Haikyuu!! 3 – Análise

por Renato Sousa
Haikyuu 3 - Anime Análise Outono 2016

Título: Haikyuu!!: Karasuno Koukou vs Shiratorizawa Gakuen Koukou

Episódios: 10

Temporada de Estreia: Outono 2016

Adaptação: Manga (Haruichi Furudate)

Produtora: TOHO Animation

Estúdio: Production I.G.

Géneros: Comédia, Desporto, Drama, Shounen, Vida Escolar

 

Intitulada “Haikyuu!!: Karasuno Koukou vs Shiratorizawa Gakuen Koukou”, a terceira série anime desta franquia não é mais que um prolongamento da sua antecessora.

Com apenas 10 episódios, Haikyuu 3 resume-se ao duelo entre Karasuno e Shiratorizawa, na luta por um lugar nos campeonatos nacionais de voleibol. Habituada a estas andanças e com a super estrela, Wakatoshi Ushijima, do seu lado, Shiratorizawa é a favorita à vitória e, consequentemente, à conquista do título regional.

Contudo, do outro lado está uma equipa a renascer das cinzas. Ninguém esperava ver “os corvos” no derradeiro duelo desta competição. Agora, a um passo do sonho que alguns dos seus jogadores não terão nova oportunidade de concretizar, Karasuno promete dar tudo por tudo para contrariar o favoritismo adversário.

 

Haikyuu 3 - Karasuno vs Shiratorizawa

 

Karasuno vs Shiratorizawa Gakuen

O mundo de Haikyuu pára para assistir a este confronto. Esta terceira temporada da franquia não tem quaisquer desenvolvimentos fora do pavilhão de jogo. Arrisco dizer que o mesmo acontece connosco, espectadores. A nossa vida também parece entrar em pausa no mundo real, tal a forma como este duelo consegue sugar a nossa atenção. Que jogo!

Mais do que nunca, o foco principal são as estratégias para contornar os pontos fortes da equipa adversária. Bloquear o remate potente de Ushijima é um dos cenários em maior evidência neste aspeto. Mas é apenas um de muitos que vão surgindo dos dois lados do court.

Quando as soluções para alguns problemas parecem encontradas, logo surgem novas dificuldades. Um fator surpresa que já vem de atrás e está mais acentuado do que nunca nesta terceira adaptação. Algo natural, se for tido em conta o jogo em questão e a exclusividade do mesmo para todo o tempo de antena desta série.

 

Haikyuu 3 - Wakatoshi Ushijima

 

Duelos dentro e fora do court de Voleibol

Kageyama e Hinata já tinham aberto as hostilidades para este jogo quando, no decorrer da segunda temporada, desafiaram Ushijima. Mas para lá deste duelo, muitos outros interessantes são criados entre as várias personagens, ao longo deste jogo decisivo.

Esta é a segunda vertente mais em destaque em Haikyuu 3. À semelhança das estratégias, é igualmente interessante, e muitas vezes divertido, ver as reações dos vários protagonistas quando ganham ou perdem pontos.

Nota ainda para a arte criada em torno deste embate, no que ao simbolismo das duas equipas diz respeito. Representações feitas com corvos para o lado de Karasuno e uma águia para a equipa de Shiratorizawa. Imagens fantásticas que acompanham o vídeo de abertura, a par de alguns momentos curtos no decorrer da própria trama.

 

Haikyuu 3 - Anime Análise Outono 2016

 

Personagens: continua o protagonismo equitativo

Um ponto em grande evidência na segunda temporada. Agora, neste seu prolongamento, não foi diferente. Alguém esperava ver Tobio e Shoyo assumirem o protagonismo? Pois, enganaram-se redondamente. A dupla que continua a ser uma das favoritas dos fãs em geral, passa despercebida em vários momentos.

No meio de um coletivo que voltou a prevalecer sobre qualquer individualidade, apenas houve espaço para um “corvo” se sobressair. Uma das personagens mais misteriosas da obra que agora se libertou. Kei Tsukishima. Vale a pena falar da sua transformação? Não! Vale a pena VER!

Depois de tudo o que Haikyuu já nos mostrou, parece que vamos continuar a ter surpresas neste campo. Que nunca poderemos dar por garantido que um jogador vá resolver determinado jogo a favor da sua equipa. Um tipo de imprevisibilidade que contribui muito para o enriquecimento da trama e para manter o espectador interessado.

Nesta adaptação mais curta, as únicas personagens apresentadas são as de Shiratorizawa. Mesmo com Wakatoshi Ushijima a ter 90% da atenção, os seus companheiros não são de forma alguma esquecidos. Com recurso a vários flashbacks, eles vão sendo apresentados a espaços. Satori Tendou, apelidado de Guess Monster, é o mais interessante, pelas suas peculiaridades.

 

Haikyuu 3 - Tobio Kageyama & Shouyou Hinata

Tobio Kageyama & Shouyou Hinata

 

Ator de voz perde a vida durante a produção de Haikyuu 3

Nota ainda para o falecimento do seyuuKazunari Tanaka, no decorrer desta terceira temporada. Tanaka perdeu a vida aos 49 anos, devido a uma hemorragia no tronco cerebral. O seyuu vinha a dar a voz ao treinador de Karasuno, Keishin Ukai.

O substituto escolhido foi Hisao Egawa. Esta alteração é bem perceptível durante a visualização do anime. As vozes são muito diferentes, tendo sido a mudança de timbre que me levou a investigar este caso e a descobrir o que aconteceu.

 

Haikyuu 3 é um prolongamento da sua antecessora

Como já referi em cima. Mesmo que queiramos, não é possível medir esta terceira temporada com as suas anteriores. Quanto muito pode ser feita uma comparação entre esta última produção e a parte final de Haikyuu!! 2.

Mas mesmo isso é algo muito complicado. Os duelos de Karasuno com Aoba Johsai e Shiratorizawa têm circunstâncias completamente diferentes.

Contra o “KingTooru Oikawa e a Aoba Johsai, Karasuno tem uma barreira mais até psicológica, fruto de acontecimentos passados.

Por seu lado, o jogo com Shiratorizawa Gakuen trata-se de uma final. Por mais duelos que se possam criar, é mais uma questão da equipa se divertir e desfrutar daquele momento especial, ao mesmo tempo que dá o máximo.

Agora, se me perguntarem qual prefiro? Isso já é outro assunto. Como qualquer adepto, também tenho a minha eleição.

 

Haikyuu 3 - Shiratorizawa & Aoba Johsai

Shiratorizawa & Aoba Johsai

 

Em suma, Haikyuu 3 não é mais nem menos que a parte final da segunda adaptação anime da manga de Haruichi Furudate. Caso para dizer que os apaixonados pela obra vão continuar apaixonados. Já quem nunca se sentiu cativado por Haikyuu, mas que por algum motivo lhe deu acompanhamento, vai continuar no mesmo estado.

A série resume-se a mais um jogo de grande nível e intensidade. Os restantes parâmetros não sofrem alterações significativas. Por este motivo, não se justifica estar aqui a falar na arte, animação e música, que continuam no topo da qualidade.

Apenas uma palavra para os novos opening e ending. A arte do ending está bastante interessante, acompanhada por uma música (“Mashi Mashi”, dos Nico Touches The Walls) agradável e típica para este tipo de vídeos. Por sua vez, o opening deixa algo a desejar na sua parte musical (“Hikari Are”, dos Burnout Syndromes) e a animação é satisfatória, mas não enche as medidas.

 

Haikyuu 3 - Anime Análise Outono 2016

 

Juízo Final

Haikyuu!!: Karasuno Koukou vs Shiratorizawa Gakuen Koukou” manifesta o mesmo espírito positivo, excitante, intenso e divertido que esta obra, adaptada pela Production I.G., sempre nos habituou.

Antes de elaborar esta análise a Haikyuu 3, tive oportunidade de ler alguns pareceres de outros fãs. Constatei que parte delas deram importância à realidade das jogadas apresentadas. Não sou o mais entendido em voleibol, mas não me parece haver assim uma distorção tão grande da realidade.

Mais importante do que isso. Creio que não seja disso que se trata quando o assunto é Haikyuu. Estou mais em sintonia com aqueles que dão primazia ao divertimento e ao prazer do entretenimento que podemos tirar desta criação fantástica.

Haikyuu consegue tirar-nos o foco das nossas vidas. Mesmo nos momentos de maior stress e preocupação. Mais tarde, de volta a realidade, temos mais energia e uma melhor atitude (mais positiva!) para com a nossa vida diária. É de aproveitar!

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.