Free!: Dive to the Future – Primeiras impressões

por Raquel Cupertino
Free!: Dive to the Future - Primeiras impressões | Free! Dive to the Future - Anime Termina aliciando Regresso

Em época de verão nada como um anime sobre natação! Free! está de volta para mais uma temporada, a tão esperada continuação da série Eternal Summer!

 


Perdido? Queres saber mais sobre a franquia Free!? Aqui tens as nossas análises:

Free! 

Free!: Eternal Summer 


 

Free!: Dive to the Future – Primeiras impressões

No ano a seguir ao término da segunda temporada, Free!: Eternal Summer, um filme prequela é lançado: High☆Speed!: Free! Starting Days. O que poderia ser apenas mais um filme da franquia sobre o passado dos protagonistas foi, em boa verdade, o pronúncio e prefácio da terceira temporada da série.

 

Free!: Dive to the Future - Primeiras impressões - passado

 

Haru e Makoto graduaram-se do secundário e preparam-se agora para entrar na faculdade – para mais curiosidades assistir Free!: Take Your Marks. Tal como foi abordado em Eternal Summer, Makoto e Haru serão separados pela primeira vez na vida deles: Makoto decide estudar para ser professor de natação e Haru continua a aspirar em ser atleta profissional na Hidaka University.

 

Free!: Dive to the Future - Primeiras impressões - Makoto

 

Free!: Dive to the Future e a sua ligação com High☆Speed!: Free! Starting Days

E é aqui que a coisa complica e uma nova premissa tem início. A coisa complica porque não assisti ao filme High☆Speed!: Free! Starting Days e o enredo gira em torno do “reencontro” com Asahi Shiina e Ikuya Kirishima, parceiros de competição nas provas do segundo ciclo de Haru e Makoto.

Enquanto que Asahi recebe e é recebido de braços abertos por Haru, Ikuya parece ser uma ponta solta na vida de Haru tal como Rin outrora o foi.

 

Free!: Dive to the Future - Primeiras impressões - Ikuya

 

Algo se passou entre eles no passado e cabe a esta temporada deslaçar o que de menos bom se criou durante a infância de Haru.

Honestamente muita coisa me passou ao lado neste primeiro episódio, sobretudo no que diz respeito à personagem Ikuya. Claro que pode ter sido a intenção do autor criar esta onda de confusão e mistério em torno deste personagem, tal como aconteceu com Rin na primeira temporada. Ainda assim, não achei que fosse algo de too much ou sem sentido, apenas aguça a curiosidade do espetador ao ponto que quer ver e saber mais!

 

Free!: Dive to the Future - Primeiras impressões - Encontro Haru com Ikuya

 

Pessoalmente irei assistir de imediato ao filme, não só porque estou curiosa em relação a estas personagens, mas também porque quero compreender até que ponto as informações do filme são essenciais para entender a história.

 

Free!: Dive to the Future – Um sem número de personagens!

Free Drive to the Future é uma sequela direta e tenho-vos a dizer que é preciso estarmos com a história e seus intervenientes em mente para conseguirmos acompanhar a quantidade absurda de personagens, relações e ligações entre elas!

De um lado temos a Iwatobi High School Swim Club, com Nagisa, Rei e Gou a continuarem o clube de natação; por outro lado temos a ex-escola de Rin, a Samezuka Academy Swim Club, onde ainda permanecem associados Sousuke e Nitori.

Para melhorar, Rin continua no ativo na série mesmo no estrangeiro!

 

Free!: Dive to the Future - Primeiras impressões - Rin

 

Ou seja, temos tantas frentes de história, com tantas personagens que sinto-me na necessidade de fazer um refresh!
Neste momento, Free! possui uma história muito extensa e com a sua complexidade. Não que tenha esperanças de que a narrativa seja algo de novo dentro do que tem sido trabalhado, contudo prevejo que será a temporada mais complexa e difícil de acompanhar!

 

Free!: Dive to the Future - Primeiras impressões - Iwatobi High School

 

Por um lado temos estas personagens todas, por outros temos a inserção de elementos da natação profissional. Começamos a ver a ligação dos treinadores, funcionamento da seleção dos melhores atletas, os “olheiros”, os jornalistas por detrás das competições, etc.
Ou seja, acredito que gradualmente esta obra se torne cada vez mais numa série sobre desporto.

 

Free!: Dive to the Future - Primeiras impressões - haru na agua

 

Kyoto Animation being Kyoto Animation

Para melhorar, a KyoAni continua a fazer o seu trabalho, sempre linda e maravilhosa!

Não há dúvidas de que se trata de um dos melhores estúdios de animação do Japão e, mesmo com toda a popularidade e vendas garantidas da franquia, não se desleixou na qualidade visual e de animação.

A água continua a dar vontade de a beber e a anatomia dos atletas continua a ser algo de transcendente.

 

Free!: Dive to the Future - Primeiras impressões - Haru x Makoto

 

Free!: Dive to the Future – Opinião

Em suma, continua a ser um anime para os fãs da franquia com tudo o que a caracteriza. No entanto, reforço que devem mesmo recordar-se muitoooo bem sobre tudo e todas as personagens que fizeram parte de todos as interações, competições e afins.
O que me parece obrigatório é assistir ao filme High Speed! Free! Starting Days sob o risco de ficarem sem entender muita coisa – tal como fiquei.
À partida, nesta temporada, irmãos de personagens secundários e pequenos intervenientes do passado regressam em força para esta terceira temporada de Free!

Se apenas assistiram às séries televisivas sugiro fortemente a tirarem um tempinho e verem tudo o que já foi feito da franquia. Acredito que valha a pena e, pelo menos, irá facilitar-vos muito a vida!

 

 

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.