Título: Grand Blue
Adaptação: Original
Estúdio: Zero-G
Demografia | Género: Comédia, Seinen, Slice of Life
Primeiras impressões: Disponível
Houve alguns animes que desejei muito ver a sua adaptação e que tiveram o seu lugar na temporada de verão de 2018. Grand Blue estava na lista mas era de longe o preferido…
Se tiverem curiosidade podem ver a minha lista de sugestões completa aqui:
Recomendações Anime Verão 2018
Até que comecei a assistir e as minhas semanas foram recheadas de gargalhadas!
Grand Blue – Análise
Passado todo este tempo após ter terminado a série ainda consigo sentir os agradáveis arrepios capazes de eriçar os pêlos nos meus braços só de relembrar Iori e o seu rosto de quem vai fazer das suas.
99% Humor – 1% Mergulho
Vamos ser sinceros: não o vejam por causa do “tema” mergulho subaquático com garrafa. Não é sobre isso! Em boa verdade, apenas surgem algumas referências ao longo da série e um ou outro episódio mais focado nas regras deste desporto. Claro que há cenários lindíssimos e momentos cuja a informação é deveras interessante – para não dizer útil – mas não é o sumo da série. O sumo desta tem bastante mais álcool…
Bebedeiras, bebedeiras e mais bebedeiras…
Como seria uma vida universitária satirizada? Oh espera, vamos ver Grand Blue!
Confesso que para mim teve um gostinho especial assistir a alguma dessas cenas. Fui estudante universitária e acabei por presenciar algumas situações familiares com as de Iori, vê-las hiperbolizadas em pequeno ecrã foi de chorar a rir!
Lembro-me que tirei imensos prints e enviei a colegas meus da faculdade como conteúdo super “related” com x e y situações. Claro que não foram situações a se repetir, ou muito menos que sintamos orgulho de, mas damn, não é disso que Grand Blue se trata!
Grand Blue é uma comédia, é uma miscelânea de situações caricatas e abusos de álcool completamente desproporcionais que têm como objetivo divertir o espectador e não o influenciar para fazer o mesmo.
Antes de começarem a olhar de lado para toda esta descrição não, não precisam de ter passado por situações caricatas com os vossos seniores da faculdade para gostarem de Grand Blue.
A série é feita para todos gostarem dela! Todos os exageros, visuais e narrativos, são geridos com mestria, não fosse a direção a mesma que Gintama, o grande senhor do humor Shinji Takamatsu.
Não há uma “história” por detrás da franquia, não posso dizer que existe um fio condutor que não seja: miúdas, álcool e rapazes nus. Todavia, não é preciso muito mais para criar uma boa comédia que boas personagens e uma construção episódica de se tirar o chapéu.
Grand Blue – O segredo do sucesso
Em paralelo à qualidade escrita temos uma animação que condiz na perfeição com a dualidade de Grand Blue. De um lado paisagens deslumbrantes, do outro homens ridiculamente musculados ou cujas feições são dignas de um cartoon!
Ambas as vertentes são impecavelmente animadas e coloridas. Podemos dizer que o ambiente de Grand Blue possui personalidade própria!
Quem não se ri com faces como estas?
Cada exagero e emoção são representados no timing perfeito. O ritmo narrativo é desenvolvido para cada cena culminar num sketch cómico que serve de ponte para um determinado dilema. Nada é forçado, todavia os episódios e as situações também não estão/são intimamente ligados uns aos outros.
Da banda sonora destaca-se o voice acting. Afinal o forte de Grand Blue são as personagens, sem a incrível interpretação dos voice actors não teria metade do peso!
Grand Blue – Juízo Final
Se me apresentassem o plot e me mostrassem uma ou outra imagem/cena da série, seria provável que nem sequer começasse a assistir. Uma das características que mais valorizo num anime é o enredo. Se é original, forte, bem construído, etc etc. Todavia, em Grand Blue fui confrontada com uma vertente ao qual não estava muito familiarizada: a comédia.
A obra é sobretudo uma comédia, uma espécie de paródia adulto-juvenil cujo objetivo é entreter, algo que não estou familiarizada a assistir. Confesso que estranhei o conceito no início, mas neste momento posso afirmar: um anime de comédia pode ser considerado uma verdadeira obra prima!
Se fores como eu e não estás habituado(a) a este registo mas queres assistir a algo leve que te faça rir e descontrair, aposta em Grand Blue! Se és fã de comédia, obviamente este será um must see para ti!
Análises
Grand Blue
Do mesmo diretor que Gintama, eis uma comédia de nos fazer chorar a rir. Original, marcante, Grand Blue destaca-se pela sua personalidade própria.
Os Pros
- Comédia
- Personagens
- Ambiente
Os Contras
- Algum exagero e sob-exploração de temáticas