Faleceu Jiro Taniguchi – Aclamado Criador Manga

por Pedro Costa
Faleceu Jiro Taniguchi - Aclamado Criador Manga

Jiro Taniguchi, o criador de obras manga como The Times of BotchanKodoku no Gourmet, faleceu este sábado. Tinha 69 anos. A sua família está a planear um serviço fúnebre privado.

 

Faleceu Jiro Taniguchi – Aclamado Criador Manga:

Faleceu Jiro Taniguchi - Aclamado Criador Manga

 

Taniguchi nasceu em Tottori City, no ocidente Japonês, em 1947. Depois de trabalhar num retalhista de roupa ocidente em Kyoto, mudou-se para Tokyo para perseguir as suas aspirações de ser tornar um criador manga.

Com 24 anos de idade, ele fez a sua estreia com o manga Kareta Heya, e desenvolveu o seu “estilo de marca” de arte em linha fina e sombrear sem tinta. Publicou muitas obras para leitores crescidos, retratando o dia-a-dia de gente comum.

 

Faleceu Jiro Taniguchi - Aclamado Criador Manga

 

A obra The Times of Botchan, da autoria de Taniguchi-sensei e do escritor Natsuo Sekikawa, que conta, ficticiamente, a vida de Soseki Natsume (autor na vida-real de Botchan, em 1906), arrecadou o Excellence Award (dos Japan Cartoonists Association Awards), e a honra maior dos Tezuka Osamu Cultural Prizes.

 

The Times of Botchan

The Times of Botchan

 

Taniguchi-sensei e o criador de histórias Masayuki Kusumi publicaram, ainda, Kodoku no Gourmet, um manga sobre um vendedor solitário chamado Gorō Inagashira, à medida que este viaja por todo o Japão e experimenta a cozinha local que se encontra a cada esquina. A obra inspirou uma popular série televisiva live-action, que revelou no mês passado a sua sexta temporada.

 

Kodoku no Gourmet

Kodoku no Gourmet

 

Além-mar, as obras de Taniguchi-sensei receberam uma nomeação, em 2010, para o Ignatz Award, e várias nomeações entre 2007 e 2010, para o Eisner Award.

O próprio mestre foi “ordenado cavaleiro”, em França, como um chevalier na Ordre des Arts et des Lettres, em 2011. Os admiradores de Taniguchi-sensei incluem o aclamado realizador Guillermo del Toro. O mestre colaborou, ainda, com outro galardoado artista, Moebius, no manga Icaro (Icare).

 

Icaro - Escrito por Moebius e Ilustrado por Jiro Taniguchi

Icaro – Escrito por Moebius e Ilustrado por Jiro Taniguchi

 

Obras manga de Jiro Taniguchi, com edições extra-nipónicas, incluem: Guardians of the Louvre (Les Gardiens du Louvre), The Summit of the Gods (que inspirou um filme live-action Japonês e um planeado filme CG Francês), A Distant Neighborhood (adaptado num filme live-action Europeu), The Walking Man, A Zoo in Winter, The Ice Wanderer, The Quest for the Missing Girl, Samurai Legend, Hotel Harbour View, e Benkei in New York.

 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.