Grand Blue – Análise

por Raquel Cupertino
Grand Blue - Análise - foto de grupo

Título: Grand Blue
Adaptação: Original
Estúdio: Zero-G
Demografia | Género: Comédia, Seinen, Slice of Life
Primeiras impressões: Disponível

 

Houve alguns animes que desejei muito ver a sua adaptação e que tiveram o seu lugar na temporada de verão de 2018. Grand Blue estava na lista mas era de longe o preferido…


Se tiverem curiosidade podem ver a minha lista de sugestões completa aqui:

Recomendações Anime Verão 2018


Até que comecei a assistir e as minhas semanas foram recheadas de gargalhadas!

 

Grand Blue – Análise

Grand Blue - Análise - Protagonistas

 

Passado todo este tempo após ter terminado a série ainda consigo sentir os agradáveis arrepios capazes de eriçar os pêlos nos meus braços só de relembrar Iori e o seu rosto de quem vai fazer das suas.

 

Grand Blue - Análise - Comédia Iori

 

99% Humor – 1% Mergulho

Vamos ser sinceros: não o vejam por causa do “tema” mergulho subaquático com garrafa. Não é sobre isso! Em boa verdade, apenas surgem algumas referências ao longo da série e um ou outro episódio mais focado nas regras deste desporto. Claro que há cenários lindíssimos e momentos cuja a informação é deveras interessante – para não dizer útil – mas não é o sumo da série. O sumo desta tem bastante mais álcool…

 

Grand Blue - Análise - Mergulho de Garrafa

 

Bebedeiras, bebedeiras e mais bebedeiras…

Como seria uma vida universitária satirizada? Oh espera, vamos ver Grand Blue!

Confesso que para mim teve um gostinho especial assistir a alguma dessas cenas. Fui estudante universitária e acabei por presenciar algumas situações familiares com as de Iori, vê-las hiperbolizadas em pequeno ecrã foi de chorar a rir!

 

Grand Blue - Análise - Cena de alcool

 

Lembro-me que tirei imensos prints e enviei a colegas meus da faculdade como conteúdo super “related” com x e y situações. Claro que não foram situações a se repetir, ou muito menos que sintamos orgulho de, mas damn, não é disso que Grand Blue se trata!

Grand Blue é uma comédia, é uma miscelânea de situações caricatas e abusos de álcool completamente desproporcionais que têm como objetivo divertir o espectador e não o influenciar para fazer o mesmo.

 

Grand Blue - Análise - Boobs

Não desistam ainda… #TheyhaveBoobs

 

Antes de começarem a olhar de lado para toda esta descrição não, não precisam de ter passado por situações caricatas com os vossos seniores da faculdade para gostarem de Grand Blue.

A série é feita para todos gostarem dela! Todos os exageros, visuais e narrativos, são geridos com mestria, não fosse a direção a mesma que Gintama, o grande senhor do humor Shinji Takamatsu.

 

Grand Blue - Análise - Nus

 

Não há uma “história” por detrás da franquia, não posso dizer que existe um fio condutor que não seja: miúdas, álcool e rapazes nus. Todavia, não é preciso muito mais para criar uma boa comédia que boas personagens e uma construção episódica de se tirar o chapéu.

 

Grand Blue – O segredo do sucesso

Em paralelo à qualidade escrita temos uma animação que condiz na perfeição com a dualidade de Grand Blue. De um lado paisagens deslumbrantes, do outro homens ridiculamente musculados ou cujas feições são dignas de um cartoon!

Ambas as vertentes são impecavelmente animadas e coloridas. Podemos dizer que o ambiente de Grand Blue possui personalidade própria!

Quem não se ri com faces como estas?

 

Grand Blue - Análise - Caricatura

 

Cada exagero e emoção são representados no timing perfeito. O ritmo narrativo é desenvolvido para cada cena culminar num sketch cómico que serve de ponte para um determinado dilema. Nada é forçado, todavia os episódios e as situações também não estão/são intimamente ligados uns aos outros.

Da banda sonora destaca-se o voice acting. Afinal o forte de Grand Blue são as personagens, sem a incrível interpretação dos voice actors não teria metade do peso!

 

 

Grand Blue – Juízo Final

Se me apresentassem o plot e me mostrassem uma ou outra imagem/cena da série, seria provável que nem sequer começasse a assistir. Uma das características que mais valorizo num anime é o enredo. Se é original, forte, bem construído, etc etc. Todavia, em Grand Blue fui confrontada com uma vertente ao qual não estava muito familiarizada: a comédia.

A obra é sobretudo uma comédia, uma espécie de paródia adulto-juvenil cujo objetivo é entreter, algo que não estou familiarizada a assistir. Confesso que estranhei o conceito no início, mas neste momento posso afirmar: um anime de comédia pode ser considerado uma verdadeira obra prima!

Se fores como eu e não estás habituado(a) a este registo mas queres assistir a algo leve que te faça rir e descontrair, aposta em Grand Blue! Se és fã de comédia, obviamente este será um must see para ti!

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.