Hayao Miyazaki – “Trabalho Árduo devia ser Dado Adquirido”

por Pedro Costa
Hayao Miyazaki afirma que Animação CGI AI é 'Insulto à Vida' | Hayao Miyazaki - "Trabalho Árduo devia ser Dado Adquirido"

Por esta altura, é seguro afirmar que a dedicação de Hayao Miyazaki para com a arte da animação é inquestionável. O realizador de tantos anime de renome, já saiu da reforma várias vezes e mesmo a existência da sua reforma nominal é debatível, considerando que ele aparecia no Studio Ghibli todos os dias.

Seria talvez expectável que Miyazaki-sensei fosse um vocal defensor do valor do esforço e trabalho árduo. Mas, como é tantas vezes o caso no que toca ao mais respeitado criador anime do Japão, os seus pensamentos não são assim tão simples, tal como foi revelado numa série de clips pelo usuário Japonês do Twitter, @YuyaKaji (já não disponíveis).

 

Documentário NHK confirma Novo Projeto de Hayao Miyazaki | Hayao Miyazaki revela Título e Timeframe do Novo Filme

 

No vídeo, Miyazaki-sensei, o qual parece estar a trabalhar num projeto enquanto pensa alto para quem quer que seja está a filmar, diz:

Trabalhar arduamente devia ser um dado adquirido. A nossa linha de trabalho está repleta de pessoas que trabalham arduamente mas não boas enquanto seres humanos. Colocar valor ao acto de trabalhar arduamente é um erro incrível.

Trabalhar arduamente, é apenas algo que fazes. Se não fizeres, nada que valha a pena vai acontecer.

Pensando nisso, algumas pessoas não conseguem dormir à noite. Mas isso também faz parte do percurso. Em alturas assim, eu sei que encorajamento por parte de outras pessoas, ou conforto e consolação, não ajudam de todo. Depende apenas de ti. Nesses momentos, consegues perdoar-te a ti mesmo? Algumas pessoas conseguem perdoar-se facilmente, e algumas não.

Essa é a diferença que separa os destinos desses dois tipos de pessoas. Pessoas que conseguem perdoar-se facilmente, não fazem um trabalho muito bom.

 

Hayao Miyazaki - "Trabalho Árduo devia ser Dado Adquirido"

“Tales from Earthsea” (2006)

 

Para tornar tudo isto ainda mais curioso, de acordo com @YuyaKaji, os clips foram filmados por volta da altura da estreia nos cinemas Japoneses de Tales from Earthsea (Studio Ghibli), o primeiro filme realizado por Goro, o filho de Hayao Miyazaki. Tales from Earthsea foi imediatamente colocado de parte como o pior filme da Ghibli, um estigma que retém até hoje, e Miazaki pai não foi mais brando por ser o trabalho do seu filho, já que notoriamente saiu a meio de uma exibição antecipada do filme completo e desapontado disse:

“[Meu filho] não cresceu”.

 

Hayao Miyazaki revela Título e Timeframe do Novo Filme | Studio Ghibli - Género do Filme de Miyazaki e Novo Presidente | Hayao Miyazaki precisa de 3-4 Anos para Concluir Próximo Filme | Hayao Miyazaki Não Tem Prazo para Concluir Novo Filme | Hayao Miyazaki - "Trabalho Árduo devia ser Dado Adquirido"

 

É possível que a postura de Miyazaki-sensei tenha amolecido um pouco desde que Earthsea saiu em 2006. Mesmo assim, é improvável que ele vá ficar satisfeito com qualquer coisa que não seja a sua visão pessoal de excelência cinemática, na versão final do seu filme ainda em produção, Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka (How Do You Live?).

 


Artigos Relacionados:

Hayao Miyazaki Não Tem Prazo para Concluir Novo Filme

Hayao Miyazaki precisa de 3-4 Anos para Concluir Próximo Filme

Kemushi no Boro – Curta de Miyazaki tem Tema por Joe Hisaishi


 

Fonte: Sora News 24 – por Casey Baseel

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.