A 30ª edição do Tokyo International Film Festival (TIFF) teve um painel com Fumihiko Sori (Ping Pong, Vexille), realizador da adaptação live-action de Fullmetal Alchemist, onde, claro, falou sobre o filme, principalmente sobre tópicos que têm sido controvérsia por todo o mundo.
Fullmetal Alchemist live-action – Realizador explica Elenco exclusivamente Japonês
[映画ニュース] 「鋼の錬金術師」曽利文彦監督が説く、オール日本人キャストの必然性 https://t.co/27KVbfHGVo #東京国際映画祭 #TIFFJP pic.twitter.com/hnPUHePjjv
— 映画.com (@eigacom) 31 de outubro de 2017
Enquanto que a narrativa do manga original se desenrola em países e culturas com inspiração Europeia, o elenco desta adaptação live-action é todo japonês. Sori falou sobre o assunto e abordou as razões da escolha:
O coração do manga é japonês, a relação que o Ed tem que o Al é também muito japonesa. Até pode ser possível recriar esta produção com visuais perfeitos numa produção grandiosa de Hollywood, mas o coração tem que permanecer. Acho que temos que escolher qual a parte que queremos dar prioridade: o coração ou a estética? Nós optamos por focar na alma da obra, e chegamos à conclusão que seria muito difícil retratá-la sem ser com atores japoneses.
O visual principal foi filmado em Itália. Lá existiam muito fãs da série que mostraram que preferiam que as personagens fossem interpretadas por atores japoneses, afirmando “porque é conteúdo Japonês”. Ao deixar a produção exclusivamente japonesa temos liberdade para estar em contacto direto com os criadores originais, obtendo um resultado que mantém o respeito pela obra original.
Nós mergulhamos nas características que apenas os live-action podem trazer. Uma vez que se trata de um drama humano, não existe razão nenhuma pela qual atores não os possam interpretar. Ainda que tudo seja um mundo imaginário, o significado pode ser retratado por atores reais.
https://www.youtube.com/watch?v=SHDee3596Ig
Como já foi noticiado, a voz do Al, no filme, é interpretada pelo ator de 21 anos, Atom Mizuishi, que foi originalmente contratado para fazer apenas motion capture para a personagem.
No início o plano era ter alguém muito famoso a dar a voz ao Al. Mas a interpretação por motion capture de Atom Mizuishi numa cena de luta foi incrível, e o diálogo entre ele e Ryosuke Yamada foi perfeito tendo em conta a química entre Al e Ed, que não tivemos coragem de o substituir. Tive que persuadir e pedir muitas desculpas para o conseguir manter no elenco.
O anime também foi baseado no manga, e este filme não é uma adaptação do anime. Nós tivemos que criar estéticas completamente novas. Nós criamos novas sugestões, se o público as aceitar, então seguiremos para um novo filme de Fullmetal Alchemist.
Fullmetal Alchemist – Quais são as Personagens mais Populares?
Fullmetal Alchemist live-action – Seiji Mizushima critica Adaptação
Fullmetal Alchemist Live Action Revela Trailer
Concordam com as razões do realizador?
Fonte: Crunchyroll