(G)I-DLE – EP “I MADE” Análise K-Pop

por Baltas
(G)I-DLE - EP "I MADE" Análise K-Pop

Chegamos à altura de mais uma análise de álbuns de K-pop! Como já explicado no artigo anterior, esta análise é feita aos olhos de um ouvinte e apreciador de K-Pop. Não sou músico, nem tenho qualquer formação em música.

Nesta análise irei dar a minha opinião quanto às várias músicas presentes neste EP e, caso haja, do MV da música. Após a análise individual a cada música, será feita uma geral do mesmo.

Neste artigo, o EP selecionado é o “I MADE” das (G)I-DLE.

 

(G)I-DLE – EP “I MADE” Análise K-Pop

(G)I-DLE - EP "I made" Análise K-Pop

 

01. Señorita

 

A faixa principal deste EP é mais um jackpot por parte das (G)I-DLE. Desde a sua estreia que todas as 3 músicas principais (se contarmos o single “HANN”) têm sido absolutos hits! Continuando a este ritmo, as (G)I-DLE vão dar cartas e estarão a ser faladas como um dos principais grupos femininos dos dias de hoje, no K-Pop.

Penso que o acréscimo de uma batida mais latina, devido à implementação das castanholas, um bass profundo e poderoso que acompanha a música toda e das trompetes é soberbo e é também auxiliado por um MV de grande qualidade, dando bastante tempo de vídeo a todas.

Não posso dizer o mesmo quanto à distribuição das “falas”, pois penso que a grande prejudicada deste MV é, sem sombra de dúvidas, a Shuhua. Tem um tempo demasiado curto e, honestamente, nem considero a parte dela, uma parte em que ela cantasse mesmo… Foi mais acompanhar o ritmo da música. Considero este o único ponto negativo desta faixa.

Do meu ponto de vista, o concept de girl crush encaixa na perfeição nas (G)I-DLE e este MV é a prova da utilização disso mesmo.

Gosto bastante da coreografia, pelo menos da parte que me foi possível ver no MV (não procurei mais do que o que vi no vídeo).

Acho que o marketing feito neste vídeo à marca Kaja, marca esta que parece que tem uma espécie de parceira com as (G)I-DLE, é até bem pensado. Não é feito em demasia nem abusivamente. Penso que está bem enquadrado com os cenários que dão prioridade a mostrar a imagem de cada membro, que consegue misturar o seu visual com o uso dos cosméticos como adereço.

 

02. What’s Your Name

 

O efeito de eco dado ao instrumental, penso que dá uma boa profundidade mas acho que “abafa” um bocado as vozes delas. Não tenho a certeza se essa parte foi bem regulada, por parte da equipa de produção/composição da música.

Penso que a implementação de uma bateria (pelo que me parece) nesta música é boa, mas considero esta bateria muito alterada ou até mesmo feita em computador, na produção ou elaboração da faixa. Talvez uma bateria real também tivesse ficado bem. Esta música depende muito de uma batida mais eletrónica, tendo aquela parte da bateria como algo diferente, no entanto considero-a uma boa b-side.

Apesar de ser uma música com um bom ritmo, que não é nada calmo mas também não é extremamente acelerado ou um ritmo específico para uma faixa de dança ou de festa, penso que tem um tom mais obscuro que a torna interessante.

 

03. 싫다고 말해 (Put It Straight)

 

Sem sombra de dúvidas, a música começa com, para mim, a maior surpresa que eu podia apanhar, a Soyeon a cantar e tenho a dizer que foi fantástico. Aliás, esta pareceu-me uma espécie de uma mescla de rap e cantar.

Esta faixa tem um tom bastante sombrio, obscuro, mais triste… mas está muito bom! É uma espécie de balada e se for este tipo de baladas que as (G)I-DLE nos querem dar, por favor, que façam imensas. Está fantástica a canção!

Apesar das suas “falas” não variarem muito, penso que, nesta faixa, já foi dado o devido respeito à Shuhua, tendo ela ficado encarregue do refrão que interpretou de forma incrível. A forma como ela consegue atingir as notas altas e a diversificação das mesmas, é de fazer uma vénia.

 

04. 주세요 (Give Me Your)

 

Nesta música, a letra reflete um amor que sabe a pouco, vindo daquela pessoa que interessa às raparigas. Elas pedem mais atenção, que lhes seja dado mais amor e carinho mas sentem-se um pouco envergonhadas e um pouco na dúvida de como surgiu este amor por parte da pessoa de quem elas estão interessadas. Apesar de tudo, elas agradecem este afeto demonstrado.

Podemos presenciar mais uma faixa em que a Soyeon canta! Peço desculpa por estar a focar-me muito na Soyeon a cantar, mas é algo que me fascina imenso. Nunca pensei que ela tivesse uma voz tão agradável, não menosprezando as outras membros que têm, cada uma, vozes absolutamente deslumbrantes.

Acho que esta música não teve uma parte específica em que existisse um rap que fosse mesmo considerado rap assim de caras e considero que isso é bom para trazer alguma diversidade às músicas, para mudar um pouco as coisas.

 

05. Blow Your Mind

 

Esta faixa, se não estou em erro, foi composta pela Minnie.

Penso que a música começa de uma boa forma, ao mostrar as diferentes notas que as membros conseguem atingir. Nos primeiros segundos, verificamos vozes muito profundas, que passado pouco tempo muda para as vozes em notas mais altas, algo que já se torna “normal” e as (G)I-DLE nos habituaram.

Adoro o rap da Soyeon que cada vez se mostra mais e mais como uma rapper de topo e que graças a esta nova oportunidade neste grupo, está a ter a possibilidade de mostrar os seus dotes e de mostrar a toda a gente que ela é, na minha opinião, uma das melhores rappers femininas, na atualidade do K-Pop.

Deslumbrou-me completamente o facto deste MV ter sido criado e gravado na sua totalidade, pelas membros do grupo! Acho que isto demonstra confiança por parte da agência nas raparigas, algo que é bom, sem dúvida, e mostra também a boa relação que parece existir entre o grupo e a empresa.

Neste vídeo podemos ver uma mistura de vários cenários. Alguns momentos engraçados, alguns sérios, a mostrar todos os dotes de visuais que todas as membros possuem (considero todas as membros, sem sombra de dúvida, grandes visuais), e momentos de festa e alegria entre todas. Penso que todos estes momentos foram propositados por parte das membros, para dar outra percepção ao vídeo.

 

O EP a Nível Geral – Conclusão

Tenho de aplaudir as (G)I-DLE por este grande EP. Até agora, é o meu “álbum” favorito deste grupo. Está um trabalho feito de uma forma espetacular.

diversidade no estilo das músicas, há diversidade na forma como as membros cantam, em que se pode verificar elas a dar uso a vozes mais profundas, como a atingir notas bastantes altas. Os dois MVs da faixa principal “Señorita” e da faixa composta pela Minnie, a “Blow Your Mind”, apesar de serem bastante diferentes, estão ambos muito bons!

Temos também uma balada, ou algo semelhante a isso na “Put It Straight” que está incrível. Há de tudo neste EP. Dentro de pouco tempo, as (G)I-DLE irão regressar com mais música que é literalmente “música para os nossos ouvidos” e se for tão boa quanto a qualidade de som que estas raparigas nos têm habituado, preparem-se porque vai ser BOM!

 

As minhas músicas favoritas?

  • Señorita
  • Put It Straight
  • Blow Your Mind

 

E vocês, o que acharam deste EP? Quais foram as vossas músicas preferidas? Comentem abaixo!

 


>> Clica aqui para saberes todas as Novidades sobre as (G)I-DLE <<


 

>> Para mais notícias e artigos sobre K-pop, clica AQUI

 


Artigos relacionados

(G)I-DLE lançam Primeiro Teaser de Comeback em Junho 2019

Top Grupos Mais Reputados de Junho 2019 – KPOP

Ídolos que seriam Bons para a Casa Slytherin – Kpop


 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.