Filmes Anime para ver no MONSTRA Festival 2021

por Cátia Coelho
Filmes Anime para ver no MONSTRA Festival 2021

O MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa realiza de 21 de julho a 1 de agosto a sua 20ª edição apresentando o melhor da animação mundial. Este ano, o festival chega a novas salas da cidade de Lisboa, como o Capitólio, programa sessões de cinema ao ar livre e presta uma grande homenagem ao cinema de animação belga. Ao todo, em 2021, vão ser exibidos cerca de 480 filmes de animação!

Tal como já estamos habituados, o cinema japonês está presente nesta vigésima edição com a exibição de “A viagem de Chihiro” do premiado Hayao Miyazaki, “Millennium Actress” de Satoshi Kon, filme de 2001, “Miss Hokusai” realizado por Keiichi Hara e que em 2016 ganhou o Grande Prémio Monstra e o clássico “Memórias de Ontem” de Isao Takahata, uma produção Ghibli de 1991. Em estreia nacional o mais recente filme de Goro Miyazaki, “Aya e a Feiticeira“, filme que resulta de uma coprodução entre os Estúdios Ghibli e o canal de televisão japonês NHK, sobre uma menina de 10 anos órfã, que é adoptada por uma bruxa.

 

Filmes Anime para ver no MONSTRA Festival 2021

Filmes Anime para ver no MONSTRA Festival 2021

 

Ainda do Japão, mas na secção Históricos, vai ser apresentado “Final Fantasy: The Spirits Within”, uma coprodução japonesa e americana é a versão para cinema de um dos mais populares jogos de vídeo do final do século XX.

Abaixo vejam mais detalhadamente as datas de exibição de cada longa-metragem.

 

Filmes Anime para ver no MONSTRA Festival 2021 | Programação

 

24 de julho


 

A Viagem de Chihiro

A Viagem de Chihiro

Local: Cinema City Alvalade – Sala 2
Horário: 20h

País: Japão , Ano: 2001 , Duração: 125 mins.

Sinopse: Chihiro, uma menina de 10 anos, fica furiosa quando os pais decidem mudar de casa. Na viagem o pai decide seguir por um atalho e encontram, nos arredores do novo bairro, um parque de diversões abandonado. Como num sonho, ela começa a viver uma grande aventura num mundo encantado habitado por fantásticas criaturas e passa a ser protegida por Haku, um menino com poderes mágicos. Para salvar os seus pais e voltar ao nosso mundo, Chihiro terá de ter muita humildade, coragem e determinação.

Créditos: Realizador: Hayao Miyazaki Escritor: Hayao Miyazaki Produção: Toshio Suzuki Música: Joe HisaishiRealizador: Hayao Miyazaki Escritor: Hayao Miyazaki Produção: Toshio Suzuki Música: Joe Hisaishi

 

26 de julho


 

Memórias de Ontem

Only_Yesterday_imagem_promo Filmes Anime para ver no MONSTRA Festival 2021

Local: Cinema City Alvalade – Sala 2
Horário: 20h

País: Japão , Ano: 1991 , Duração: 113 mins.

Sinopse: Taeko Okajima, uma jovem de 27 anos e ainda solteira, viveu toda a sua vida em Tóquio, onde também trabalha. Cansada da sua rotina, ela decide tirar umas férias para visitar a família do irmão mais velho do seu cunhado no campo rural, para ajudar na colheita de cártamo.Durante a viagem de comboio, Taeko recorda os seus tempos de infância e o quanto desejava ir de férias como os seus colegas, cujas famílias viviam fora da cidade. Por não ter família no interior, Taeko tinha de permanecer em Tóquio, sonhando com o dia em que, finalmente, poderia realizar seu desejo de conhecer o campo.
ara salvar os seus pais e voltar ao nosso mundo, Chihiro terá de ter muita humildade, coragem e determinação.

Créditos: Realizador: Isao Takahata Escritor: Isao Takahata Produção: Toshio Suzuki Música: Masaru HoshiRealizador: Isao Takahata Escritor: Isao Takahata Produção: Toshio Suzuki Música: Masaru Hoshi

 

Aya e a Feiticeira

Competição de Longas-metragens

Aya e a feiticeira portugal aya to majo Earwig and the Witch outsider filmes

Local: Cinema São Jorge – sala MO
Horário: 20h45

País: Japão , Ano: 2020 , Duração: 83 mins.

Sinopse: Aya, agora com 10 anos, foi abandonada em bebé na Casa de St. Morwald para Crianças. Ela adora morar lá – até porque possui o estranho dom de fazer com que todos façam o que ela quer. A última coisa que Aya quer é ser adotada pela bruxa Bella Yaga… mas pela primeira vez na vida, os seus desejos não são atendidos. Apesar de contrariada e triste de abandonar os seus amigos, coloca a sua melhor cara e sorriso forçado e vai. Afinal, ela sempre quis aprender magia – mas Aya vai precisar de todo o seu engenho, e da ajuda do gato de Bella Yaga, Thomas, para sobreviver e sobretudo, florescer.

Créditos: Realizador: Goro Miyazaki Escritor: Keiko Niwa, Emi Gunji Produção: Toshio Suzuki Música: Satoshi TakebeRealizador: Goro Miyazaki Escritor: Keiko Niwa, Emi Gunji Produção: Toshio Suzuki Música: Satoshi Takebe

 

28 de julho


 

Millennium Actress

Millennium Actress - Film Satoshi Kon

Local: Cinema City Alvalade – Sala 2
Horário: 20h

País: Japão , Ano: 2001 , Duração: 87 mins.

Sinopse: Um repórter e o seu operador de câmara encontram uma atriz aposentada, e viajam ao longo da sua carreira e das suas memórias.

Créditos: Realizador: Satoshi Kon Escritor: Satoshi Kon, Sadayuki Murai Produção: Tarô Maki Música: Susumu Hirasawa Sound Design: Masafumi Mima, Airi MoriRealizador: Satoshi Kon Escritor: Satoshi Kon, Sadayuki Murai Produção: Tarô Maki Música: Susumu Hirasawa Sound Design: Masafumi Mima, Airi Mori

 

29 de julho


 

Final Fantasy: The Spirits Within

Final Fantasy_The Spirits Within monstra 2021

Local: Cinemateca – Sala M. Félix Ribeiro
Horário: 20h30

País: Estados Unidos, Japão , Ano: 2001 , Duração: 106 mins.

Sinopse: A história decorre no ano de 2065, num mundo ocupado por seres alienígenas, quando está prestes a ser desencadeada a próxima grande batalha contra os invasores e a esperança da humanidade reside na Dra. Aki Ross, uma jovem cientista que tenta salvar o planeta tanto quanto a sua vida. A técnica de animação, à época inovadora, assenta na captura de imagens reais de atores, posteriormente transformadas em imagens geradas por computador.

Créditos: Realizador: Hironobu Sakaguchi, Monotori Sakakibara Escritor: Hironobu Sakaguchi Produção: Jun Aida, Chris Lee, Akio Sakai Música: Elliot GoldenthalRealizador: Hironobu Sakaguchi, Monotori Sakakibara Escritor: Hironobu Sakaguchi Produção: Jun Aida, Chris Lee, Akio Sakai Música: Elliot Goldenthal

 


 

Artigos Relacionados:

MONSTRA Festival chega à Filmin Portugal em 2021

MONSTRA ao Vivo 2020 – Vencedores de Longas-Metragens


 

Fonte e Imagens: Press MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa e website oficial

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.