Fiquei chocada! | Yakusoku no Neverland – Episódio 4 Opinião

por Cátia Coelho
yakusoku no neverland episodio 4 norman ray 1

Mais uma semana, mais um episódio de Yakusoku no Neverland. Finalmente cheguei numa parte em que já não sei mais nada do que aconteceu no mangá, então estou em branco tal como todos aqueles que apenas estão a ver o anime.

Estão a gostar dele até agora?

 


Vê aqui todas as opiniões semanais de Yakusoko no Neverland


 

Yakusoku no Neverland – Episódio 4 Opinião

A partir deste episódio 4 teremos teorias atrás de teorias, porque sinceramente acho que The Promised Neverland nos vai presentear com surpresas e mistérios bem trabalhados. Isto já começou no episódio 1, mas teve o seu pico, até ao momento, no episódio 4 com a descoberta do Ray como o (possível) traidor!

É caso para dizer: O Sasuke voltou a trair Konoha! Eu terminei o episódio LITERALMENTE assim:

 

pichachu meme pokemon catia coelho neverlnad

 

E apesar de ter sido um choque para a maioria das pessoas, eu já “sabia” que o enredo teria de passar assim pelo Ray em algum momento, devido às suas atitudes desde o episódio 1. Aliás, na minha opinião ao episódio 2, se bem se lembram, eu cheguei a escrever um tópico onde discutia se o Ray afinal era amigo ou inimigo.

Pelos vistos ele é o inimigo… Será?

Tenho dúvidas em crer que ele seja o traidor ou pelo menos, APENAS um traidor. O Ray é um personagem extremamente inteligente, cauteloso e perspicaz. Daí ser possível formular teorias tais como:

  • Pode realmente ser verdade de ele ser um espião, mas tenha decidido fugir com os dois amigos uma vez que não existem crianças ali depois dos 12 anos e ele não sabia o que lhe poderia acontecer.

 

  • Pode ser que ele seja apenas um dos traidores dentro da quinta.

 

  • Ele pode estar a “tramar” os dois amigos ao fugir com eles, para que eles (por terem descoberto a verdade) sejam capturados e enviados para o abate sem mais ninguém saber.

 

  • O Ray pode nem ser o espião!

 

Confesso que gostaria que fosse uma das três primeiras teorias, visto que seria excelente ter o Norman e o Ray num combate de intelectos, tal e qual um jogo de xadrez ou o Kira e o L de Death Note! Se bem que eles os três contra a Mãe e a Krone, também seria um duelo que eu ficaria satisfeita de assistir.

 

yakusoku no neverland episodio 4 norman ray 2

 

A verdade é que este episódio serviu para nos dizer uma coisa:

O Norman, a par da Mãe, é um dos melhores personagens do anime!

O Norman é um verdadeiro mestre de xadrez, aquele que prevê todos os passos do seu oponente e vai além daquilo que é esperado. Na última cena deste episódio viu-se isto mesmo: o Norman tinha tudo preparado para caso um dos traidores fosse a Gilda ou o Don ou se até não fosse nenhum deles. 

Aliás, o bilhete entregue à Mãe pode também ter sido escrito pelo próprio Norman! Não me admiraria nada que ele a fizesse pensar que o tal traidor está por dentro do assunto.

 

yakusoku no neverland episodio 4 bilhete

 

Uma vez que ele não disse a estes dois onde se encontravam as cordas mas apenas ao Ray, vê-se que ele já desconfiava do colega de quarto e quis tirar as dúvidas. O Norman só peca no amor que tem pela Emma, pois tenho a certeza absoluta que ele se vai dar mal por causa dela!

Como eu já havia escrito, a Mãe continua sempre a surpreender. A frieza e calma com que ela trata de todos os assuntos e mantém tudo em controlo é lindo de ver. Apesar de ter descoberto que a Irmã Krone queria “passar-lhe a perna”, ela soube jogar com isso a seu favor e virar o jogo ao oferecer-lhe ajuda para esta se tornar Mãe.

 

yakusoku no neverland episodio 4 krone e mae

 

Teve piada que a Krone apesar de estar toda “borrada” de medo ao falar com a mãe, virou maluquinha assim que chegou ao quarto.

Além disso, “estragou” a boneca que eu me esforcei em arranjar-lhe um motivo para existir. Sad, sad

 

yakusoku no neverland episodio 4 krone e boneca

 

Ao contrário da Mãe, a irmã Krone está a interpretar o papel de um vilão bastante caricato. Enquanto a Mãe é fria, serena e confiante, a Krone é bastante boba e… meia bipolar. Vimos, uma vez mais, neste episódio o porque da Mãe ter uma das quintas com a carne de melhor qualidade: ela tem tudo sobre controlo e conhece cada peça melhor que ninguém.

No entanto, podemos esperar que a Mãe falhe em algum momento (ou o Ray caso seja o espião), para que a ideia da fuga das crianças da quinta não se perca.

Falando na fuga das crianças, a ideia do Norman de jogaram à “apanhada” em equipas para poder controlar melhor a pequenada, foi muito bem pensado. Tanto isso como a ideia de fugirem em 10 dias, em vez de 1 mês e meio. Tudo para enganar o inimigo! É só pensar duas jogadas à frente.

 

yakusoku no neverland episodio 4 fuga em 10 dias

 

Yakusoku no Neverland – Episódio 4 Opinião | Animação

Por fim, falta-me dar uns quantos bitaites quanto à animação deste episódio em particular. Algo que vimos bastante vincado neste episódio (apesar de já ter aparecido uma vez e outra nos últimos 3), foi o recurso à técnica POV, ou seja, à filmagem do ponto de vista do personagem, que foi o que aconteceu quando, por exemplo, eles estavam os três a subir as escadas para irem falar com a Gilda e o Don.

Esta técnica foi bem e mal aplicada, na minha perspetiva não como entendedora mas como espetadora do anime: apesar de ter gostado do uso desta técnica, que deu uma vibe diferente ao episódio e nos sentimos quase dentro de um jogo de terror, por outro lado a cena em si poderia ter tido um outro nível de suspense como já vimos acontecer noutras alturas.

 

yakusoku no neverland episodio 4 escadas animacao

 

Também a direção deste anime ficou abaixo daquilo que vimos no episódio 2 e 3, no que toca ao uso de ângulos de câmara “criativos” que foram utilizados em menor número que nos outros dois episódios. No entanto, na cena da Gilda a sair da cama e da conversa final entre o Norman e o Ray, ficou bastante bem feita com o uso dos tais ângulos.

Ao contrário do episódio 3, neste também já não vimos as caras estilo “tela branca” ou uma animação menos “cuidada” dos personagens, apesar de existirem alguns frames meios manhosos que eu só descobri quando estava a criar as imagens.

A banda sonora continua a estar no ponto! A conversa entre a Mãe e a Irmã Krone a ser embalada apenas pelo som de um relógio de parede deu todo um outro ambiente! O uso do silêncio em cenas chaves tem sido bem aplicado e espero que continuem a fazê-lo.

 

Pensamentos Finais:

  • Este moço está sempre a ter tempo de ecrã… Se ele for o/um traidor eu vou pegar fogo a alguém!

yakusoku no neverland episodio 4 phill crianca

 

  • Parece que a informação dos títulos serem datas continua a fazer sentido. Não estamos no dia 28, mas sim dia 29, tal como o título “291045”.

yakusoku no neverland episodio 4 calendario dia 29

 

  • Pronto, se ela disse isto é porque algo vai acontecer. Mais uma para o abate! Muuuuuuuuuuuuu

yakusoku no neverland episodio 4 gilda

 

  • Norman a pensar: “Porque é que só me apaixono pelas idiotas?”

yakusoku no neverland episodio 4 norman e emma 1

 

 

E vocês, o que acharam deste episódio 4?

 

Podem ler opinião ao episódio anterior: Yakusoku no Neverland – Episódio 3

 

1 comentário


Também deverás gostar de

1 comentário

LEANDRO SANTOS 11 Fevereiro, 2019 - 14:50

Como vem sendo hábito, o anime não desilude.
Não acredito que o Ray seja o espião. Seria demasiado óbvio, mas acho que tem uma agenda escondida.
O Norman é realmente um mestre e as suas jogadas são sempre muito bem calculadas e acredito que possa ter sido ele a dar o bilhete à mãe.. A jogada dele em relação à apanhada é excelente.
Os duelos entre ele e a mãe prometem ser intensos..
Confesso que esperava mãe da irmã, o facto de ela ser só maluca desiludiu me..
Gosto da técnica POV e espero que seja para continuar e melhorar.
Bem sei que não dá para desenvolver a história é mitologia em todos os episódios, mas podia nos ter dado algo neste episódio..

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.