Filme Ghibli nomeado para os Oscares 2016

por Raquel Cupertino
Filme Ghibli nomeado para os Oscares 2016

Os realizadores Guillermo del Toro e Ang Lee anunciaram no passado dia 12, que a Academy of Motion Picture Arts and Sciences nomeou o filme do Studio Ghibli, “When Marnie Was There” (Omoide no Marnie), para a categoria de Melhor Filme de Animação, na 88ª edição dos Prémios da Academia.

O filme irá competir com Anomalisa, Boy & the World, Inside Out e Shaun the Sheep para Melhor Filme de Animação.

A obra de Mamoru Hosoda, The Boy and The Beast, e o filme anime religioso, The Laws of the Universe Part 0, foram igualmente eleitos para a categoria contudo nenhum dos dois foi nomeado. O tema oficial de When Marnie Was There, “Fine on the Outside” foi eleito para a categoria de Melhor Música Original, no entanto não ganhou a nomeação.

A cerimónia de entrega de prémios será a 28 de fevereiro.

 

Filme Ghibli nomeado para os Oscares 2016

Filme Ghibli nomeado para os Oscares 2016

 

A GKids, distribuidora americana de When Marnie Was There, descreve a história do filme:

Enviada do seu lar adotivo para uma pacata cidade à beira mar, durante o verão, Anna sonha passar os seus dias entre os pântanos. Ela acredita que se encontra fora de um circulo mágico invisível do qual a maioria das pessoas pertence – por isso, Anna fecha-se a todos ao seu redor, encarando-os com a sua máscara de “pessoa normal”. Anna nunca esperou conhecer uma amiga como Marnie, que não julga Anna por ser o que ela é. Mas assim que Anna descobre a beleza da amizade começa a questionar-se sobre a origem da sua nova amizade…

 

When Marnie Was There adapta o clássico livro infantil inglês de Joan G. Robinson, com o mesmo nome. No seu segundo filme, o diretor Hiromasa Yonebayashi (The Secret World of Arrietty, em 2010) mudou o cenário descrito no romance inglês para uma aldeia japonesa nos arredores de Hokkaido. Yonebayashi escreveu o guião com Keiko Niwa (The Secret World of Arrietty) e Masashi Ando (A Letter to Momo, Spirited Away e Paprika). Ando foi responsável ainda pelo design de personagens e direção da animação. Takatsugu Muramatsu compôs a banda sonora do filme.

O filme estreou no Japão em julho de 2014, e mais tarde na América do Norte no Festival de Cinema, North America at The New York International Children (NYICFF), em fevereiro. O filme foi lançado em DVD a 6 de outubro. The Asia Pacific Screen Awards (APSA) nomeou o filme para a categoria de Melhor Filme de Animação, juntamente com o filme Miss Hokusai, de Keiishi Hara.

 

Filme Ghibli nomeado para os Oscares 2016

Miss Hokusai

 

O filme Giovanni’s Island de Mizuho Nishikubo pelo estúdio Production I.G, bem como o filme The Tale of the Princess Kaguya de Isao Takahata pelo estúdio Studio Ghibli, foram ambos eleitos no ano passado, contudo apenas o The Tale of the Princess Kaguya foi nomeado para os Oscares.

 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.