Festival Monstra – A cinematografia de Satoshi Kon

por Raquel Cupertino

Preparem-se que a “MONSTRA” está a caminho!

A MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa está a celebrar 19 anos de existência e vai trazer consigo muito cinema de animação entre 20 e 31 de março.

Como já é tradição deste Festival, a cinematografia japonesa terá o seu marco este ano com uma retrospetiva do trabalho e obra de um dos mais icónicos realizadores no que diz respeito à sétima arte japonesa: Satoshi Kon.

Autor de obras consagradas mundialmente e que serviram de inspirações a diversos filmes ocidentais terá parte do seu trabalho exposto no Festival Monstra.

 

Satoshi Kon – A lenda do cinema japonês

Satoshi Kon, nascido em 1963, em Hokkaido, licenciou-se em design gráfico na Universidade de Arte de Musashino. Começou por escrever e ilustrar manga, publicando, em conjunto com a Kodansha, “Tropic of the Sea”, em 1990, e “World Apartment Horror”, em 1991.

Satoshi Kon faz a sua transição para o mundo da animação em 1997, quando realiza a sua primeira longa-metragem “Perfect Blue”. A partir daí, continuou a realizar grandes filmes premiados, como:

  • Millenium Actress”, em 2002;
  • Tokyo Godfathers”, em 2003;
  • Paranoia Agent”, uma série televisiva com estreia em 2004;
  • Paprika”, em 2006, um filme baseado num romance de Yasutaka Tsutsui;
  • Ohayo”, uma curta-metragem que chegou a passar na NHK (Japan Broadcasting Corporation), em 2007.

 

Festival Monstra - A cinematografia de Satoshi Kon

 

Satoshi Kon morreu aos 46 anos, de cancro no pâncreas, no dia 24 de agosto de 2010.

Poderão assistir aos principais títulos deste realizador no Festival Monstra. Deixo em baixo todas as informações disponíveis sobre os filmes: locais de exibição, horários e sinopse.

 

Festival Monstra – A cinematografia de Satoshi Kon

Perfect Blue

Quinta 21 | 22H00 | Cinema Ideal
Japão | 1997 | 83’

Festival Monstra - A cinematografia de Satoshi Kon

 

Sinopse: Mima Kirigoe é o terceiro membro do grupo de pop feminino líder das tabelas CHAM!, mas quer pôr essa carreira de lado e seguir o sonho de ser atriz. Só que os seus fãs estão céticos sobre esta nova jornada e Mima rapidamente descobre que a transição não será nem tão fácil nem tão divertida como esperava…

Quando consegue um papel num drama de mistério para adultos, a sua vida fica sinistra. Encontra um blog que detalha pormenorizadamente os detalhes íntimos da sua vida. À medida que um assassino começa a atacar as pessoas à sua volta, ilusão e realidade misturam-se e Mima começa a questionar a sua própria identidade… Este é o primeiro filme realizado por Satoshi Kon.

Realização: Satoshi Kon
Produção: Madhouse
Distribuição: Madhouse

 

Millennium Actress

Sábado 23 | 22H00 | Cinema Ideal
Japão | 2001 | 89’

Festival Monstra - A cinematografia de Satoshi Kon

 

Sinopse: Uma decisão assolou a entrada do novo milénio: os edifícios que compõe o Estúdio Ginei serão demolidos. A ex-funcionária e cineasta Genya Tachibana decide homenagear a ocasião com um documentário comemorativo sobre a atriz principal da companhia: Chiyoko Fujiwara, a solitária de bom coração da Era Shouwa do cinema. Tendo finalmente obtido permissão para entrevistar a estrela aposentada, a apaixonante Genya arrasta consigo o cínico cameraman Kyouji Ida para encontrá-la, pronta para colocar o seu ídolo de novo no centro das atenções.

Nome original: Sennen Joyuu
Realização: Satoshi Kon
Produção: Madhouse
Distribuição: Genko

 

Padrinhos de Tóquio

Segunda 25 | 22H00 | Cinema City Alvalade
Japão | 2003 | 94’

Festival Monstra - A cinematografia de Satoshi Kon - Tokyo Godfathers

 

Sinopse: Hana, uma transsexual carinhosa que nunca conheceu os seus pais; Gin, um alcoólico com um passado de escolhas menos boas; e Miyuki, uma finalista do ensino secundário que fugiu de casa; são os protagonistas deste conto de Natal. Três amigos sem-abrigo que se ajudam uns aos outros perante as adversidades da vida, na época mais dolorosa para estes: o Natal. E é nessa mesma noite que encontram, no lixo, um recém nascido a quem chamam de Kiyoko.
Decididos em encontrar a mãe de Kiyoko, os três sem-abrigo embarcam na aventura das suas vidas e vêem-se envolvidos em muito mais que uma simples busca.
Ao finalmente olharem para o futuro, conseguem sair da zona de conforto e confrontarem os seus passados. Um conto de Natal que é também ele uma lição de vida.

Nome original: Tokyo Godfathers
Realização: Satoshi Kon, Shôgo Furuya
Produção: Madhouse
Distribuição: Park Circus Group

 

Paprika

Quarta 27 | 22H00 | Cinema City Alvalade
Japão | 2006 | 90’

Festival Monstra - A cinematografia de Satoshi Kon - Filme Anime Paprika

 

SinopseChiba Atsuko é uma talentosa cientista e psiquiatra responsável pela equipa de desenvolvimento de um aparelho chamado “DC Mini”. Este fantástico dispositivo permite aos seus utilizadores invadir os sonhos das pessoas, e assim explorá-los e manipulá-los a seu belo prazer.

Acontece que esta invenção, que teve como grande criador Kosaku Tokita, ainda se encontra incompleta e sem licença para ser comercializada. O poder desta máquina não passou ao lado de um terrorista que decide roubar a máquina e entrar nos sonhos das pessoas. Presos num caos entre o sonho e a realidade só uma pessoa conseguirá pôr um travão à situação: Paprika.

Realização: Satoshi Kon
Produção: Madhouse
Distribuição: Park Circus Group

 


Não percam esta oportunidade de ver e rever alguns dos melhores filmes de animação alguma vez criados!

Qualquer dúvida poderão contactar o Festival Monstra através de:

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.