Esta terça-feira, o serviço de notícias filipino ABS-CBN informou que o Departamento de Imigração filipino prendeu um homem de 28 anos chamado Romi Hoshino, também conhecido por Zakay Romi, o suposto gerente do site de pirataria de manga japonesa, Mangamura, criado em 2016.
O Departamento de Imigração declarou que a prisão foi realizada com base numa solicitação da Embaixada do Japão ao governo filipino. As autoridades detiveram o homem no Camp Bagong Diwa, na cidade de Taguig.
Filipinas prendem alegado Manager do site pirata Mangamura
Bureau of Immigration says it has arrested on Sunday a Japanese-German-Israeli fugitive wanted by Japanese authorities for infringement of copyright law. Romi Hoshino, 28, was reportedly the manager of “Manga-Mura”, an illegal viewing website of Japanese cartoons. | @mikenavallo
— ABS-CBN News (@ABSCBNNews) July 9, 2019
As autoridades japonesas revelaram desde em maio de 2018 que estavam a investigar ativamente o Mangamura, depois da Kodansha e três outros editores apresentarem queixas criminais aos departamentos de polícia, no verão até o outono de 2017.
O governo japonês pediu oficialmente aos provedores de serviços de Internet no Japão que bloqueassem o acesso a três sites piratas de manga , incluindo o Mangamura em abril de 2018. No entanto, de acordo com o jornal Asahi Shimbum, o site foi encerrado voluntariamente pelos administradores e não de forma forçada, informado também que o servidor onde as imagens se encontravam armazenadas também estavam inacessíveis. Segundo Asahi Shimbum, nenhuma destas ações poderia ter sido realizada por ninguém a não ser pelos administradores do Mangamura.
O Japão planeia criar uma nova legislação em 2019 de modo a conseguir expandir o âmbito dos sites bloqueados, uma vez que, atualmente, a lei apenas é aplicável a sites de pornografia infantil.
De acordo com a CODA (Content Overseas Distribution Association) do Japão, entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, os internautas utilizaram o Mangamura cerca de 620 milhões de vezes. A associação estimou que isto causou 319.2 biliões de ienes (cerca de 2.606 milhões de euros) em danos aos detentores de direitos de autor no Japão, durante esse período.
Artigos relacionados
Indústria Filmes da China irá Eclipsar a dos EUA
Designer de Personagens expressa Desalento com a Indústria
Berserk 2016 – Indústria tem Falta de Diretores de Animação
Fonte: Anime News Network