Fotografias dos Distribuidores de Soba no Período Showa fazem sucesso

por Maria J Oliveira
Fotografias dos Distribuidores de Soba no Período Showa fazem sucesso

Os distribuidores da Uber não chegariam aos calcanhares destes mestres das entregas!

Hoje em dia, se nos sentimos esfomeados basta agarrar no telemóvel, pressionar barras e ícones online e receber, em menos de meia hora, uma refeição em casa. Claro que nem sempre os serviços de entrega ao domicílio foram tão céleres; no Japão ainda muitos recordam os tempos em que doses de massa soba eram entregues por trabalhadores em bicicletas em plena rua, seguindo um modus operandi bem diferente do atual.

 

Fotografias dos Distribuidores de Soba no Período Showa fazem sucesso

Fotografias dos Distribuidores de Soba no Período Showa fazem sucesso

A massa soba, elaborada com farinha de trigo sarraceno (um tipo de grão sem glúten e com mais nutrientes do que o trigo comum), é popularmente consumida fria numa bandeja de bambu, salteada ou num caldo quente.

 

Os distribuidores de soba da era Showa (1926-1989) voltam a ser tendência no seguimento de um tweet recente. A publicação inclui uma série de fotografias desses distribuidores de outrora nas suas bicicletas, cada um mostrando um nível impressionante de habilidade e destreza ao conduzir enquanto equilibra bandejas sobre bandejas de menus de soba nos ombros.

 

 

O tweet tornou-se rapidamente viral, com usuários a ficarem estupefactos perante os distribuidores de soba do antigamente. Alguns até partilharam mais fotos de torres de bandejas a balançar nos ombros dos jovens das entregas.

O fundador da famosa cadeia de restaurantes Yudetaro, especializada em soba, também tem de ser reconhecido pela sua força impressionante!

 

A evolução da distribuição de soba no Japão

À medida que o período Showa avançava, as bicicletas deram lugar a motociclos cujos condutores continuaram a usar o mesmo método de transporte de entregas, ainda que em menor escala.

 

Atualmente, as entregas de soba fazem-se de um modo bastante diferente, com a maior parte dos restaurantes a preferir usar o revolucionário demaeki (máquina de distribuição) em associação com os seus trabalhadores de entregas.


O demaeki é um sistema oscilante que se instala em bicicletas e motos e permite manter alimentos e líquidos em equilíbrio durante um percurso, mesmo com curvas e desníveis.

Apesar de o sistema demaeki ter revolucionado a indústria de distribuição de soba, a nostalgia inerente aos ciclistas de entregas da era Showa mantém-se no coração de muitos. A boa notícia é que, com um pouco de sorte, ainda é possível ver-se um distribuidor à antiga nas ruas japonesas.

Imagem captada em Tóquio em 2010.

Pode não ser possível observar ao vivo o dramático serviço de entrega de soba, mas este vive nos videojogos!

A entrega de soba ao cliente é apenas uma de muitas coisas que foram mudando no Japão ao longo dos anos. Contudo, ao mesmo tempo que o país avança em direção ao futuro com criações como moda samurai com toque contemporâneo e calçado inspirado nas gueixas, é bom saber que há velhas tradições que nunca cairão no esquecimento.

 

Fontes: SoraNews24 via @Hachima Kikou
Imagem de destaque: Zaru soba

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.