Hideaki Anno – Evangelion e o Futuro da Franquia

por João Simões
Hideaki Anno encontra-se a trabalhar em Novo Projeto

Há uns tempos atrás, o estúdio Khara (filmes de Rebuild of Evangelion) esteve em celebrações devido ao seu décimo ano de existência. Uma das celebrações resultou numa exibição especial aberta ao público, em Tóquio. Os que tiveram a oportunidade de visitar receberam um presente: um livro com 88 páginas preenchido por entrevistas, incluindo uma com o próprio criador de Evangelion, Hideaki Anno, onde ele fala sobre o seu estúdio, sobre a sua filosofia e o futuro da sua franquia mais famosa.

 

Hideaki Anno – Evangelion e o Futuro da Franquia

 

Neste livro, Anno tece uma descrição sobre a forma como vê os três pilares do estúdio Khara e a forma como tudo isto se relaciona com o resto da indústria de anime.

A criação do estúdio Khara é o resultado de ele sentir que deixou de ter coisas para fazer na Gainax. Então, quando ele criou o estúdio Khara a intenção era criar um escritório para planear projetos em vez de um estúdio de produção. Isto rapidamente mudou quando surgiu o primeiro grande projeto – Evangelion: You Are (Not) Alone – e foi quando tudo explodiu em tamanho, em recursos humanos, em orçamento, e, por várias razões, acabou por se tornar num verdadeiro estúdio com muito trabalho sem ter que ser contratado pessoal do exterior.

 

Hideaki Anno - O Nascimento do Studio Khara pela Perspectiva

 

Anno afirma que vê os estúdios como “receptáculos”. Eles alojam pessoas e trabalhos; às vezes as pessoas vêm e vão, e às vezes os trabalhos fazem o mesmo. Mas o receptáculo tem que ser mantido, tem que haver manutenção. Quando toda esta gestão se encontra bem oleada, então o estúdio encontra-se estável e num bom sistema.

Sinto que posso concentrar-me apenas em gerir as sementes plantadas pelos outros. E sinto isto até pela minha própria criação, Evangelion, não me importo de ficar apenas a gerir a produção.

 

De acordo com Anno, Evangelion persistirá como produto nos estúdios Khara, e até como identidade dos mesmos. A atitude dele demonstra que o seu envolvimento na indústria anime é o de alguém que simplesmente ama animação, seja através da perspectiva de criador, da perspectiva de historiador, ou até de empresário. É como ele diz:

É a minha forma de devolver o que me foi dado.

 

Porém, e sendo ele um fã de animação, admite entender o sentimento dos fãs quando afirmam que ele só faz Evangelion pelo dinheiro. Ao que ele responde da forma mais honesta possível:

Fazer dinheiro é importante, caso contrário não haveria como reinvestir esse ganho noutras criações.

 

Para o futuro, ele deseja que Evangelion se torne num ícone cultural, uma marco histórico em anime, tal e qual como Gundam, que acabou por se tornar algo completamente independente. Com Gundam existem muitos criadores diferentes a trazer elementos e visões únicas àquele mundo, e ele gostava de ver isso acontecer com Evangelion, ser reconstruído e reinterpretado nas mais variadas formas por diferentes artistas.

 

Studio Khara vs Studio GAINAX - Cordialidade na Discórdia

Rebuild of Evangelion – Filmes (Studio Khara)

 

Claro que existe muito mais além de Evangelion nos estúdios Khara e em Anno. Nos últimos dois anos, o estúdio tem vindo a produzir inúmeras curtas-metragens através do Japan Anima(tor) Expo. Enquanto que EvangelionGodzilla se tornaram pilares com vendas garantidas, Anno demonstra uma preocupação constante quando olha para as vendas gerais de conteúdo anime (decréscimo das vendas de DVD’s), o que acaba por deixar os estúdios sem grandes opções de retorno, sendo que lhes sobra apenas as exibições em cinemas e os serviços streaming.

Por outro lado, encontra-se com uma perspetiva confiante relativamente ao futuro. O Japan Anima(tor) Expo teve um sucesso incrível, expandiu a forma como as pessoas vêem a animação japonesa, e ainda promoveu o estúdio Khara pelo mundo.

 


Anime – Porque não Existem mais Segundas Temporadas?


 

O factor que Anno considerou extremamente importante quando estava a planear o Japan Anima(tor) Expo, e que executou muito bem, foi o de querer atingir uma audiência mundial e, portanto, teria que conseguir transmitir as curtas-metragens com legendas em inglês.

Foi um projeto que nos permitiu reafirmar o quão divertida pode ser a animação japonesa, então o nosso grande objetivo foi tentar levar isto a todo o mundo. E se as pessoas fixassem o nome ‘Khara’, melhor ainda.

 

Na entrevista demonstra ativamente que quis promover a companhia e que queria construir mais reconhecimento à volta do “este é o estúdio que está a produzir Evangelion”. Em particular ele afirma que a estatísticas demonstraram que a curta-metragem “ME! ME! ME!” foi muito popular, o que foi uma surpresa, especialmente na América do Norte e na Europa, onde os números de visualizações tiveram uma grande magnitude.

Permitiu que ele começasse a reflectir e verificar que este tipo de conteúdo tem muito potencial, e que ainda existem mercados por explorar.

 

Curta Metragem ME!ME!ME! | Neon Genesis Evangelion

 

Os estúdios Khara conseguiram atingir e criar muita coisa diferente ao longo dos seus 10 anos de existência, desde filmes anime, curtas-metragens para promover autores e animação japonesa, até live-action, atraindo uma boa diversidade de pessoas que ajudam o estúdio a crescer através de conhecimento e experiência. Evangelion pode ser o pilar do estúdio, mas este já demonstrou que é muito mais que um título.

Se tudo continuar neste maravilhoso ritmo então a filosofia de Anno para os estúdios Khara conseguirá elevar o estúdio a enormes níveis de sucesso, tanto nacionais como internacionais.

A Khara é uma das poucas companhias que representa o passado (através de arquivos e projetos de restauração), o presente (com Evangelion e Shin Godzilla) e o futuro da indústria anime!

 


Rebuild of Evangelion 4.0 – Último filme dá Sinais de Vida!!

Neon Genesis Evangelion – Robôs Gigantes e Freud

Hideaki Anno em 1984 – Adversidades e Falta de Meias

Hideaki Anno – O Nascimento do Studio Khara pela Perspectiva da Esposa


 

Fonte: Anime Now!

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.