Famalicão Extreme Gaming 2019 – Reportagem

por Xpop
Famalicão Extreme Gaming 2019 – Reportagem

O calendário de eventos de 2019 está prestes a acabar e para fechar neste mês de dezembro tivemos mais uma edição do Famalicão Extreme Gaming, no Lago Discount em Vila Nova de Famalicão, nos dias de 6 a 8 de dezembro.

Esta edição esteve repleta de diversas atividades, convívio, competição e a estreia da nova área cultura pop com atividades bastante especiais.

 

Famalicão Extreme Gaming 2019 – Reportagem

Espaço

Um dos problemas que parecia perseguir o Famalicão Extreme Gaming durante as edições anteriores era a gestão do espaço, mas este ano tivemos um contraste interessante entre os dois armazéns que estavam a ser utilizados para o evento.

Tivemos um armazém que foi maioritariamente dedicado à FPF eSPORTS com um espaço semelhante a um estádio e um campo de VOLTA coberto de LEDs. Sem sombra de dúvidas, um espaço impressionante para os visitantes darem uma vista de olhos, mas essa aposta forte fez com que algumas das entidades presentes nesse armazém ficassem escondidas ao público como a área Lego e as atividades desportivas.

 

Famalicão Extreme Gaming 2019 – Reportagem - Estádio de Volta

 

O armazém principal, por outro lado, tinha um espaço mais aberto e parecia estar mais bem distribuído com o palco de CS:GO, a área de restauração, a banca dos artistas e a exposição das várias lojas a vender todo o tipo de artigos relacionados com o gaming e a cultura pop.

 

Famalicão Extreme Gaming 2019 – Reportagem - CS:GO Torneio

 

Ambos os armazéns tiveram os seus prós e contras, mas tendo em conta as entidades presentes e a aposta feita por cada uma, a organização do espaço foi muito bem realizada dando o devido destaque a cada entidade presente.

 

Atividades

Uma das partes essenciais de um evento de jogos é o Esports e esta edição teve um grande investimento por parte da organização que contou com o Christmas Challenge, PES Challenge e da estreia do VOLTA Challenge, por parte da FPF eSPORTS; bem como os torneios Fortnite FEG Cup, TFT FEG Cup, CSGO for Beginners e o Worten Game Ring Master Cup Portugal II.

O Famalicão Extreme Gaming também contou com uma forte aposta nos influenciadores portugueses. Tivemos a presença de personalidades como Ric Fazeres, Tiagovski, Shikai e o youtuber famalicense Judgail, que forneceram uma experiência única a muitos dos visitantes que estiveram presentes no evento.

 

Meeting YouTubers Famalicão Extreme Gaming com RicFazeres

 

O evento também tinha à disposição vários espaços com jogos para os visitantes experimentarem, mas infelizmente é aqui que temos a maior falha do evento. Para quem não é muito fã de Esports e que vai para um evento de jogos para jogar, existia muita falta de entretenimento pois muitos dos jogos que estavam em exposição eram para PC e formavam grandes filas de espera e os jogos das consolas não eram muito inspiradores.

 

Pessoal a jogar PlayStation em Evento português

 

Ainda assim, tivemos outras alternativas para experimentar no evento como o Champimóvel, uma experiência interativa através do corpo humano, e a presença do Exército Português que deram a possibilidade aos visitantes de praticar escalada.

 

Cultura Pop

Com a cultura pop a crescer cada vez mais, a organização criou pela primeira vez no evento um concurso de Cosplay, um espaço dedicado aos amantes de anime, manga, séries, videojogos e cultura pop no geral e uma área de artistas.

 

Cosplayers pronto para participar no concurso em Portugal

 

A adesão a este novo espaço teve receções mistas, porque enquanto que alguns dos visitantes decidiram aventurar-se e apareceram no evento de cosplay, outros ficaram com algum receio do que se estava a passar por ser algo que nunca tinham visto.

 

Concurso Cosplay Famalicão apresentador Nelson "DavidJones" Sousa

 

O concurso de cosplay em contrapartida teve uma boa recessão por todos os visitantes e acabou por correr sem qualquer falhas. Se compararmos a outros eventos de maior escala, este ainda teve o bónus de ocorrer num palco de CS:GO o que significa que os cosplayers puderam fazer os seus skits usando material sonoro topo de gama.

 

Veredito Final

Desde o seu nascimento em 2017 que conseguimos ver o Famalicão Extreme Gaming a evoluir a passos largos para se tornar um evento maior, mas infelizmente continua a reter os mesmos problemas dos anos anteriores.

No fundo, o Famalicão Extreme Gaming foi um evento bastante agradável para passar uma boa tarde. Apesar das suas falhas, o Famalicão Extreme Gaming é um evento com potencial para mais e melhor e abre a porta para que mais eventos de videojogos ocorram na zona Norte do país.

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.