Filmes Anime disponíveis gratuitamente na RTP Play

por Cátia Coelho
Filmes Anime disponíveis gratuitamente na RTP Play

Ontem noticiámos que a RTP disponibilizou gratuitamente na sua plataforma RTP Play, filmes anime do mestre Akira Kurosawa. No entretanto, reparámos que também filmes estão a ser partilhados, sem qualquer custo, no website. Não são a mesma quantidade, em comparação com cinema asiático, mas ainda assim vale a pena aproveitar a oportunidade para ver ou rever estas obras. Quase todas as obras se encontram legendadas em português.

Conheçam abaixo todas as longa-metragens disponíveis e respectivos links de acesso. Tenham em atenção que a RTP irá retirar ou adicionar obras na plataforma, pelo que este artigo será actualizado sempre que possível com essa informação.

 


Ver também: Highschool of The Dead será transmitido na RTP2 | Portugal


 

Filmes Anime disponíveis gratuitamente na RTP Play

 

O Meu Vizinho Totoro

totoro poster japones filme anime Filmes Anime disponíveis gratuitamente na RTP Play

Retirado da plataforma!

 

Um dos filmes mais incontornáveis da história do cinema animado e uma das obras-primas absolutas do mestre Hayao Miyazaki.

 

Sinopse:

Uma aventura, mágica e inesquecível do mestre da animação Hayao Miyazaki. A história da amizade de duas irmãs por Totoro e os seus fantásticos amigos, os espíritos da floresta que só as crianças podem ver.

Satsuki, de oito anos de idade, e a sua irmã mais nova, Mei, mudam-se com o pai, um professor universitário, para uma casa no campo, para estarem mais perto da mãe que está hospitalizada.
Um dia, ao brincar no quintal, Mei encontra uma pequena e misteriosa criatura carregando um saco de bolotas. Segue-a pela floresta mas cai num buraco, junto a uma árvore enorme. No fundo do buraco encontra Totoro, uma criatura mágica que não pode ser vista por adultos, só pelas crianças que a adoram.

Título Original: Totoro
Realização: Hayao Miyazaki
Estúdio: Studio Ghibli
Autoria/Argumento: Hayao Miyazaki
Música: Joe Hisaishi
Ano: 1988
Duração: 82 minutos

 


 

O Mundo Secreto de Arrietty

o mundo secreto de arriety filme anime ghibli poster Filmes Anime disponíveis gratuitamente na RTP Play

Filmes Anime disponíveis gratuitamente na RTP Play

Retirado da plataforma!

 

Filme de animação do cineasta japonês Hiromasa Yonebayashi sobre uma amizade improvável que floresce entre dois mundos diferentes.

 

Sinopse:

Por baixo do chão de uma mansão, nos arredores de Tóquio, vive a minúscula Arrietty, de 14 anos de idade, com a sua minúscula família. A mansão é habitada por duas velhas senhoras que não fazem a mínima ideia da existência destas pessoas em miniatura. Arrietty e a família vivem de “empréstimos”. Tudo o que têm pedem emprestado ou fazem a partir de coisas emprestadas. Bens essenciais como gás, água e alimentos. Mesas, cadeiras e utensílios de cozinha. E guloseimas – um cubo de açúcar aqui, outro ali. Mas só um pouco de cada vez, para as senhoras não notarem.
Um dia, Sho, de 12 anos de idade, vem viver para a mansão enquanto aguarda por tratamento médico na cidade. Os pais de Arrietty sempre a avisaram: “nunca deixes que os humanos te vejam”. Se tal acontecesse, as pequenas criaturas teriam de se mudar. Mas a aventureira Arrietty não lhes dá ouvidos e Sho descobre-a. Os dois começam a confiar um no outro e, em pouco tempo, a amizade começa a florescer…

Baseado na série de livros The Borrowers de Mary Norton.

Título Original: Arrietty
Realização: Hiromasa Yonebayashi
Estúdio: Studio Ghibli (Toshio Suzuki)
Autoria/Argumento: Keiko Niwa
Música: Cécile Corbel
Ano: 2010
Duração: 90 minutos

 


 

Mirai no Mirai

Retirado da plataforma!

 

Nomeado para o Óscar e Globo de Ouro na categoria de animação, uma história sobre ciúme e aceitação, com assinatura de Mamoru Hosoda.

 

Sinopse:

Kun, de quatro anos, era uma criança feliz até à chegada de Mirai, a irmã recém-nascida. De um momento para o outro, sem que ninguém lhe explicasse os motivos, perde toda a atenção dos adultos, até aí sempre preocupados com o seu bem-estar. Mirai ocupa agora o lugar privilegiado da atenção dos pais, e a reação de Kun não é a esperada. Inconformado com a sua passagem para segundo plano, Kun começa a odiar a irmã.
Um dia, durante uma brincadeira solitária no quintal da casa, depara-se com a versão adolescente de Mirai, que chegou do futuro para lhe ensinar algumas verdades sobre o amor. E começa aí uma incrível viagem no tempo ao longo de várias gerações.

Título Original: Mirai
Realização: Mamoru Hosoda
Estúdio: Studio Chizu
Autoria/Argumento: Mamoru Hosoda
Música: Masakatsu Takagi
Ano: 2018
Duração: 98 minutos

 


 

Mary e a Flor da Feiticeira

Retirado da plataforma!

Versão dobrada em português – em Ziz Zag Play

 

Sinopse:

À espera que as férias escolares acabem e que tudo volte à normalidade, Mary passeia-se pela aldeia por entre tropelias e encontros inesperados. Um deles será com Tico, um gato preto, que juntamente com Tica, a guiam até a uma flor mágica perdida no meio do bosque. Quando Mary toca na flor, de seu nome “Voo Nocturno”, uma das espécies mais raras do mundo, um feitiço é ativado. Mary entrará na aventura mais mágica da sua vida e descobrirá ter muito mais poder do que alguma vez imaginou.

Título Original: Mary to Majo no Hana
Realização: Hiromasa Yonebayashi
Estúdio: Studio Ponoc
Autoria/Argumento: Mamoru Hosoda
Música: Takatsugu Muramatsu
Ano: 2017
Duração: 99 minutos

 


 

O Reino dos Gatos

the cat returns o reino dos gatos filme ghibli gratis online

Retirado da plataforma!

 

Sinopse:

Haru é uma adolescente que vive entediada e frustrada com a sua vida de colegial na moderna cidade de Tóquio. Ao salvar um gato da morte certa numa rua movimentada, ela não faz ideia da cadeia extraordinária de eventos que colocou em movimento. O gato que salvou é nada mais nada menos que um príncipe herdeiro de um reino encantado, o Reino dos Gatos.
Haru viaja para esta terra notável, onde é recebida com inúmeros presentes, numa manifestação de gratidão dos seus cidadãos felinos. Rapidamente descobre que o rei planeia casá-la com o filho e Haru percebe que tem de fugir. Mas eis que, aos poucos, Haru se vai parecendo cada vez mais com um gato. Conseguirá Haru resistir aos perigosos encantos do Reino, manter a sua identidade e regressar ao seu mundo?

Título Original: The Cat Returns
Realização: Hiroyuki Morita
Estúdio: Studio Ghibli
Autoria/Argumento: Reiko Yoshida
Música: Yuji Nomi
Ano: 2002
Duração: 71 minutos

 

 

Aproveitem a oportunidade para ver ou rever estas obras. Tentaremos manter este artigo actualizado com as novas adições de filmes anime à RTP Play pelo que devem visitar este artigo a miúde.

 


Artigos Relacionados

Filmes de Akira Kurosawa disponíveis gratuitamente na RTP Play

RTP2 – Filmes Anime animam Fins de Semana de Fevereiro


 

Fonte: RTP Play

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.