Já alguma vez repararam como novos fãs de anime parecem gostar de tudo? Quando alguém começa a ver anime parece que gostam de tudo, de séries fantásticas que toda a gente adora, a porcaria que ninguém quer ver.
Porquê? Bem (isto vindo de alguém que já assistiu a este padrão várias vezes) é possível que seja por ser um novo meio artístico que nunca viram. Os elementos que anime traz são tão diferentes daquilo a que estão habituados que pode parecer tudo revolucionário e incrível. Há uma razão para Highschool DxD e To-Love Ru terem uma data de temporadas, enquanto o meu precioso Baccano! só teve direito a uma (sim, continuo amargurado). Dito isto, não há desculpa nenhuma para o vosso Gosto não evoluir.
Isto aplica-se àquilo que vêem no cinema, na televisão e aos livros que lêem e por isso deve também aplicar-se a anime. Irrita-me profundamente quando quero falar de anime com alguém e as respostas que recebo envolvem combinações das palavras “Sword Art Online, Death Note, Shingeki no Kyojin, Fullmetal Alchemist”. Não estou a dizer que essas séries são más… Ok, não estou a dizer que três dessas séries são más, mas há mais neste mundo para além da anime da temporada que toda a gente está a seguir.
Gostos devem Evoluir!
Atrevam-se a experimentar! Atrevam-se a ver outras coisas! E, acima de tudo, procurem evoluir a forma como olham para anime e para a anime que querem ver. Todos nós somos culpados de ver porcaria. Aliás vou pôr-me na boca do lobo e admitir uma coisa: havia uma altura na minha vida em que eu gostei de Sword Art Online. Sim, eu sei, é inconcebível que o dono do bom gosto em anime pudesse possivelmente gostar de SAO mas é verdade. Eu era mais novo, a Suguha tinha mamas, não havia muita anime em que o casal se juntasse cedo… Foi uma fase. Mas, e isto vale a pena dizer, eu evolui para além disso. Eu vi outras coisas, analisei e pensei sobre outras coisas e, quando voltei a SAO para matar saudades, reparei numa ou duas (ou vinte) coisas más sobre a série.
Mas isso é bom.
Não faz sentido agarrarmo-nos ao passado e não faz sentido vivermos num mundo onde gostamos sempre da mesma coisa. Isso chama-se viver numa bolha e as únicas pessoas que gostam de viver numa bolha, são pessoas que nunca viveram fora de uma bolha.
Então como é que podem remediar esta situação? Para começar, podem ver as análises que eu (e os outros escritores) faço para o site porque, como anteriormente estabelecido, eu sou o dono do bom gosto em anime. Podem ir ao Anichart, ver as animes da temporada e escolher alguma coisa que pareça diferente, que não tenham visto muita gente a discutir ou, se se estiverem a sentir corajosos, escolham alguma coisa que se calhar não vos é muito apelativa.
E, apesar do assunto de anime antiga ser o tópico de um artigo totalmente diferente, anime do início do século ou do século anterior pode ser uma boa forma de expandir horizontes e ver anime num contexto cultural diferente.
Sabem que mais? Até vos vou dar uma recomendação neste momento. Passei o fim de ano a ver uma anime chamada World Conquest Zvezda Plot. É sobre uma garota de cerca de 8 anos a tentar conquistar o mundo com a sua organização Zvezda e é um bocado esquisita. É engraçada, a animação é boa e não tenho andado a ver gente que chegue a recomendá-la. Ide ver.
Porque não há mal nenhum em gostar de Sword Art Online mas há mal em só se gostar de Sword Art Online.
Artigos Recomendados do mesmo Autor: