A nossa viagem por terras nipónicas está quase a terminar. Passou rápido. Com tanto para ver é realmente difícil de gerir o tempo e definir prioridades. Ricardo tentou ao máximo organizar-se e explorar o que lhe era possível. O destino de hoje foi o rico distrito de Shibuya.
Local:
Shibuya – um dos 23 distritos da metrópole de Tóquio, é uma importante zona comercial e de atração turística. A densidade populacional é já por si um marco, sendo o distrito mais jovem e movimentado de Tóquio.
“A nossa paragem no dia seguinte foi em Shibuya, o distrito comercial! Este local, conhecido pelas suas enormes passadeiras, era claramente frequentado por um público bastante mais jovem!”
Monumento:
Shibuya 109: trata-se de um edifício moderno e de design único, onde se concentram as maiores e mais conceituadas lojas de marca e tendência do Japão. Um verdadeiro centro de moda e design, frequentado pelas jovens japonesas.
Será a moda japonesa tão extravagante assim?
A moda e tendências de cada estação são definidas e apresentadas no vasto centro comercial. A extravagância, brilho e uso de cores garridas contínua a ser uma das bases do Japão moderno. Com a mãe e namorada do nosso guia serviram de intermediárias na rubrica de hoje. Embarcamos numa verdadeira visita guiada por algumas das lojas e modas mais loucas do design japonês moderno.
No Shibuya 109 encontramos de tudo, desde roupa, acessórios, calçado, penteados, nada é esquecido para quem pretende seguir as novas tendências.
“Visitamos o internacionalmente famoso Shibuya 109, que sem dúvida é um importante ícone da moda mundial!”
Durante a visita ao shopping, Ricardo comprovou o fanatismo pela gatinha branca, Hello Kitty. A franquia parecia estar ao rubro, no Japão, naquele ano.
“E mais uma vez, Hello Kitty em força!”
A namorado do Ricardo ficou especialmente maravilhada com a manicure Japonesa. Segundo a mesma, todas as japonesas possuíam unhas extremamente bem arranjadas, coloridas e com desenhos e formas bem peculiares. Verdadeiras obras de arte eram produzidas e colocadas sobre as unhas japonesas.
“Todas as meninas que frequentavam este shopping tinham umas unhas extremamente elaboradas!!”
Fora do edifício existiam também muitas lojas de grandes dimensões. As acompanhantes do nosso guia ficaram maravilhadas com toda a oferta.
“Cá fora, havia ainda muitas lojinhas de moda, com especial relevo para uma H&M gigante e completamente inovadora!!”
Monumento:
Shibuya 109 Men – Em frente ao famoso “cruzamento de Shibuya”, consiste num centro comercial de moda e design inteiramente dedicado ao género masculino.
“Fomos ainda ao Shibuya 109 Men, uma vez que o Shibuya 109 era completamente orientado para um público feminino, e nem casas de banho para senhores tinha! Os tamanhos de roupa japonesa são mesmo muito pequenos! Tive de comprar um casaco XL, quando o meu tamanho cá é geralmente o S/M!”
Como serão os doces Japoneses?
Nas produções de animação japonesa os doces assumem uma aparência perfeita, suculenta e totalmente doce! Os bolos assumem uma aparência “fofa”, é impossível não apreciar, nem que seja visualmente, a pastelaria nipónica. Segundo Ricardo, os bolos pareciam retirados de um anime, esculpidos à mão e colocados apenas para exibição.
O zelo e exacerbação do belo parece recair também, sobre a comida. O melhor de tudo, é que o sabor é igualmente muito bom!
“É de denotar que a bolaria japonesa é simplesmente fantástica! Foi sem dúvida o melhor bolinho que comemos nas nossas vidas apesar de ser menos açucarado que o que estamos habituados! A apresentação é também extremamente perfecionista em qualquer loja!”
A visita ao lendário Hachiko!
Monumento:
Estátua de Hachiko: Poucos sãos os que desconhecem a história de Hachiko, o cão de raça akita, que esperava o seu dono todos os dias na estação de Shibuya, mesmo após a morte do mesmo. Durante sete anos, Hachi (como era conhecido) esperou pelo regresso do seu dono. Após a sua morte, uma estátua foi erguida em sua memória, do prestigiado escultor Tern Ando.
“Cá fora, a estátua do Hachiko!”
No que foi o dia mais preenchido e cansativo de toda a viagem, Ricardo ainda visitou a famosa Torre de Tóquio.
Monumento:
Torre de Tóquio – localizada no distrito de Shiba-koen, na região de Minato, trata-se de uma torre de comunicação que é, igualmente, um dos pontos turísticos mais procurados, para contemplar toda a área circundante.
“Na noite deste dia, fomos visitar a torre de Tóquio!”
Para além de fonte de transmissão de inúmeros canais e rádio, possuiu inúmeras atrações.
Na base da torre temos o FootTown. Um edifício que serve de primeiro andar, onde estão alojados restaurantes, lojas de conveniência, uma recepção e os espetaculares elevadores, que enchem de cor e magia a subida ao cimo da torre.
“O elevador da torre é tudo o que eu esperaria de um elevador em Tokio! Estávamos todos de olhar fixo no teto!”
O Museu de Cera da Torre de Tóquio é uma das atrações que podemos encontrar no terceiro andar da Torre de Tóquio.
“Dentro da Torre, um museu de cera, um pouco tosco, mas ainda assim divertido!”
A vista é com certeza o que melhor pode prover. Com duas plataformas de observação – O Observatório Principal e o Observatório Especial – temos uma visão de 360º sobre a metrópole de Tóquio.
À noite, sobre as luzes da estonteante cidade, somos agraciados com uma magnífica paisagem citadina.
“E finalmente, o local mais famoso da torre, o observatório sobre a cidade!”
Esfomeados e completamente esgotados, dirigiram-se à zona de restauração da Torre de Tóquio. A comida ocidental foi a escolhida, um bom hambúrguer com surpresas bem peculiares. Como era de esperar, os típicos brindes da franchising ocidental consistiam em figuras de Anime.
E à saída, mas ainda dentro da torre, um McDonalds com os brinquedos menos inesperados da história!
E mais uma overdose de souvenirs da Hello Kitty!
Após comprar os últimos souvenirs, Ricardo dirigiu-se ao hotel para jantar e dar por terminado o penúltimo dia da sua viagem de sonho. Como será o último e derradeiro dia da nossa rubrica Guia Viagem Japão | Quinto Dia, com Ricardo?
Ementa:
Tempura – prato típico japonês que envolve marisco e vegetais fritos envolvidos numa massa estaladiça.
Miso – trata-se de um ingrediente japonês resultado da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. A sopa de miso é uma das iguarias mais procuradas no Japão.
Nesse dia, chegámos exaustos a casa, e o nosso jantar foi mesmo por baixo do hotel, entre outras coisas, uma bela tempura e sopa de miso, tudo sempre muito barato!
>Artigos Relacionados: Guia Viagem Japão | Sexto Dia