EXID – EP “WE” Análise K-Pop

por Baltas
EXID - EP "WE" Análise K-Pop

Chegamos à altura de mais uma análise de álbuns de K-pop! Como já explicado no artigo anterior, esta análise é feita aos olhos de um ouvinte e apreciador de K-Pop. Não sou músico nem tenho qualquer formação em música.

Nesta análise irei dar a minha opinião quanto às várias músicas presentes neste EP e, caso haja, do MV da música. Após a análise individual a cada música, será feita uma geral do mesmo.

Neste artigo, o EP selecionado é o “WE” das EXID.

 

EXID – EP “WE” Análise K-Pop

 

EXID - EP "WE" Análise K-Pop

 

01. Me & You

 

A primeira coisa que me chamou à atenção foi o facto de estarem todas vestidas de noivas. Gosto das partes do vídeo que estão a preto e branco, penso que fica bem a nível visual. A transição para roupa mais colorida e que brilha em lugares menos iluminados é bastante interessante, não estava mesmo à espera dessa mudança que é algo radical, quando comparada com a outra vestimenta.

Este vídeo não mostra muita coreografia exceto em pequenos excertos e na parte do refrão mas pelo que mostra, principalmente no refrão achei uma coreografia bastante divertida! Não sou pro em dança (longe disso) mas penso que a parte do refrão será “simples o suficiente” para quem quiser, seguir!

O som é algo diferente ao que as EXID costumam apresentar, mas a parte mais interessante é no refrão, pois fiquei muito confuso sobre se gosto ou não e qual o estilo que as EXID estão a optar nesta música.

Quanto à letra, ao que me parece, esta música trata-se de uma separação que correu mal na qual as raparigas não querem saber mais da outra pessoa, elas pensam que a relação nunca iria funcionar uma vez que são dois completos opostos. Elas estão fartas da outra pessoa e querem que essa pessoa as deixe em paz.

 

02. We Are..

 

A começar pela letra, logo a primeira linha da Hani deu-me a entender que esta música seria sobre uma pessoa que as raparigas encontraram, que se destaca do resto, que é única e as deixa completamente hipnotizadas. Aquela pessoa que as faz rir. Uma pessoa que não é igual ao resto, que se tornou especial para elas.

Adoro o som desta música. Penso que as EXID têm um certo jeito para fazer músicas mais calmas com aquele som agradável, para quem goste de relaxar e se divertir sem se cansar muito. Por exemplo, músicas de lounge, talvez até músicas de sunset. A batida desta música transmite-me muito isso, uma calma, uma sensação de relaxamento, esquecer tudo de mau que está a acontecer.

A voz feita alterada em computador que passava várias vezes como plano de fundo e passa para o plano principal no refrão é absolutamente fantástica. Ora aqui está um bom uso de vozes alteradas em computador.

 

03. 아끼지마 (The Vibe)

 

Mais uma música ao estilo da anterior. Com isto refiro-me ao estilo de faixa lounge, talvez música de sunset. Acho mesmo que as vozes das 5 combinam extremamente bem com este tipo de música.

Pelo que percebi da letra, retrata uma relação tóxica em que uma das pessoas mostra uma mistura de sentimentos, não é clara e, como resultado disso, a outra fica confusa sobre qual o objetivo de toda esta incerteza. Essa pessoa confusa quer que haja um amor demonstrado que muitas vezes não acontece.

 

04. 어떻게지내 (How You Doin’)

 

Aqui já se nota uma mexida no estilo da música. Já se trata de uma faixa mais agitada, uma batida mais acelerada e animada. Adoro a batida desta música.

Penso que a letra demonstra saudade, um amor que esteve adormecido que parece reacender. As raparigas parecem curiosas sobre como a outra pessoa tem estado, o que tem feito da vida, querem saber mais sobre essa pessoa e aproximarem-se dessa pessoa.

 

05. 나의밤 (Midnight)

 

Nesta música, as membros parece que querem marcar um encontro com aquela pessoa especial, querem passar tempo com ela, não importa onde, desde que estejam acompanhadas por essa pessoa. À medida que a noite se aproxima e se vai aprofundando, elas sentem-se confortáveis, não têm medo da noite solitária, visto que estão bem acompanhadas.

O estilo desta música assemelha-se um pouco à 아끼지마 (The Vibe) no que toca ao ritmo. Com isto quero dizer que não se trata de uma música muito acelerada, mas mantém um ritmo agradável. O que já noto de diferente é que apesar do ritmo ser algo semelhante à faixa já mencionada, este tipo de batida é algo mais alegre, transmite um pouco mais de felicidade, aquele algo que nos aquece por dentro ao ouvi-la.

 

06. Lady – Urban Mix

 

Não há muito a dizer quanto a esta música. Trata-se de um remix da Lady que foi um single lançado pelas EXID, em 2018.

Não tenho a certeza se gosto deste remix, o som do que parece uma trompete não me agrada muito.

No entanto fico contente por o incluírem, pois puderam incluir a Solji que na altura do lançamento da música original, no ano passado, não estava com o grupo devido a problemas de saúde (que parece estar tudo resolvido agora).

 

O EP a Nível Geral – Conclusão

É triste pensar que este, possivelmente, será o último álbum/EP das EXID enquanto quinteto. Pode ser que o tempo prove que estou errado e surjam novas músicas destes cinco talentos juntos, novamente.

Gostei deste EP, mostrou, ao mesmo tempo, uma boa consistência no que toca a estilo de música e alguma diversidade nos ritmos e até um pouco nos estilos.

Penso que este álbum é indicado para os fãs que gostem de músicas mais relaxantes (tirando a faixa principal). Digo isto pois verifica-se esse mesmo estilo durante o EP. Não existem ritmos muito acelerados.

 

As minhas músicas favoritas?

  • We Are..
  • 나의밤 (Midnight)
  • 어떻게지내 (How You Doin’)

 

E vocês, o que acharam deste EP? Quais foram as vossas músicas preferidas? Comentem abaixo!

 

>> Para mais notícias e artigos sobre K-pop, clica AQUI

 


Artigos relacionados

EXID Falam da sua Forte Amizade e Mais

EXID falam sobre o seu Futuro e Nova Música “Me&You”

EXID prometem Apoiar-se Mutuamente no Celeb.TV


 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.