Fruits Basket: The Final – Primeiras Impressões

por Beatriz Ribeiro
Fruits Basket: The Final - Primeiras Impressões
  • Título: Fruits Basket: The Final
  • Adaptação: Manga
  • Produtora: TMS Entertainment 
  • Temporada: Primavera 2021
  • Género / Demografia: Slice of Life, Comédia, Supernatural, Shojo, Drama, Romance

 

Fruits Basket: The Final – Primeiras Impressões

Já preparam a vossa caixinha de lenços e o balde de gelado? Se não, está na hora, porque chegou a temporada final deste anime que tem um lugar tão especial no meu pequeno coração. Enquanto ávida leitora do manga, posso apenas dizer que esta temporada tem tudo para ser a melhor temporada do anime. Aliás, Fruits Basket já demonstrou ser um anime que, sendo consistente, parece melhorar à medida que a história avança. Tal como Attack on Titan, Fruits Basket, à sua maneira, prepara-se para destruir os nossos corações com um overload de emoções complexas, como só este anime sabe fazer.

 

Completamente viciada com a música

A banda sonora normalmente é algo que analiso em último lugar, mas a qualidade desta opening e deste ending merecem o spotlight. Fico sempre em pulgas para ver como é a opening, mas esta superou as minhas expectativas elevadíssimas. “Pleasure” por WARPs Up já está na minha playlist como favorita. Com umas beats de K – Pop muito catchy, simplesmente amo esta música, já para não falar dos visuais hiper-realistas que a acompanham e que são de cortar a respiração. Devo dizer que esta é a minha opening favorita do anime até agora.

 

Fruits Basket: The Final - Primeiras Impressões

Fruits Basket com esta opening disse: ” Se a Unfotable consegue nós também conseguimos”

 

A ending, “Haru Urara” por GENIC, tem aquelas vibes de shojo mesmo on point. Mas o que me tirou (mais uma vez) a respiração, foram as ilustrações lindíssimas da mangaká Takaya Natsuki. Enquanto fã babada do manga, apreciei imenso que a produção do anime fizesse esta homenagem, mais que merecida, à autora.

No que toca a animação, não tenho nada a apontar. O modo como se mantem coerente e de alta qualidade ao longo de tantos episódios é, sem dúvida, um dos aspetos visuais mais positivos da série. Apesar de ter sido produzido em menos de um ano, os animadores de Fruits Basket sabem claramente o que estão a fazer.

 

É difícil ser Deus, certo Akito?

Uma das personagens mais controversas deste anime é, sem dúvida, Akito. Depois da bomba que levamos no final da segunda temporada, começamos a ver a história mais da perspetiva desta personagem. Se até agora, Akito era o objeto de ódio e a fonte de todos os males neste anime, considero que já é tempo de entender a complexidade desta personagem que é muito mais do que aparenta ser.

 

Fruits Basket: The Final - Primeiras Impressões

Talvez a pessoa que mais precisa de terapia na família Soma é Akito, e rápido.

 

Aliás, após a introdução de Ren, a mãe de Akito, acho que temos mais peças para compreender Akito enquanto ser humano vítima de si mesmo. Não se trata aqui de perdoar ou não esta personagem pelo que fez, mas sim de a tentar compreender e vê-la com novos olhos. Aliás, Fruits Basket e toda a sua “filosofia”, tem por base este olhar por dentro e olhar de novo para mudar julgamentos previamente tecidos, e Akito não é exceção.

 

Os problemas de alma de Kureno

Kureno é uma enciclopédia de tudo o que tem a ver com a maldição / promessa dos animais do Zodíaco. E a coisa é muito mais complexa do que parece. Será a conexão entre Akito e os animais pura ou artificial? Akito insiste que é algo natural que os une a todos, mas pelo testemunho de Kureno, parece tudo menos natural.

 

Fruits Basket: The Final - Primeiras Impressões

O meu amigo Kureno tem que começar a pensar nele mesmo e fugir de gente abusadora. Please

 

O que há de natural em saber que uma mulher está grávida com a criança que será o dito Deus, antes da própria mãe? Tal como Kureno refere, é o espírito do Zodíaco, algo separado dele e que é exterior a si mesmo, que lhe provoca estes sentimentos tão fortes, quase premonitórios. Porém, Kureno especifica que a escolha de ficar junto de Akito é algo que ele escolheu de livre vontade. Mas será mesmo?

 

A festa de pijama na casa de Hanajima

Tohru armou-se em casamenteira e a coisa deu para o torto. Felizmente, a nossa bruxa goth favorita Hanajima tem sempre a maravilhosa capacidade de sentir “as ondas” dos sentimentos de Tohru para a salvar quando ela mais precisa. Apesar de Hanajima ser, essencialmente uma personagem de comic relief , adoro o quanto ela se preocupa com Tohru, e a mini festa de chá / pijama improvisada que ela arranjou para a consolar foi mais um momento de sacar o lencinho de assoar e chorar.

 

Fruits Basket: The Final - Primeiras Impressões

Solidariedade entre amigas que têm uma queda por homens possuídos por espíritos de animais.

 

Tenho é pena de Arisa que, no meio disto tudo, teve logo que se ir apaixonar por Kureno, um dos homens mais enigmáticos e complexos da problemática família Soma. Mas tudo acaba bem quando as nossas meninas se juntam numa girls party para falarem das crushes enquanto bebem chazinho, e a amizade entre elas é o que prevalece sempre. O irmão de Hanajima tem razão, às vezes o amor é mesmo cansativo, e uma soneca faz sempre bem.

 

Fruits Basket: The Final – Primeiras Impressões

Potencial

 

Fruits Basket nem necessita de um vibe check em termos de potencial. À medida que cada temporada passa, a história encaminha-se inevitavelmente para o seu final, e a tensão que tem sido construída ao longo de tantos episódios está prestes a desabar sobre nós. Tendo em conta as temporadas anteriores, acredito no profissionalismo que a TMS Entertainment tem demonstrado e espero, dos profissionais envolvidos nesta produção, algo digno de ovação de pé.

Fruits Basket: The Final não é só um anime obrigatório para todos os fãs leais desta série. É o desfecho de uma obra que não me farto de gabar, pelo modo como trata a complexidade das emoções humanas de forma tão bela e puramente simples. Apesar do passar dos tempos, Fruits Basket mantém a sua essência e importância, tocando os corações daqueles que, tal como eu, tiveram a sorte de se cruzarem com esta narrativa comovente. Agora que estamos tão perto do fim, está na hora de viver ao máximo todas as lições de vida que este anime tem para oferecer.

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.