Gundam RX-0 Unicorn 1/1 – E tu? Acreditas em Unicórnios?

8 Novembro, 2017  Por Ricardo Silva
2


Gundam RX-0 Unicorn 1/1 - E tu? Acreditas em Unicórnios?

 

Gundam Unicorn é, de facto, a última grande história a ser contada na saga Gundam. 

 

Ao pensar como iria iniciar este artigo, decidi destacar em título esta nota que andava perdida no meio de alguns rascunhos. Apesar de puder parecer algo muito perigoso de ser dito, principalmente se tivermos em conta séries que vieram depois de Gundam Unicorn, tais como Gundam AGE, Gundam Reconguista in G ou ainda Iron Blooded Orphans, para mim, esta frase é tão verdadeira como a paixão que tenho por Gundam e Gunpla.

Gundam Unicorn é de facto, a última grande história, no seu conceito e sentido mais romântico, a ser contada na saga Gundam.

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 – E tu? Acreditas em Unicórnios?


 

Assim, podemos olhar para Gundam Unicorn como que um finalizar dos eventos passados na sua própria timeline, Universal Century.

Na sua exibição original, Unicorn revê-se em 7 OVA’s episódicas, isto ao longo de 4 anos, de 2010 a 2014. Atualmente, além das suas OVA’s, pode ainda ser visto através de uma compilação mais extensa das mesmas, isto em formato série com cerca de 15 episódios intitulada de Mobile Suit Gundam Unicorn RE: 0096.

Posso ainda acrescentar que verem, ou reverem, é recomendação obrigatória da nossa parte. Terão o prazer de assistir a uma das melhores obras em toda a saga Gundam.

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 – E tu? Acreditas em Unicórnios?


 

Gundam Unicorn, para além da sua fantástica animação e história, trouxe até nós muito e bom Gunpla, com alguns kits a marcarem pontos de viragens nas várias linhas, dos pequenos SD (Super Deformed), até à sua linha MG (Master Grade), onde temos kits como o ainda muito relevante Master Grade 1/100 Sinanju Ver.Ka/OVA, ou até o próprio Master Grade 1/100 Gundam Unicorn com a sua transformação entre os modos Unicorn e Destroy. Quanto aos HG 1/144 (High Grade), estes são hoje reconhecidos pela qualidade e inovação que vieram trazer à linha HGUC (High Grade Universal Century). Os HGUC da era Unicorn, foram como que uma mesa de experimentação onde a Bandai nos proporcionou kits com um detalhe e articulação acima da média para o que existia até então.

Toda a linha HG até há data, tem sido como que um reflexo destes velhinhos kits que são hoje tão habituais nas prateleiras e coleções de milhares de modelistas.

Hoje, o Unicórnio está perfeitamente representado com a sua versão PG 1/60 (Perfect Grade), ou se preferirem uma escala mais pequena, pela sua surpreendente versão RG 1/144 (Real Grade) que é também a mais recente entrada na linha RG.

 


Real Grade 1/144 Gundam Unicorn – Lançamento


 

No entanto, não vivendo só das suas OVA’s e série, nem da excelente linha Gunpla, tem atualmente direito a um privilégio que, até hoje, foi apenas dado a um mobile suit, o símbolo e estandarte de toda a saga Gundam, o Gundam RX-78-2.

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 - E tu? Acreditas em Unicórnios?

Parte da sequência de montagem do Real Grade 17144 Gundam RX-78-2 – Manual

 

Estou assim a falar da estátua à escala e tamanho real de 1/1 que se encontra agora erguida na baía de Odaiba, Tóquio. Esta veio substituir a estátua do velhinho RX-78-2, fazendo novamente as delícias de milhares de amantes de Gundam, principalmente daqueles que sempre acompanharam e seguiram Gundam Unicorn.

 


RX-0 Unicorn em tamanho real para estrear este outono


 


Gundam Unicorn terá Novo Projeto na Primavera


 

Noticiamos este novo marco na história de Gundam em março passado, e devo dizer que ficamos deveras entusiasmados com a ideia. Poderia estar para muito breve uma possível estátua em tamanho real e à escala de 1/1, mas desta vez a representar o incontornável Gundam Unicorn, bem como a sua, algo única, transformação. Muito foi especulado sobre a mesma, principalmente se esta iria ser recriada na sua totalidade, tal como a revemos nas animações e nos vários kits.

Posso adiantar que, apesar de esta não ser totalmente accurate,  também não desiludiu, muito pelo contrário.

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 - E tu? Acreditas em Unicórnios?

Manual e Ferramentas Básicas

 

Perguntam vocês o que está a fazer uma imagem de um manual Gunpla e de algumas ferramentas a meio deste artigo?

E terei de confessar que andei às voltas de como iria fazer esta review e dar a conhecer a nova estátua do Unicórnio. No entanto, sendo que estamos a falar de algo que muito se pode assemelhar à construção de um Gunpla, achei óbvio, natural e quase obrigatório apresentar as várias fases da sua construção como de um se tratasse.

Assim sendo, vamos rever todos os passos da nossa montagem, desde a construção da inner frame até à aplicação dos decalques, e preparar o nosso arsenal de ferramentas.

Vamos montar um Gundam Unicorn muito, mas muito especial!

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 - E tu? Acreditas em Unicórnios?

Parte da sequência de montagem de um HG 1/144 Gundam Unicorn – Unicorn Mode

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 – E tu? Acreditas em Unicórnios?


imagens via Gunjap

 

O nosso Unicórnio está a ser, sem dúvida, uma montagem muito interessante. A sua inner frame, não parecendo completa nem tendo qualquer tipo de articulação visível, é totalmente metálica, o que lhe proporciona uma grande estabilidade, robustez e solidez de construção. Isto já seria de esperar num kit com quase 20 metros de altura e que terá de carregar com todas as peças internas transparentes e o resto da sua armadura exterior.

Mais um par de horas a seguir passo a passo o manual, cortar peças, lixar nub marks e encaixar tudo no seu sítio, e temos completo o modo Unicorn do nosso Gundam e mobile suit. Quero ainda destacar que, à semelhança da sua contra parte RG, existem aqui dois tons de branco subtilmente a percorrer toda a armadura da estátua.

Assim, está agora na hora de despertar os poderes de Newtype e trazer à realidade o poderoso modo Destroy.

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 - E tu? Acreditas em Unicórnios?

Parte da sequência de montagem de um HG 1/144 Gundam Unicorn – Destroy Mode

 

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 – E tu? Acreditas em Unicórnios?


imagens via Gunjap

 

Alguns minutos de volta da V fin e esta está completa! Uma das mais bonitas no universo Gundam não acham? Normalmente teremos sempre de ter algum cuidado ao manuseá-las, pois estas são das partes mais frágeis que um kit Gunpla pode ter.

Alguns decalques e panel lining depois…

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 – E tu? Acreditas em Unicórnios?


imagens via Gunjap

 

E teremos o Unicórnio pronto a iluminar a sua frame e desvendar o modo Destroy!

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 – E tu? Acreditas em Unicórnios?


imagens via Gunjap

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 - E tu? Acreditas em Unicórnios?

Representação atual do Gundam Unicorn em Destroy Mode. Esta estátua está à escala real de 1/1, encontrando-se erguida em frente ao complexo comercial de Diver City Tokyo em Odaiba, Tóquio.

 

No mínimo, impressionante e imponente!

Com o nosso kit finalmente completo e totalmente transformado, é realmente muito difícil ficarmos indiferentes às características únicas que o constituem e definem. Da estética, design e palete de cores minimalistas, passando pela exclusiva transformação e terminando nas OVA’s e série mais recente, esta estátua não é apenas uma demarcação de Mobile Suit Gundam: Unicorn dentro do seu próprio universo, mas define e celebra, mais uma vez, uma saga que conta hoje com mais de 35 anos de história.

Gundam é algo que está hoje geneticamente embutido na contemporânea subcultura Pop e Otaku Japonesa, servindo muitas vezes como um vínculo estreito entre diferentes gerações, admiradores e modelistas do género mecha, mais precisamente, real robot. Apesar disto, e sendo uma saga adulta e madura, está apenas agora a ter a devida e merecida visibilidade fora de portas e do seu país natal, e a qual todos os dias ganha novos fãs um pouco por todo o mundo.

 

Gundam RX-0 Unicorn 1/1 - E tu? Acreditas em Unicórnios?

 

Pessoalmente, esta estátua do Unicorn à escala real de 1/1 é agora um espelho dessa expansão, sendo ainda muito mais do que apenas a celebração de uma série de animação japonesa e dos seus kits de plástico em várias escalas. Esta estátua é acima de tudo, uma homenagem a todos aqueles que, tal como eu, um dia descobriram Gundam, a sua história e os seus modelos.

Espero um dia realizar o sonho de estar frente a frente com este Unicórnio que é agora, muito real.

 

E tu? Acreditas em Unicórnios?

 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




2 Comentários

bem, só mesmo no Japão, mas isto são autenticas obras de arte e adorava ver uma ao vivo, como não posso, vejo fotos 😀


    E é realmente uma grande obra de arte e engenharia caro Leandro! 🙂 como disse no artigo, talvez um dia poderei realizar o sonho de estar em frente deste Unicórnio e apreciar toda a sua grandeza, já que não o consegui com a do RX-78-2. Sinceramente acho que estas fotos não lhe fazem
    a devida justiça, ainda mais quando não existem muitas tiradas de noite, onde poderíamos ver a frame toda iluminada. Imagino que deve ser qualquer coisa de fantástico para qualquer fã de Gundam! 😛



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 − fifteen =


Outras Histórias
HALO - Concerto Kpop em Lisboa! Sim, é verdade os HALO vêm a Portugal! HALOVES portuguesas, já podem lançar os foguetes!   HALO - Concerto Kpop...
Partilhas