Gangsta. | Primeiras Impressões

por João Simões
Título: Gangsta. Adaptação: Original Estúdio: Manglobe (Ergo Proxy, Samurai Champloo) Géneros: Drama, Ação e Seinen Ficha Técnica: Disponível   Opening "Renegade" - STEREO DIVE FOUNDATION https://www.youtube.com/watch?v=ITOmVcOzfCo     Gangsta. | Enredo Crimes organizados, famílias perigosas , interesses monetários, redes de prostituição e uma cidade corrupta. É esta a fusão de temáticas que dá origem à…

Gangsta.

Enredo - 7
Personagens - 7.3
Produção Visual - 7.8
Banda Sonora - 7

7.3

Potencial

Pontos Fracos: Quedas mínimas na qualidade de animação.

Pontos Fortes: Apresentação. Personagens. Realização.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 2.7 ( 1 votos)
7

Título: Gangsta.
Adaptação: Original
Estúdio: Manglobe (Ergo Proxy, Samurai Champloo)
Géneros: Drama, Ação e Seinen
Ficha Técnica: Disponível

 

Opening

“Renegade” – STEREO DIVE FOUNDATION

https://www.youtube.com/watch?v=ITOmVcOzfCo

 

 

Gangsta. | Enredo

Crimes organizados, famílias perigosas , interesses monetários, redes de prostituição e uma cidade corrupta. É esta a fusão de temáticas que dá origem à premissa de Gangsta. Todas elas são por si só pesadas, ainda assim, vê-las tratadas, retratadas e adaptadas pela Manglobe, dá-lhes contornos ainda mais sólidos.

 

Gangsta crime organizado

 

São problemáticas relativamente comuns no mundo cinematográfico, mas incrivelmente raras no mundo do anime. É difícil encontrar exemplos, sejam eles bons ou maus (quando comparado a outros temas). Não obstante, Gangsta. consegue agarrar a nossa atenção desde o primeiro ao último minuto, através de constante conteúdo de qualidade. O enredo para já não mostra muito, mas tendo em conta o historial da Manglobe, provávelmente será algo episódico, com casos diferentes, mas sempre com uma linha narrativa de episódio para episódio. Linha esta, que por norma se encontra agarrada às personagens em si, sejam objetivos ou problemas, ou outra coisa qualquer.

 

Gangsta Enredo

 

Dito isto e para obter um resultado acima da média neste tipo de premissa, são necessárias personagens fortes como requisito principal, que consigam conduzir, desenvolver e principalmente encarnar o enredo. Estas por enquanto já demonstram força e originalidade, com traços de potencial capazes de produzir um bom retrato.

 

Gangsta Policia

 

Gangsta. | Ambiente

Apesar da Manglobe já nos ter fornecido obras de qualidade técnica superior (Ergo Proxy e Samurai Champloo, por exemplo), Gangsta. fica um pouco abaixo do esperado em determinados aspetos, nomeadamente na fluidez da animação. Não obstante, esta é bastante consistente tendo mais altos que baixos, e uma vez que este é o primeiro episódio a margem de progressão é imensa.

 

Gangsta Violencia

 

A realização é de topo de início ao fim, conseguindo escrever uma linguagem visual tão eloquente, que apoia a narrativa a mais de 200%. Todos os pormenores visuais guiam os nossos olhos para um melhor entendimento da história, que as personagens nos estão a contar.

O ambiente e cenário tiveram um grande cuidado na elaboração, dando origem a uma atmosfera completamente apropriada e fidedigna tendo em conta o tipo de enredo que estão a transmitir. Denota-se ainda uma banda sonora extremamente adequada mas ainda pouco audível em determinados momentos, o que também espero que seja limado nos episódios que se seguem. Também é algo que só será devidamente medido com mais exposição à obra.

 

Gangsta animacao

 

Dou o maior ponto da qualidade do ambiente ao ator vocal da personagem principal. Acho que é a primeira vez que vejo em anime uma personagem surda a ser retratada, o que de forma isolada é um ponto positivo. Mas quando ouvimos pela primeira vez a interpretação que lhe é dada, é algo arrepiante e fenomenal. Mas é daqueles momentos que não se explicam, vejam por vocês!

 

Gangsta. | Potencial

Em suma para os interessados neste tipo de temáticas do submundo criminal, é algo interessante, até porque é uma narrativa relativamente rara de surgir no mundo do anime e manga. Se são fãs dos estúdios, é mais uma razão para pelo menos tentarem os três primeiros episódios. Se gostaram do primeiro episódio, as coisas tendem a melhorar e a aquecer de forma progressiva.

Tem potencial para ser uma grande obra, aliás, no caso de florescer no sentido certo poderá ser uma obra que vai marcar a “redenção” dos estúdios na sua situação contemporânea (quem acompanhou Deadman Wonderland sabe do que falo), e também com força suficiente para se destacar na temporada mais quente do ano!

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.