Gundam – A adaptação falhada de Hollywood

por Tiago Garcia

Hollywood e anime historicamente tem-se provado uma combinação venenosa para a comunidade. Mas antes de Ghost in the Shell, houve um projeto que tentou trazer Mobile Suit Gundam ao grande ecrã. Anteriormente, apenas o domínio de rumores e especulação, agora temos uma melhor ideia da sua veracidade. A confirmação de uma tentativa de adaptação de Gundam em 1983 foi divulgada pelo site Zimmerit.

 

Gundam – A adaptação falhada de Hollywood
Gundam - A adaptação falhada de Hollywood

Concept art do ataque a Side 7 que despoleta os eventos de Mobile Suit Gundam tal como seria apresentado pelo filme.

 

Aparentemente iriam tentar fazer uma longa-metragem completamente feita a CGI, algo de revolucionário na altura. O trabalho digital iria ser feito pela companhia de produção por detrás do filme The Last Starfighter. Também de notável foi a inclusão de Syd Mead como designer visual do projeto. Mead é um artista futurista conhecido pelo seu trabalho em criar o mundo de Blade Runner. De relevante para o nosso médium, foi ele o pai do design do SYSTEM ∀-99 ∀ Gundam, o mech titular da série Turn A Gundam. Embora os designs icónicos iriam permanecer iguais, o fato móvel iria ser modificado de forma a ser ainda maior. O projeto foi cancelado devido a problemas com a licença da franquia.

 

Gundam - A adaptação falhada de Hollywood

O belo ∀ Gundam. Um casamento venerável da cultura ocidental com a cultura oriental de forma a criar uma visão do futuro inconcebivelmente distante.

 

Após uma leitura cuidada do artigo, só consigo dizer que estou aliviado por isto nunca ter acontecido. Basicamente, a adaptação que iria ser feita de forma a substituir as personagens com arquétipos mais palpáveis a um público americano da altura (e mesmo de agora infelizmente) e substituir o conflito ideológico moralmente turbulento da One Year War por uma variação da Guerra Futura da franquia Terminator (que estreou no ano seguinte).

 

Gundam - A adaptação falhada de Hollywood

Antes de haver Dragon Ball Evolution, houve G-Saviour.

 

Esta modificação seria algo de esperado devido à natureza inerentemente mais desafiante do material a um público generalizado, ainda para mais ocidental. Também de importante para esta questão, Star Wars tinha terminado nesse mesmo ano. Isto significaria que o nome e o conceito apenas tinham como propósito trazer mais uma aventura de ficção científica para encaixar com a procura comercial da altura. Esta era uma prática comum por volta desta altura devido à procura de um sucesso equiparável. Eventualmente um filme Gundam ao vivo foi criado sob a forma de G-Saviour. Este filme é uma marca negra para amantes da franquia, um desastre que serviu de prelúdio para o igualmente infame Dragon Ball Evolution.

 

Fonte: Otaku USA Magazine 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.