A partir de sábado, dia 10 de outubro de 2020, o mais antigo festival de cinema ambiental do mundo, e o único do género em Portugal, irá dar início à sua 26ª edição em Seia. O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela decorrerá de 10 a 17 deste mês nas já conhecidas instalações da Casa Municipal da Cultura de Seia.
A 26ª edição conta com uma Seleção Oficial de 77 filmes e documentários, de mais de 25 países, exibidos em sala durante oito dias, além das diversas atividades paralelas, como conferências, concertos, workshops e exposições.
Para quem possui interesse no tema, mas não pode estar presente no local, existirão cinco Ecotalks, de uma hora cada, a serem transmitidas em directo via o Facebook do festival, sobre questões relacionadas com o cinema e o ambiente, com a presença de especialistas nos temas a abordar. As mesmas decorrerão sempre às 17h.
Na Competição Internacional Longas-Metragens será possível visualizar o documentário “A New Era” que versa sobre a realidade da população chinesa de Guanzhou. Saibam todas as informações abaixo.
Festival de Cinema em Seia – A New Era
Título: A New Era
Realizador: Boris Svartzman
Duração: 71 minutos
País: França
Festival: Competição Internacional Longas-Metragens | Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia | 16 de outubro | 18h | Entrada Livre
Sinopse:
Em 2008, as autoridades locais expulsaram 2000 habitantes de Guanzhou, uma ilha fluvial no Sul da China, de modo a ficarem com o caminho aberto para novos projetos de planeamento urbano. Apesar da demolição das suas casas e da pressão policial, um punhado de habitantes regressa à ilha. Durante sete anos, Boris filmou a batalha destes habitantes para salvarem a sua terra ancestral, das ruínas da aldeia onde a natureza, lentamente, se reafirma até aos estaleiros de construção da megacidade, que inexoravelmente avança sobre eles. Terão o mesmo destino dos cinco mil milhões de camponeses chineses que são expropriados anualmente?
Trailer:
Mais informações sobre o festival e o programa deverão ser consultadas no website oficial do CineEco.
Artigos Relacionados
Desconfinamento Cinéfilo – Clássicos do Cinema De Hong Kong
Uma Quarentena Cinéfila – Clássicos do Cinema Chinês