Durante uma entrevista com a France-Presse, o grande diretor Hideaki Anno conversou um pouco sobre a sua experiência de crescer no meio da Guerra Fria, e como isso moldou os seus medos e trabalhos.
Existia realmente a consciência que se começasse um guerra nuclear, o mundo seria completamente destruído… Essa foi a realidade na altura e também o medo constante pela aproximação do fim do mundo… Eu sinceramente pensei que o mundo iria terminar no Século 20.
Anno conversou então em como o seu medo se manifestou no processo criativo de Evangelion, afirmando:
Foi uma enorme influência sobre Evangelion, que relata o que aconteceria se o mundo fosse destruído. Na altura foram imensas as obras Anime que abordaram a temática relacionada com o holocausto nuclear.
Acrescentou ainda:
O Japão é um país onde a destruição sem misericórdia acontece de forma natural. Dá-nos uma forte consciencialização de que Deus deve existir por estes lados.
Já na parte mais logística da criação de um Live-Action de Neon Genesis Evangelion, Anno disse:
Penso que não iria funcionar. Teria que ser totalmente reformulado, e então a obra já não seria realmente aquilo que é, por isso não vejo tal coisa a acontecer.
Durante a entrevista, citou algumas palavras bastante simpáticas sobre Hayao Miyazaki, e na sua influência sobre a indústria de animação japonesa.
Fonte: Anime News Network