O realizador e ator, Seijun Suzuki, faleceu no passado dia 13 de fevereiro, num hospital em Tokyo, devido a uma doença pulmonar obstrutiva crónica. Tinha 93 anos.
Faleceu Seijun Suzuki – Realizador e Ator:
Suzuki-sensei nasceu em Tokyo, em 1923. Juntou-se ao Nikkatsu Studio em 1954, como realizador assistente, e estreou-se como realizador principal em 1956, com o seu filme Victory Is Mine.
O seu extenso trabalho em filme, levou-o a cultivar um sentido surreal e único de estética e estilo, o que levou a que os seus filmes desfrutassem de popularidade como obras de culto. Contudo, isto não cativou o Nikkatsu Studio, resultando na sua dispensa após o seu filme Branded to Kill (1967), e um hiato de 10 anos da produção filmográfica.
Quando regressou, realizou filmes como A Tale of Sorrow and Sadness e Zigeunerweisen, sendo que o último recebeu uma Menção Honrosa no Berlin International Film Festival.
Suzuki-sensei está creditado como realizador chefe ou supervisor das séries anime Lupin III: Part II e Lupin III: Part III, escrevendo, ainda, o 13º episódio da Part III. Adicionalmente, o mestre realizou o filme anime de 1985, Lupin III: The Legend of the Gold of Babylon.
Figuras da indústria filmográfica Japonesa, como a actriz Naoko Otani (Zigeunerweisen), actor Hideki Takahashi (Fighting Elegy), e Tetsuya Watari (Tokyo Drifter), expressaram as suas condolências.
Fonte: Anime News Network