ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
ptAnime

Fan Art e os Direitos de Autor | Doujinshi

Nayuki por Nayuki
21/11/2015
em Anime, Em Destaque, Light Novels, Manga, Notícias, Novels, Principais Categorias, Visual Novels

Trans-Pacific Partnership, é um acordo de comércio livre que envolve as 12 nações da Ásia Oriental, Oceania e as Américas, e foi finalizado no dia 5 de outubro. Todavia, ainda restam vários problemas por resolver. Entre estes estão as leis de direitos de autor, que variam de país para país. No Japão, a transgressão de direitos de autor é considerado um shinkokuzai, que é um crime que só pode ser punido com o consentimento da vítima, mas provavelmente a TPP irá mudar isto.

É necessário que seja efetuada uma duplicação literal das obras em questão, para que seja punível mesmo sem o consentimento da vítima. Porém, “situações que não tivessem um impacto elevado no lucro da obra original” seriam isentas. Até agora não é claro se os dōjinshi se enquadram nesta categoria, mas as consequências de possivelmente (e não intencionalmente) banirem os dōjinshi foi algo sério o suficiente para causar alarme no Japão.

Como consequência o Ministério da Educação, da Cultura, do Desporto, da Ciência e da Tecnologia realizou uma reunião sobre direitos de autor no passado dia 4 de novembro, onde foi discutido se o novo acordo não poderá pôr em causa os trabalhos dos fãs, como por exemplo o género dōjinshi (publicações feita por fãs que coloca personagens já conhecidos em situações novas, sejam elas coerentes ou não com as suas histórias de origem.)

 

Fan Art e os Direitos de Autor – Doujinshi

Fan Art e os Direitos de Autor

 

JASRAC (Organização japonesa dos direitos de autores, compositores e editores) perguntou o que podia ser classificado como “escala comercial” e de que modo estas atividades influenciavam o lucro final da história original, sugerindo que as “vitimas” deveriam ser consultadas sobre de que modo os violadores da lei deveriam ser punidos.

A comissão de planeamento Comiket, avisou sobre as possíveis consequências da repressão dos dōjinshi, alegando que teria um efeito negativo no ecossistema criativo do Japão, e que reclassificar “fan works” como “não shinkokuzai” apenas traria desvantagens para os criadores originais.

ThinkTPPIP, um fórum sobre as regulações de propriedade intelectual da TPP, pediu que a mudança se limitasse a “duplicações da obra original, produzidas numa escala comercial, que teriam alto impacto nos lucros da mesma.” O artista de Manga, Ken Akamatsu, cuja voz já se ouviu em defesa de “fan works”, pediu que os investigadores consultassem os criadores originais antes de aplicarem uma punição de “infratores” de direitos de autor. Chegando à conclusão da reunião, o Professor Dohi disse que gostaria de se “mover na direção de não incluir “fan works” (como não shinkokuzai).” Outros membros da comissão não discordaram. Um deles estava cético que o tratado pudesse ser mudado para incorporar cláusulas, com fim a consultar os criadores originais se queriam ou não punir os infratores de direitos de autor, mas mostrou otimismo que o consentimento deles seria procurado antes de tomar medidas de acordo com a lei.
Apesar dos termos do TTP terem sido concluídos, os Governos Nacionais devem ainda retificar os seus próprios termos, adiando a data para a decisão final da legislação que entrará em vigor.

 

Fonte: Anime News Network

 

Tags: AnimeLight NovelMangaNotíciasVisual Novel
Nayuki

Nayuki

Não sou imparcial quando escrevo sobre Stray Kids.

Artigos Recomendados

Tóquio Zombie é a nova obra da Sendai Editora e da Chili com Carne destaque
Notícias

Tóquio Zombie é a nova obra da Sendai Editora e da Chili com Carne

por Cátia Coelho
02/10/2023
Ao no Exorcist Capítulo 145 ADIADO um mês
Notícias

Ao no Exorcist Capítulo 145 ADIADO um mês

por shikataganai
02/10/2023
Tate no Yuusha no Nariagari 3ª Temporada recebe Novo Trailer
Notícias

Tate no Yuusha no Nariagari 3ª Temporada recebe Novo Trailer

por shikataganai
02/10/2023
Attack on Titan The Final Season Parte 3 Revela novo Poster Shingeki no Kyojin The Final Season no Top Séries Anime do MyAnimeList
Notícias

Attack on Titan recebe novo Capítulo e Artbook

por João Simões
02/10/2023
Kusuriya no Hitorigoto anime recebe Trailer Principal
Notícias

Kusuriya no Hitorigoto anime recebe Trailer Principal

por shikataganai
02/10/2023
Próximo Artigo
Heavy Object

Heavy Object | Primeiras Impressões

Gintama entra no Arc Shogun Assassination

Gintama entra no Arc Shogun Assassination

Manga Bleach

Manga Bleach | Capítulo 651

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Segue-nos!

Usa o cupão ptanimemeshi no website da Prozis
Anúncio
Discord ptAnime

Recomendamos...

Jujutsu Kaisen - Como funciona o Domain Expansion de Kinji Hakari?
Jujutsu Kaisen

Jujutsu Kaisen – Como funciona o Domain Expansion de Kinji Hakari?

08/11/2022
Ragna Crimson estreará com Episódio de 1 Hora
Notícias

Ragna Crimson estreará com Episódio de 1 Hora

12/08/2023
Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação destaque
Curiosidades

Conhece o Hentai que surpreendeu com uma excelente animação

30/07/2023
As 10 Mulheres mais Atraentes de Anime segundo António Costa
Anime

As 10 Mulheres mais Atraentes de Anime segundo António Costa

08/10/2017

Últimas Análises

New Normal Suspense e Humor Cínico filme coreano

New Normal – Uma Reflexão Sombria Sobre a Sociedade Pós-Pandemia

The Childe Análise destaque

The Childe – Análise a uma corrida a alta velocidade, de muita ação e mistério

Terror na Montanha - Opinião

Terror na Montanha – Opinião Manga

27/09/2023
ptAnime

© 2023 ptAnime. Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

Não foram encontrados resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos

© 2023 ptAnime. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Iniciar Sessão

Esqueceste a tua password?

Recuperar password

Por favor, introduz o teu username ou email para recuperares a tua password

Iniciar Sessão

Adicionar nova playlist