Do outro lado do mundo reside a fonte de toda a nossa admiração e apreço. As suas criações povoam o nosso dia-à-dia, trazendo cor, alegria, animação, roupa e cultura, a um território cheio de estereótipos, onde tudo é demasiado igual. Não é de estranhar a nossa curiosidade e vontade de visitar a terra do sol nascente. Não há fã de Anime e cultura japonesa que não deseje explorar todas as ilhas e maravilhosas cidades desse deslumbrante país insular. O ptAnime teve conhecimento de um jovem que conseguiu realizar o sonho de conhecer um pouquinho da cultura nipónica em primeira mão. Ricardo relatou à equipa Ptanime a sua experiência de 7 dias pelas ruas e templos de Tokyo, na companhia da mãe e namorada. Preparem-se para embarcar numa espetacular viagem por entre ruas, restaurantes, cultura e extravagância do nosso querido e amado Japão, sobre o olhar atento do nosso guia oficial, Ricardo!
Guia Viagem Japão | Primeiro Dia
A primeira imagem do dia é preenchida pela belíssima paisagem do quarto de hotel do Ricardo.
Com uma vista privilegiada sobre a emblemática Torre de Tóquio, podemos ter um leve deslumbre da cidade. Ao fundo, o Monte Fuji cumprimenta os recém-chegados portugueses ao território Nipónico.
Local: Shiodome – Distrito da região de Minato, em Tóquio.
Monumento em destaque Torre de Tóquio – localizada no distrito de Shiba-koen, na regão de Minato, trata-se de uma torre de comunicação que é, igualmente, um dos pontos turísticos mais procurados, para contemplar toda a área circundante.
“O nosso hotel localizava-se em Shiodome, e logo ao início notamos bastantes diferenças entre o nosso país e o Japão! A cidade é enorme, só o Monte Fuji vê-se no horizonte!”
Como será o alojamento no Japão?
Muitas são as dúvidas em volta do alojamento e estadia, de um dos países mais caros e tecnológicos do mundo. O medo de sermos ludibriados pelas agências de viagens ou sites de marcação são reais, numa viagem de sonho todos os pormenores contam. Ricardo teve o cuidado de nos mostrar com o pormenor possível de quem se vê embriagado num mar de novidade e beleza.
As casas de banho foram as primeiras a ser revistas e comprovou-se o zelo e higiene do povo japonês. Extremamente simples e simultaneamente evoluídas, demonstraram ser uma agradável surpresa. Nada melhor que conforto na hora de regressar ao hotel. É de realçar que não só os sanitários do hotel são objeto de limpeza e zelo, os sanitários públicos oferecem um serviço quase que de requinte, com multifunções destinadas a causar o máximo conforto ao utilizador.
“As casas de banho também devem ser das mais limpas e tecnológicas do mundo! Todas as sanitas, de casas de banho públicas ou não, possuem imensos botões para fazer a higiene do seu utilizador, e dar música para não incomodar os outros utilizadores!”
E a descoberta começa…
Após se hospedar, Ricardo inicia a sua viagem por entre as ruas do distrito de Shinjuku. O objetivo estava traçado: provar Ramen! A tão famosa ementa japonesa povoa o imaginário culinário da maioria dos amantes da cultura nipónica, fazia-se presente na mente do nosso guia. A fome que se fazia sentir àquela hora, levou-o numa busca pelos típicos estabelecimentos de venda de Ramen.
Ramen: espécie de sopa de massa com carne de porco, vegetais como cebolinho, algas secas, kamaboko e outros produtos e especiarias. Pelo caminho, muitas foram as lojas, restaurantes e pastelarias por onde passaram e que fizeram as delícias oculares do jovem explorador.
Local: Shinjuku – um dos 23 distritos da província de Tóquio. É o centro comercial e administrativo mais importante da metrópole, sendo a sua estação considerada a mais movimentada do mundo, com mais de 3 milhões de usuários diários.
“A primeira coisa que fizemos foi almoçar o tão famoso ramen numa “tasca” típica em Shinjuku! Mas antes disso, denotámos que todas as lojas tinham réplicas de plástico super-realistas da comida que serviam! Foi muito útil durante toda a nossa estadia!”
“E esta foi a “tasquinha” escolhida! “
O sabor evidenciado na iguaria escolhida demonstrou superar qualquer expetativa. O entusiasmo era evidente nas palavras de Ricardo. Saudoso, explicou da melhor forma o conjunto de sensações que a ementa lhe proporcionou. A surpresa no momento do pagamento também se fez sentir. A cidade mais cara do mundo, consegue ser, na realidade, bastante acessível!
“Era bastante picante, mas o sabor superou todas as nossas expectativas! Foi a refeição mais saborosa de toda a estadia! Pedimos o especial da casa, mas a tigela era tão funda que nenhum de nós conseguiu acabar a refeição! A água no Japão era também de graça, pelo que só pagávamos a bebida se pedíssemos refrigerantes e a refeição andava a volta dos 5/6 euros.”
Limpeza e organização das ruas japonesas
A estupefação que se fazia sentir a cada esquina, a cada metro dado, era indescritível. A evolução e qualidade da cidade eram dignas de um filme ou anime: ruas extremamente limpas, pessoas educadas e sempre prontas a ajudar. Ricardo não encontrava palavras para nos descrever o quão magnífico era aquele país, aquela cultura.
“As ruas eram extremamente limpas e não havia quaisqueres pedintes, apesar de ser uma grande cidade. Também as pessoas eram muito simpáticas, apesar de poucas falarem inglês!”
No primeiro dia, Ricardo e suas acompanhantes decidiram visitar a Câmara Municipal de Shinjuku. O dia demonstrou-se muito mais cansativo que o esperado, logo o dia resumiu-se a “apenas” uma visita.
“Neste primeiro dia visitámos a câmara municipal, um prédio enorme!”
O cansaço fazia-se sentir. Após um jantar especial e no requintado bairro de Ginza.
Local: Ginza – Este faz parte do distrito de Chuo, Tóquio, e é famoso por ser um dos bairros mais caros e luxuosos de Tóquio. Onde se encontram as lojas, restaurantes, boutiques mais glamurosas.
“Como estávamos muito cansados, terminamos cedo a visita deste dia, com um jantar no luxuoso distrito de Ginza.”
E assim damos como terminado este: Guia Viagem Japão | Primeiro Dia.
>Artigos Relacionados:Guia Viagem Japão | Segundo Dia