer tipo de animações, ficando apenas de pé a empresa que gere a parte dos produtos e da marca “Ghibli” em si. A saída do Mestre Hayao Miyazaki trouxe algumas consequências negativas a vários níveis, o que por sua vez se apresenta como uma das inevitáveis razões para o término das produções da Ghibli.
Estúdios Ghibli vão fechar portas!
São várias as fontes de tradução que nos entregam esta notícia e, adicionando o facto de ser algo muito recente, as informações são ainda pouco concretas e abstractas. Deste modo, apesar desta ser a informação mais recorrente, não é única.
Muitas são as fontes que afirmam que isto não é o fim, mas sim uma redução no staff e nas equipas de trabalho. Isto é, irão manter um pequena equipa dedicada para os possíveis projetos de Miyazaki. Irão também manter o departamento “Momonoma”, que é a equipa responsável pela produção de pequenos vídeos comerciais e clips musicais.
Uma coisa é certa, para o bem ou para o mal ainda existe pelo menos uma obra a ser vista! O último filme dos Estúdios Ghibli já se encontra em exibição: “When Marnie Was There”, com possível chegada ao ocidente em 2015.
Relembro que todas as informações são ainda pouco claras e por confirmar. Assim sendo, isto será uma matéria em constante mudança.