A temporada de outono do ano transato trouxe-nos obras dos mais variados temas. Ainda que grande parte delas tenham sido mais do mesmo, mudando apenas as personagens e um pouco do enredo. Contudo, entre as poucas fora do comum esteve Gin no Saji. Um anime mais direcionado para a agricultura/vida no campo, permitindo-nos conhecer um pouco melhor a vertente mais “rural” da nossa sociedade nos tempos modernos. Será que vais ficar surpreendido?
Gin no Saji – A História
Yugo Hachiken é um jovem rapaz que, por estranho que possa parecer, a sua vontade é estar longe da família. Por essa razão, Hachiken decide transferir-se para uma escola de agricultura situada bem longe dos seus parentes.
Além do mais, Yugo sempre obteve excelentes notas escolares e portanto, no seu pensamento, a mudança para uma escola um pouco diferente daquilo que são os estabelecimentos de ensino tradicionais não lhe parece ser de todo um problema. Ora acontece que o rapaz não podia estar mais enganado. Se na parte da Matemática e de outras disciplinas comuns Hachiken vai manter o nível, o mesmo não se pode dizer dos trabalhos práticos e das matérias mais específicas do curso. Hachiken vai rapidamente perceber que afinal a vida no campo tem muito que se lhe diga, e que por vezes pode ser muito cruel.
Perante tudo isto, e sem vontade nenhuma de voltar para perto da família, será Yugo capaz de resistir e de se afirmar no mundo rural?
Gin no Saji – Ambiente e Enredo
Como a introdução a esta análise já deu a entender, Gin no Saji decorre maioritariamente num ambiente rural. Ou seja, os animais, os espaços verdes e as paisagens naturais são uma constante. Este aspeto acaba por funcionar de uma maneira positiva e negativa ao mesmo tempo. Desde logo pode afastar os espectadores que não se identificam nem se interessam por este tipo de ambientes. Por outro lado, pode acabar por atrair muita gente por ser algo que hoje em dia pouco se vê e se dá atenção. Há muito que o mundo rural foi em grande parte esquecido, sendo que a população mais jovem mal sabe o que é isso.
Na verdade, mesmo para os adultos, as peripécias relatadas, por mais que estejam ligadas a uma obra de ficção, demonstram aquela que é por vezes a realidade cruel da vida no campo que poucos imaginam. Em causa está a matança dos animais que desde logo são criados e alimentados para mais tarde fornecerem a melhor carne ao Ser Humano ou outro tipo de alimentos que a gente aprecie e necessite. A revolução industrial já se deu há muitos anos atrás e, ainda que possa não ter sido no imediato, a mesma atingiu a vida no campo. ainda que por vezes seja difícil deduzirmos isso.
No fundo, nós, espectadores, rapidamente nos identificamos com o protagonista da história, Yugo Hachiken. A dificuldade que ele tem em integrar-se no mundo rural é a mesma que nós, cidadãos desta sociedade envolta em tecnologia, teríamos se fossemos transportados para este plano mais “verde” e mais animal. Facilmente se percebe que este é o grande foco da própria produção, uma vez que não há grande ligação entre os vários episódios, sendo mais importante abordar assuntos e peripécias interessantes em cada capítulo. O suspense dos acontecimentos não é criado aos poucos e poucos, até porque a série é curta, mas sim no momento exato de cada história apresentada.
Relativamente à banda sonora, essa não encanta nem desilude. Simplesmente passa despercebida em grande parte dos momentos. Também não existem aqueles momentos épicos em que a oportunidade do som se sobressair é maior. Daí até ser “natural” o facto de passar despercebida.
Gin no Saji – As Personagens
Esta primeira série de Gin no Saji (Silver Spoon) é curta e isso reflete-se no conhecimento das personagens que também é um pouco limitada. Todavia, há duas que são dignas de serem aqui referenciadas. Falo de Yugo Hachiken e Aki Mikage.
Refugiado numa escola de agricultura para evitar o contacto com os próprios pais, Yugo Hachiken é um rapaz frontal, sincero e inteligente. Isto é comprovado pelos discursos proferidos por ele, após enfrentar situações difíceis na vertente rural e pela facilidade que tem em disciplinas gerais como é o caso da matemática. O seu grande problema está mesmo na prática laboral e no conhecimento das matérias associadas. Algo perfeitamente compreensível tendo em conta as suas origens citadinas.
Aki Mikage, à semelhança da maioria dos estudantes da escola, sempre levou uma vida de campo e de contacto com o mundo animal, visto que os seus pais sempre fizeram deste “universo” a sua profissão. Apesar desta ligação, tal não significa que no futuro a jovem queira assumir o negócio dos pais. Até porque, mais do que a agricultura no geral, a sua maior paixão está direcionada para os animais. Concretamente para os cavalos, fazendo mesmo parte do clube equestre da escola.
Gin no Saji – Juízo Final
Resumindo, esta é uma série que pode ser bastante atrativa para aqueles que se interessam minimamente por saber como é o dia a dia no mundo rural e por perceber de que modo é que a tecnologia é empregue neste tipo de trabalhos. Mais ainda, aqui dá para perceber que, tanto nas quintas como noutros locais de criação de animais, o objetivo desde início é criá-los de forma a que estes nos possam alimentar da melhor maneira no futuro. É a lei da sobrevivência e do mais forte!
Gin no Saji é capaz de deixar satisfeito os espectadores que se enquadrem no parágrafo acima, pois todos os outros estão sujeitos a que o anime lhes passe ao lado. Todas as peripécias, histórias e momentos de comédia estão associados ao tema da série que, diga-se, é pouco comum nos dias de hoje, o que desde logo também valoriza um pouco esta produção a cargo da A-1 Pictures.
O facto de conter apenas 11 episódios deixa vários pontos por explorar de forma significativa. Por exemplo, a maneira de ser de algumas personagens importantes. Assuntos interessantes relacionados com o tema que foram mencionados de forma fugaz. E ainda o passado de Hachiken.
Se após esta leitura ficaram minimamente interessados, então deem uma oportunidade a Gin no Saji. Até porque uma segunda temporada foi recentemente transmitida e poderá ter subido um pouco o grau de qualidade da obra. Fica a dica e a promessa de análise à sequela em breve!
Gin no Saji – Trailer
Análises
Gin no Saji
Uma série que, acima de tudo, explora o dia a dia do mundo rural, desde o processo académico ao laboral, trazendo ao de cima o domínio do Ser Humano perante os restantes animais.
Os Pros
- A premissa da história.
- Arte e coloração.
Os Contras
- Nada de relevante a registar.