Faleceu Yasuo Otsuka – Aclamado Animador

por Pedro Costa
Faleceu Yasuo Otsuka - Aclamado Animador

Na passada segunda-feira (15 de março de 2021) no 2021 Tokyo Anime Award Festival, o produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, revelou que o aclamado animador Yasuo Otsuka havia falecido nesse mesmo dia. Tinha 89 anos.

 

Faleceu Yasuo Otsuka – Aclamado Animador:

Faleceu Yasuo Otsuka - Aclamado Animador

Faleceu Yasuo Otsuka – Aclamado Animador

Otsuka nasceu a 11 de julho de 1931, na Prefeitura de Shimane.

Em 1956, juntou-se ao Toei Dōga (agora conhecido enquanto Toei Animation) e trabalhou nos anime The White Snake e The Little Prince and the Eight-Headed Dragon.

Adicionalmente, serviu enquanto director de animação no clássico filme anime Horus – Prince of the Sun, do lendário Isao Takahata (realizador e co-fundador do Studio Ghibli). Os críticos elogiaram a sua animação fluida e viva nestes e noutras títulos aclamados.

Posteriormente, Otsuka transferiu-se para o estúdio A Production (agora conhecido enquanto Shin-Ei Animation) e, eventualmente, para o Telecom Animation Film. Ele foi o director de animação e designer de personagens para a primeira série anime de Lupin III a qual definiu os alicerces para a icónica franquia. Trabalhou, ainda, com o seu uma vez protégé e amigo próximo Hayao Miyazaki, enquanto director de animação para Future Boy Conan, Lupin III: The Castle of Cagliostro (no qual foi também designer de personagens), e outros celebrados projectos.

Nos seus últimos anos, Otsuka ajudou a fomentar futuras gerações de animadores enquanto instrutor na Yoyogi Animation Academy em Tokyo. Em 2019, recebeu um Prémio Especial pela Associação nos 42.º Japan Academy Prizes.

 

Faleceu Yasuo Otsuka - Aclamado Animador

 


É com tristeza que noticiamos este óbito e oferecemos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Yasuo Otsuka. O grande mestre deixou decididamente a sua marca no mundo anime, quer através dos seus designs, quer através de todos os animadores que inspirou ou instruiu. Seguramente, jamais será esquecido. Que descanse em paz! 🙁

 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.