Hanami Sushi | Visita Gastronómica

por Inês Marques
Mais um dia, mais uma visita de um membro do ptAnime a um restaurante de inspiração japonesa. Desta feita o local escolhido foi o Hanami Sushi, um franchise que está presente em centros comerciais um pouco por todo o país: na zona da Grande Lisboa temos no C.C. Alegro de…

Restaurante Hanami Sushi

Alimentação - 9
Atendimento - 8
Conforto - 7
Relação Qualidade-Preço - 9

8.3

Recomenda-se

Óptima qualidade por um preço reduzido. Podia ter mais variedade de quentes. Está presente um pouco por todo o país.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
8

Mais um dia, mais uma visita de um membro do ptAnime a um restaurante de inspiração japonesa. Desta feita o local escolhido foi o Hanami Sushi, um franchise que está presente em centros comerciais um pouco por todo o país: na zona da Grande Lisboa temos no C.C. Alegro de Alfragide, no Tivoli Fórum e no Almada Fórum, e mais a norte no Braga Parque, no Fórum Coimbra e no C.C. Leiria Shopping.
Pessoalmente já por várias vezes “visitei” o de Coimbra e o de Almada. Mesmo estando geograficamente distantes, a preparação da comida e apresentação é rigorosamente a mesma, pelo que se pode concluir que, independentemente do sítio a que forem, a experiência há-de ser muito semelhante.

 

Hanami Sushi | Informações gerais

hanami sushi almada forum

Hanami Sushi do Almada Fórum (foto retirada do Facebook do restaurante).

 

Dado que esta cadeia está presente em centros comerciais, foge um pouco ao estilo dos restaurantes avaliados até agora. Tem um regime de balcão, onde a partir do menu as pessoas escolhem o que desejam comer e pagam adiantadamente (pelo que se pôde perceber pelas fotos do Facebook do restaurante, apenas o Hanami Sushi do Braga Parque possui uma zona própria com mesas). É dado aos clientes um pequeno aparelho, que apita quando a sua comida está pronta. Isto permite-lhes, enquanto a comida é confecionada, encontrar uma mesa onde se possam sentar e ir buscar o seu pedido quando este estiver pronto. É um engenho bastante prático, muito usado no próprio Japão, e é uma excelente ideia a aplicar em centros comerciais, pois todos sabemos que a certas alturas encontrar uma mesa nestes sítios é uma missão quase impossível!

O atendimento ao balcão na altura do pedido foi sempre de grande afabilidade. Um ponto interessante é que, por detrás das caixas, é possível ver os cozinheiros a dar os toques finais na comida e podemos confirmar que os ingredientes e utensílios são manipulados e usados de forma higiénica (pelo menos, assim o era de todas as vezes que fui aos dois sítios mencionados anteriormente).

O preço é muito acessível, geralmente ficando abaixo de 10€ por pessoa. Os menus combinados são uma boa opção para quem quer uma refeição com variedade a um custo convidativo.

 

Hanami Sushi | Alimentação

menu hanami sushi parte

Parte da escolha de sushi (retirado do site Zomato).

 

Como o nome indica, o Hanami privilegia o sushi em vários formatos, como se pode constatar pelo menu acima (menu completo aqui). O maior ponto positivo é a presença dos “quentes” e das entradas, que permitem satisfazer o apetite dos que não apreciam peixe cru. As bebidas “caseiras”, como os chás, também conferem ao Hanami um factor que o diferencia não só de outros restaurantes japoneses como também de outros balcões de fast food.

 

Entradas

Os gyoza são, sem dúvida, a melhor das entradas. Ao contrário do que é servido na maioria deste tipo de restaurantes, os gyoza do Hanami não são apenas cozidos: são levemente fritos, o que lhes dá uma textura levemente crocante e permite que a água que está no recheio evapore. Quando estes são apenas cozidos, muitas vezes ainda se encontra água no seu interior, que acaba por amolecer demasiado o gyoza e até verter, causando nódoas ou mesmo queimaduras quando se come acabado de sair do lume. Isto não acontece, de todo, com os do Hanami!

 

hanami sushi entrada gyoza

Uma dose de gyoza traz 3 unidades.

 

Destaque também para a sopa miso, que se consegue aproximar bastante do sabor japonês. Tem o defeito de ser ligeiramente salgada (isto aconteceu tanto em Almada como em Coimbra), e ser servida numa tigela demasiado grande para uma entrada. Ideal quando é para ser partilhada, mas para uma pessoa apenas é demasiada quantidade.

 

Quentes

Tanto o teriyaki como o yakisoba são uma absoluta delícia. A dose é generosa e os ingredientes são cozinhados na perfeição. No caso particular do teriyaki, ao chegar ao fim, o molho acaba por ensopar o arroz e este perde a sua consistência pegajosa, tornando-se difícil de comer com pauzinhos. O restaurante também oferece talheres, pelo que tirar um garfo para aproveitar os últimos bocadinhos deste prato é uma boa ideia!

 

hanami sushi yakisoba

Yakisoba de frango. Leva vários vegetais, ovo mexido e é polvilhado com sementes de sésamo.

 

Por vezes o yakisoba aparenta estar com um pouco de gordura a mais, dependendo da pessoa que o confecionou. Isto não perturba em nada o sabor do prato e não lhe causa nenhum mau aspecto visualmente, mas fica aqui a ressalva.

 

Sushi

(Aqui tive de contar com o expertise da minha irmã, grande apreciadora de sushi e companhia nas idas ao Hanami, dado que eu não sou grande fã de comida crua…)

Escolher um preferido é uma tarefa bastante difícil. Para algo que é fast food, é incrível como pode ser dos melhores que já se comeu nestes restaurantes mais económicos. A quantidade de arroz usada e a maneira adequada da sua confeção fazem com que uma pessoa não se sinta cheia após ter comido poucas peças: há sempre espaço para mais! De notar também a qualidade do salmão, que quase parece manteiga derretendo na nossa boca. A forma como este é cortado e servido no sushi é perfeita para a sua degustação. O Super Califórnia é uma recomendação interessante, dado que é servido com uma salada de delícias do mar por cima.

 

O “super combo 1” traz 6 peças de hosomaki de salmão, 2 de ebi tempura (tempura de camarão), 4 hosomaki crunch (frito) e 2 de super califórnia.

 

Não há perigo de uma pessoa “enjoar” com a aparentemente pouca oferta, pois ao longo do tempo vão aparecendo novidades que refrescam o menu. O único aspecto negativo: o facto de as porções estarem mais pequenas do que eram ao início.

 

Hanami Sushi | Veredicto Final

Para quem gosta de comer regularmente sushi de boa qualidade a preços acessíveis, esta é a escolha ideal. Mesmo os que, como eu, não sejam apreciadores desta iguaria, há outras opções igualmente deliciosas. Aqui nos “quentes” é que poderia haver um pouco mais de variedade, como um prato de tempura, tonkatsu (costeleta de porco panada) ou yakitori (espetadas de frango), por exemplo. Mesmo assim, já é bastante bom haver excelentes (e deliciosas!) opções fora do sushi, que é de facto o cerne da cozinha do Hanami.

Recomenda-se vivamente a visita ao Hanami Sushi mais próximo (e também à sua página oficial e Facebook)!

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.