O estúdio por detrás dos célebres Neon Genesis Evangelion, Gunbuster, Nadia – The Secret of Blue Water, e Kare Kano não só diminuiu a quantidade de títulos produzidos como também está a reduzir o espaço do local de trabalho. A companhia de animação foi realocada para o “Hattori Building” em Musashino (Tokyo), no passado mês de outubro. Ao contrário do seu antigo estabelecimento, este novo escritório possui mais de 45 anos de existência.
De acordo com o jornal Mainichi Shimbun a Gainax tinha, em julho de 2016, aproximadamente 2 milhões de euros em lucro mensal, que é um décimo daquilo que ganhava há cinco anos atrás. Cada vez tem menos produções, menos lucro, e agora mudou-se para um local claramente menos custoso, o que demonstra a contenção de custos que estão a realizar.
Para já ainda não existe nada que indique falência, e claramente estão a tentar evitá-la ao máximo.
Além disto, a Gainax, também se ramificou por outros caminhos e locais, entre eles temos uma cultivação de tomates, uma escola especializada para estudantes e um museu. Gainax studio offshoots, Gainax West, Yonago Gainax, e a Gainax Fukushima têm-se mantido ocupados em produzir material promocional para cidades e companhias, como por exemplo o TOHO Bank.
Hideaki Anno e o atual presidente da Gainax, Hiroyuki Yamaga, foram amigos e colegas de escola na Universidade de Artes de Osaka. Eles os dois, juntamente com Toshio Okada, Yoshiyuki Sadamoto, Shinji Higuchi, Yasuhiro Takeda, e Takami Akai, co-fundaram a Gainax em 1985, inicialmente designada como Daicon Film (pelas curtas-metragem que produziram para as convenções de sci-fi Daicon III e IV). Enquanto Hideaki Anno esteve pela Gainax realizou não só o clássico Neon Genesis Evangelion, mas também Gunbuster, Nadia – The Secret of Blue Water e Kare Kano.
Em 2007 deixou o estúdio e foi quando fundou os Studio Khara, que desde esse momento que se encontram em ascensão. Começou por desenvover os novos filmes de Evangelion, em colaboração com a Gainax, e recentemente dirigiu Shin Godzilla juntamente com o co-fundador da Gainax: Shinji Higuchi.
De acordo com informações recentes, Khara e Gainax possuem um acordo no qual os Studio Khara têm que receber uma percentagem dos lucros ganhos pela Gainax relativamente aos trabalhos e propriedades pertences a Hideaki Anno. Khara alega que a Gainax se encontra atrasada nestes pagamentos e, além disso, emprestou-lhe para cima de 100 milhões de iene em agosto de 2014, que ainda não foram repostos. Neste momento a Gainax encontra-se a ser processada pela Khara.
Também com ligação a esta pequena controvérsia, a Gainax West tweetou que não está relacionada com o aspeto monetário da Gainax, ou seja, possuem uma relação capital nula, e como tal o processo jurídico não lhe afeta em termos práticos. Porém, afirmam que esta situação não lhes é indiferente e que estarão sempre em parceria com a Gainax.
Hiroyuki Yamaga falou sobre o assunto onde pediu desculpa não só às filiais Gainax, como também a toda gente a quem esta situação está a causar transtorno. Ele assegura que toda gente, dentro da Gainax, está a trabalhar de encontro a re-organizar e gerir todas as operações para que possam voltar à sua forma original. O objetivo é claro: voltar, passo a passo, a produzir novas animações que sejam adoradas por todos.
Também deverás gostar de:
Hideaki Anno em 1984 – Adversidades e Falta de Meias
Último Filme Rebuild of Evangelion em Desenvolvimento
Hideaki Anno pede Desculpa pelo atraso de Evangelion
Fonte: Anime News Network