Faleceu Nobuhiko Obayashi – Aclamado Cineasta

por Pedro Costa
Faleceu Nobuhiko Obayashi - Aclamado Cineasta

É com pesar que noticiamos o falecimento do cineasta japonês Nobuhiko Obayashi, esta sexta-feira (10 de abril de 2020), devido a cancro do pulmão. Tinha 82 anos.

Obayashi-sensei recebeu o diagnóstico de cancro do pulmão de estadio IV em agosto de 2016, tendo-lhe sido dados três meses de vida.

Porém, o realizador apelidado de “mágico cinemático” viveu quase mais quatro anos e, ao que parece, disse no Tokyo International Film Festival em novembro de 2019, “Quero fazer filmes por mais 3000 anos”.

 

Faleceu Nobuhiko Obayashi – Aclamado Cineasta:

Faleceu Nobuhiko Obayashi - Aclamado Cineasta

 

O mestre nativo de Hiroshima começou a sua carreira de 60 anos com a realização de anúncios, incluindo uma campanha da marca de cuidados masculinos Mandom, que contou com a presença de Charles Bronson.

 

Obayashi-sensei fez a sua estreia na realização de longas-metragens com House, em 1977. Os seus trabalhos mais conhecidos incluem Tenkousei (Exchange Students) de 1982,Lonely Heart de 1985. O mestre dirigiu também: a adaptação live-action de The Drifting Classroom, manga de Kazuo Umezu; o filme anime Shōnen Keniya de 1984; e a adaptação em filme live-action de The Girl Who Leapt Through Time, novel de Yasutaka Tsutsui (o mesmo que Mamoru Hosoda adaptou em filme anime em 2006)

O cineasta tem um novo filme, intitulado Labyrinth of Cinema, o qual estava agendado para estrear a 10 de abril, mas foi adiado devido ao COVID-19.

 

 

O governo japonês anunciou Nobuhiko Obayashi enquanto o destinatário da honra Pessoa de Mérito Cultural, em outubro de 2019. Obayashi-sensei recebeu também as honras, Medalha com Fita Púrpura e a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Rosettere, do governo japonês em 2004 e 2009, respectivamente.

 


É com tristeza que noticiamos este óbito e oferecemos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Nobuhiko Obayashi. A sua “magia cinematográfica” vai imortalizá-lo no mundo do cinema e no coração de todos os fãs da arte.

 

Fonte: Anime News Network
Fonte da imagem de destaque: Wulizixun

 

0 comentário


Também deverás gostar de