No passado dia 7 de julho 2020, celebrou-se o vigésimo aniversário do último Final Fantasy lançado para a PlayStation original.
Final Fantasy IX foi um dos JRPG mais aclamados da consola, tanto pela crítica como pelos jogadores. No entanto, acabou por vender menos que os dois títulos anteriores da série. Na época, todos os olhos estavam postos na PlayStation 2, que havia sido lançada antes de Final Fantasy IX. O hardware da consola permitia a criação de títulos com aspetos técnicos bastante superiores aos da PlayStation original, o que acabou por ser o principal motivo para a menor taxa de sucesso comercial do jogo.
Ainda assim, com o passar do tempo, o título foi sendo partilhado com outras plataformas e, consequentemente, mais jogadores tiveram acesso a esta história. Hoje em dia, é considerado pela comunidade como um dos melhores Final Fantasy já lançados.
Como forma de comemorar o seu aniversário, o site Final Fantasy Portal entrevistou 3 dos criadores do jogo: Kazuhiko Aoki, Toshiyuki Itahana e Hiroyuki Ito. As entrevistas incluem memórias da fase de desenvolvimento, como estes três desenvolvedores se sentiram e sentem em relação ao jogo, entre outros temas.
Tratando-se da segunda entrevista, desta vez apresentamos a conversa com Toshiyuki Itahana, que trabalhou na arte e no design de personagens de Final Fantasy IX.
Podem ler aqui a primeira entrevista com Kazuhiko Aoki.
Final Fantasy IX – Entrevista Especial 20º Aniversário Parte 2
FF Portal: Final Fantasy IX é conhecido como um título que retrata o “regresso às origens” dos jogos da série Final Fantasy. Acha que existem cenas do jogo que são fiéis a essa temática?
Toshiyuki Itahana: As partes de Final Fantasy IX que lembram um regresso às origens de Final Fantasy… Acho que a cena em que o dirigível entra no castelo, sob o céu crepuscular da cena de abertura como pano de fundo, pode ser um retrato de excelência da série Final Fantasy.
FF Portal: Cada personagem de FFIX é o resultado do passado que carrega e transporta isso para as batalhas que tem de enfrentar. Tem uma personagem favorita? Por favor, diga-nos as suas razões para a escolha.
Toshiyuki Itahana: Gosto muito da personagem Vivi, mas tenho que dizer que o Zidane pode ser a minha favorita. Forte, ainda que com uma espécie de compaixão pelos outros – ele é um verdadeiro herói na minha opinião. O facto de ele ser cómico e não se comportar como um herói, torna-o numa personagem muito mais maravilhosa.
FF Portal: É claro que os personagens principais estão bem estabelecidos, mas existem NPCs (Non-Playable Characters) verdadeiramente inesquecíveis a preencher o mundo de Final Fantasy IX.
Toshiyuki Itahana: Há muitas personagens em Final Fantasy IX cujos antecedentes me deixam curioso. Por exemplo, como Baku conseguiu reunir a trupe de teatro Tantalus a partir de um grupo tão diversificado de personagens, ou porque é que Cid era tão confiável por todos. E quanto a Vivi – como é que conseguiu o bilhete para a peça e como é que chegou a Alexandria? Esta é apenas uma das coisas que eu ainda gostaria de saber. Quanto aos NPCs, eu gosto muito do Marcus do Tantalus. Ele é o tipo de pessoa que trabalha nos bastidores apoiando os seus companheiros, mas não tem medo de agir quando a situação assim exige. Eu adoraria saber como ele acabou por se juntar a Tantalus.
FF Portal: Além de Baku e Marcus, Tantalus tinha muitos outros membros incomuns, como Zenero e os seus irmãos.
Toshiyuki Itahana: A trupe de teatro Tantalus foi projetada principalmente pelo diretor de arte, o Sr. Minaba. No início, durante o desenvolvimento, havia rumores de que Ruby era um oyama [termo tradicional do teatro japonês Kabuki, referindo-se a um ator que interpreta papéis femininos], embora eu não tenha a certeza se isso ficou estabelecido como parte da lore oficial. As origens dos outros membros de Tantalus foram sempre um mistério, mesmo durante as etapas de planeamento das personagens. Um dia gostaria de conhecer em detalhe as suas histórias de origem.
FF Portal: As personagens de FFIX são mais baixas do que nos jogos anteriores da série. Houve alguma razão para isso?
Toshiyuki Itahana: Eu não fazia parte da equipa de desenvolvimento quando foi decidido que as personagens de Final Fantasy IX seriam mais baixas do que as de jogos anteriores, então não sei o motivo. No entanto, acho que a maneira como as personagens são quase que excessivamente expressivas com uma linguagem corporal exagerada, parece encaixar bem graças às suas dimensões corporais mais curtas e acho que isso combina muito bem com os temas de “teatro” e “palco”, que são centrais em Final Fantasy IX.
FF Portal: Os screenshots CG, sobrepostos com frases proferidas pelas personagens do jogo durante o processo de loading, são outra característica memorável que realça as personagens de Final Fantasy IX.
Toshiyuki Itahana: As poses das personagens dessa arte (screenshots CG) acabaram por ser usadas principalmente para fins promocionais e de interface de utilizador. O Sr. Minaba e eu fizemos a arte, dando ideias à equipa de computação gráfica e depois pintámos por cima do trabalho feito por eles.
FF Portal: Achamos que a música produzida pelo Sr. Nobuo Uematsu teve um papel importantíssimo na expressão única das personagens e mundo de Final Fantasy IX. Há alguma música da banda sonora que se destaque particularmente para si?
Toshiyuki Itahana: Existem muitas músicas conhecidas de Final Fantasy IX, então eu gostaria de falar sobre uma que não chama muito à atenção. Eu adoro a música “Quina’s Theme”. O ritmo da bateria quando a música começa – aquele som forte e constante dá-me muita coragem. Quando estou sobrecarregado ou sinto a pressão de um prazo próximo, no meio da noite ouço muitas vezes a música ‘Quina’s Theme’ enquanto trabalho.
FF Portal: Ouvimos dizer que fez algumas comissões de ilustração sobre Final Fantasy IX para a Coca-Cola [comerciais e figuras exclusivas do Japão]. Existe algo com que tenha tido mais cuidado por ter sido uma colaboração?
Toshiyuki Itahana: A solicitação da colaboração com a Coca-Cola surgiu quando o design para o desenvolvimento de Final Fantasy IX estava quase finalizado, então eu tive muito pouca dificuldade em projetar as ilustrações. Se Tantalus fosse o grupo oficial da família real, imaginei que eles seriam uma trupe errante que chega a Alexandria uma vez por ano – essa é a imagem que usei ao projetar para a colaboração.
FF Portal: Final Fantasy IX tem muitos mini-jogos, muitos dos quais são bastante difíceis. Recorda-se de algum em particular?
Toshiyuki Itahana: O que eu mais joguei foi o Tetra Master (jogo de cartas de FFIX), no qual participei no design. Mas o mini-jogo que mais se destaca na minha opinião é provavelmente o quiz do Ragtime Mouse. Ele fez muitas perguntas difíceis! A minha música favorita dos mini-jogos é a do mini-jogo de luta com espadas – ‘Vamo’Alla Flamenco’!
FF Portal: Por falar no mini-jogo de perguntas e respostas, Final Fantasy IX tem muitos monstros com truques incomuns. Tem um monstro favorito?
Toshiyuki Itahana: Eu já mencionei o Ragtime Mouse, então, além dele … suponho que o Armstrong. Podem-se ver as perninhas a sair da sua parte inferior e sempre a baloiçar para a frente e para trás. É demasiado fofo.
FF Portal: Lembra-se de mais acontecimentos interessantes ou coisas com as quais teve uma maior dificuldade para concretizar, durante a fase de desenvolvimento?
Toshiyuki Itahana: Nos créditos, estou creditado como designer de personagens, mas durante os momentos finais de desenvolvimento, tratei da pintura de grandes imagens de fundo pré-renderizadas. Isso incluiu o ajuste de cores em áreas do plano de fundo que queríamos que se destacassem mais para os jogadores, ou a redução da saturação de cores em áreas que não precisavam de ser visualizadas. Irá notar se verificar o mapa do pub de Alexandria, mas a saturação de cores é ajustada de forma a que os locais onde o jogador possa mover-se, ou onde as personagens são colocadas sejam bem iluminados, e os outros locais que não tenham estas características tenham a sua saturação de cores ajustada de forma tão escura que torna-os quase cinza. As escadas também estão obstruídas para impedir que o jogador tente subi-las – isso também é desenhado à mão. Foi um trabalho tedioso que exigiu muita paciência, mas eu aprendi muito acerca da técnica de desenho com isso.
FF Portal: Para a nossa última pergunta, gostaríamos que partilhasse alguns dos seus sentimentos sobre o trabalho em Final Fantasy IX e uma mensagem para os muitos fãs que ainda o adoram.
Toshiyuki Itahana: Agora que o 20º aniversário chegou, eu tenho ouvido muito sobre como Final Fantasy IX é sempre altamente elogiado em inquéritos sobre jogos FF no Japão e no ocidente. Eu sinto que é um jogo com uma história intemporal, um tema fortemente estabelecido e personagens adoráveis e verdadeiramente únicos. No 20º aniversário de Final Fantasy IX, ficaria muito feliz se as pessoas que ainda não experimentaram este jogo lhe dessem uma oportunidade, ou se os que o jogaram há 20 anos o fizessem novamente. Espero que cada jogador encontre uma personagem com a qual se identifique.
FF Portal: Obrigado pelo tempo disponibilizado!
Final Fantasy IX está atualmente disponível para várias plataformas nomeadamente: PlayStation original, PlayStation 3, PSP, PS Vita via PSone Classics, PlayStation 4, Xbox One, Switch, PC via Steam, iOS, e Android.
Artigos relacionados com Final Fantasy
Fonte: Final Fantasy Portal Site