The Sea at the End of the World
Depois de vermos a tão aguardada ação constantemente adiada durante as últimas semanas, neste episódio número 23 tal era impossível. Assim sendo, finalmente pudemos assistir aos tão aguardados confrontos entre Servants. Quanto aos Masters, desde já vos digo que só no próximo capítulo.
Galeria de Imagens: Fate Zero 2 – Episódio 23
As minhas previsões revelaram-se acertadas logo nas cenas que antecederam o opening habitual da série. Rider e Waver encontraram-se com Archer numa ponte, enquanto Berserker bem tentou um ataque surpresa a Saber, mas sem sucesso. Estes dois embates acabaram por preencher o episódio da melhor forma possível.
Começando pela batalha do Rei dos Heróis contra o Rei dos Conquistadores, esta iniciou-se com um brinde entre os dois, deixando-nos a nós e a Waver de certa forma surpreendidos. Mesmo não sendo a primeira vez que algo do género acontece.
No que diz respeito ao combate em si, Rider não hesitou em transportar Archer para dentro do seu Noble Phantasm, o Ionioi Hetairoi. Contudo, este ataque revelou-se insuficiente para o ataque especial de Archer, Enuma Elish. Rider e Waver até conseguiram resistir, mas o mesmo não se pode dizer da armada do Rei dos Conquistadores, que logo foi absorvida pelas catástrofes que o ataque de Archer causou no campo de batalha.
Apesar de não ter os seus homens a seu lado, o que o obrigou a regressar à dimensão habitual, Rider não se intimidou e lançou-se com todas as suas forças em direção ao atual Servant de Kirei. Antes disso, teve a sua última conversa com Waver, na qual, mais uma vez, ficou demonstrada a forte ligação entre estes dois. Nesse diálogo, Rider pede a Velvet que assista à 4ª Grande Guerra Santa até ao seu término, para depois espalhar o nome dele, Iskandar (Alexandre, o Grande), e os seus momentos gloriosos por aqueles que lhe são próximos.
Relativamente ao ataque final de Rider, este esteve a milímetros de atingir Archer, o que equivale a dizer que foi em vão. Na resposta, Gilgamesh não hesitou em perfurar o corpo do seu adversário que, a segundos de desaparecer, viu reforçada a honra e o respeito do Rei dos Heróis para com ele, pela via do diálogo. Quanto a Waver, este ainda trocou umas palavras com o assassino do seu Servant. Todavia, não sofreu qualquer ataque, uma vez que a coragem e lealdade deste Master para com Iskandar impressionaram Archer.
Olhando agora para o segundo combate do episódio, as armas de longa distância de pouco valeram a Berserker, que se viu obrigado a parar a espada invisível de Saber com as mãos. Se até esta parte a luta tinha andado apenas pelo campo da ação, a partir daqui acrescentou-se a vertente emocional.
Interrogado por Saber sobre a sua verdadeira identidade, Berserker assume uma forma mais humana, revelando ser Lancelot, um dos homens mais próximos do Rei Artur (herói representado por Saber) na altura em que os dois eram simples humanos. Perante tal acontecimento, Saber recorda as palavras de Rider num dos diálogos que os dois tiveram, e percebe que os seus ideais e a sua maneira de agir é que originaram aquele confronto. Teria ela sido uma verdadeira líder e as coisas teriam sido diferentes. Seja como for, o desfecho deste combate só acontecerá no próximo capítulo.
Dominado pelos dois combates previamente mencionados, houve ainda tempo neste episódio para um salto até ao local onde se encontra Kariya. Algures na residência da sua família, salvo erro, Kariya continua em sofrimento, o que no fundo é o que permite a Berserker ir lutando. O membro da família Matou depara-se então com Sakura, a jovem que ele tanto deseja salvar, com quem tem uma curta conversa. Durante a troca de palavras, fica claro de que o Master ainda continua iludido com a promessa que Kotomine lhe fez.
A reta final mostra Kirei e Kiritsugu a irem ao encontro um do outro, antevendo-se assim um embate entre Masters no próximo episódio, que deverá ser transmitido em paralelo com o desfecho do confronto entre Arturia Pendragon e Lancelot of the Lake. Temos, portanto, bons indicadores para o penúltimo capítulo de Fate Zero. Também outra coisa não seria de esperar. Estamos na reta final e há que aproveitar o melhor que a história tem para oferecer.
Uma palavrinha final para a qualidade visual das lutas que continua soberba e para Archer. Aliado ao antagonista deste anime, e mesmo com algumas atitudes maléficas, o Rei dos Heróis não pode ser considerado propriamente um vilão, pelo menos ao nível de muitos que já conhecemos. O diálogo que teve com mais alguns Servants ainda na primeira temporada de Fate Zero, o facto de ter poupado a vida a Waver, e a consideração e o respeito que tinha por Rider são a base desta minha opinião. O que vos parece?