HGBF 1/144 Striker GN-X – Lançamento

por Ricardo Silva

Admitamos, sempre que pensamos em Mobile Suit Gundam OO, o mais provável é pensarmos em mobile suits tais como o Gundam Exia, O Gundam ou ainda o fantástico Gundam OO Raiser. No entanto, as duas temporadas de Gundam OO deram-nos muito mais do que apenas os seus lead Gundam.

Entre estes, está um dos mais proeminentes e distintos grunt suits a sair do universo Gundam. Estamos a falar assim do GN-X, o mobile suit de produção e “cannon fodder” da série OO.

 

HGBF 1/144 Striker GN-X - Lançamento

 

Assim, e com a exibição do 4º episódio de Gundam Build Fighters: Battlogue em janeiro, este grunt suit passou agora a ter uma variação deveras interessante. Gundam Build Fighters volta assim a fazer alguma da sua magia ao pegar num já muito esquecido mobile suit e dando-lhe um novo design e contexto muito mais agressivo, robusto e especializado.

Como não podia deixar de ser, esta nova variação tem já a sua devida tradução para formato plástico e surpreendentemente estamos a falar de algo que não será um exclusivo da loja Premium Online da Bandai.

Sem mais demoras, apresentamos o mais recente Gunpla a ser adicionado à linha Gundam Build Fighters, o novíssimo 1/144 HG Build Fighters Striker GN-X.

 

HGBF 1/144 Striker GN-X – Lançamento

HGBF 1/144 Striker GN-X - Lançamento

 

Como referimos, o Striker GN-X é uma variação quase direta do original GN-X que podemos rever em Gundam OO. No entanto, muito do seu design e inspiração é retirado agora de duas outras variações do GN-X pertencentes a diferentes universos desta série, o Advanced GN-X (Gundam OOV: Mobile Suit Variations) e o GN-X IV (Mobile Suit Gundam OO: Awakening of the TrailBlazer).

 

GN-X
Advanced GN-X
GN-X IV
Striker GN-X

 

Com uma clara evidência em tudo o que é luta terrestre, este novo Striker passou de ser um polivalente grunt suit em Gundam OO, para se tornar agora num especializado ground type em Build Fighters, algo que claramente revemos no seu esquema de cores acentuadamente militarista, em todo o novo equipamento, novas peças e partes de armadura, bem como nos acessórios que acompanham este Gunpla.

 

HGBF 1/144 Striker GN-X - Lançamento

 

Falando do que poderão encontrar ao montar este kit, sinto-me na obrigação de dar um pequeno disclaimer. Sendo este Striker uma variação do original GN-X, também o seu kit irá ser assim baseado na construção do original HG 1/144 GN-X, kit este que perfaz este ano o seu 10ª aniversário de lançamento.

Estarmos perante algo “novo”, mas que na realidade é um molde já existente, algo que foi reinventado para Build Fighters: Battlogue,  com alterações e add-ons de novas partes ao seu design.

 

HGBF 1/144 Striker GN-X - Lançamento

 

Quero eu dizer que isto é algo mau? Não propriamente.

Em alguns aspetos, tais como articulação, talvez possam ficar algo decepcionados com as suas características e mobilidade mais reduzida em comparação com kits da mesma linha e muito mais recentes. Dito isto, a linha HG de Gundam OO, e consequentemente o original GN-X, podem já não ser os melhores Gunpla que o dinheiro pode comprar mas são ainda, na minha opinião e ao final de 10 anos, kits que detêm ainda uma relação qualidade/preço acima da média, tanto na sua montagem, articulação e até mesmo detalhe.

Portanto, aliado assim ao novo design do Striker GN-X, irão encontrar uma boa articulação para os dias que correm, dando uma mais que suficiente mobilidade para conseguirem sacar as mais variadas poses, tanto no chão como em cima de uma Action Base. Convém ainda referir que ao terminarem a montagem, terão peças sobrantes do originai kit de 2008 que, caso as queiram montar, terão mais algumas partes que poderão equipar no vosso Striker, tornando-o ainda mais único.

HGBF 1/144 Striker GN-X – Lançamento
HGBF 1/144 Striker GN-X

 

Por fim, falando dos poucos mas bons acessórios que o acompanham, encontrarão uma poderosa e muito badass, mas também costumizável beam rifle, bem como dois beam sabers com uma peculiar cor laranja e algumas mãos extra.

 

 

Na nossa opinião, este novo HGBF 1/144 Striker GN-X é o perfeito exemplo da premissa de Gundam Build Fighters, trazendo Gunpla mais antigo até aos nossos dias, renovando-os com novos designs e características que, de alguma maneira, os tornam novamente kits únicos, interessantes e originais, proporcionando montagens distintas e divertidas.


 

Com um preço a rondar os 1800 ienes (~15€ ou 18$) podem já fazer a compra ou reserva deste kit através do nosso parceiro Shop4Nerds, usufruindo do desconto de 5% neste e noutros produtos, ou nas lojas habituais.

 

Recomendamos estes links:


Manual para Gunpla – Dicionário

Gunpla – Um Arsenal de Ferramentas


 

Fonte: Gundam Kits Collection

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.