Hideaki Anno prevê morte do Anime

por João Simões

Hideaki Anno prevê morte do Anime, criador de Neon Genesis Evangelion, afirma que a indústria de animação japonesa tem os dias contados. Numa entrevista com a imprensa russa, Anno afirmou que a indústria do Anime, assim como a conhecemos atualmente irá terminar nos próximos 5 a 20 anos. O declínio e “morte” são inevitáveis, é só uma questão de tempo.

 

A indústria japonesa de animação encontra-se atualmente em declínio. Depois do colapso, provávelmente irá surgir num novo formato. A questão é: será que as pessoas vão esperar por este renascimento, ou irão migrar para outras formas de entretenimento provenientes de outros países?

 

Hideaki Anno prevê morte do Anime

 

A morte não é o fim do anime, por assim dizer. O Japão irá continuar a produzir animação.

 

Eu não acho que a animação vá ser erradicada. O Japão irá continuar a ter animação, mas talvez, as condições que tínhamos até este momento, estejam a desaparecer, levando ao desaparecimento do conteúdo interessante.

 

Hideaki Anno prevê morte do Anime

 

Anno acredita que este colapso marcará o fim do domínio japonês na animação global. Outros países asiáticos, estão a ficar cada vez mais ricos nestes departamentos, produzindo assim cada vez mais conteúdo para as audiências internas. Já no Japão, Anno afirma que este irá ter cada vez menos dinheiro, menos animadores (algo que já ocorre atualmente), o que por consequência irá ter um impacto em toda a produção de Anime. Claro que a animação irá prosseguir no resto do mundo, e quem sabe com cada vez mais influências na animação japonesa.

 

O Japão deixará de ser o centro da produção de animação. Quem sabe daqui a 5 anos seja a Tailândia o grande epicentro de produções. Viajei recentemente para lá, e os animadores mostram uma enorme paixão e energia. Já no Japão, grande parte da animação move-se apenas por pura inércia.

Hideaki Anno prevê morte do Anime

 

Anno acredita que a animação japonesa tem que começar a ser mais fléxivel no que diz respeito a adaptar novo métodos, como exemplo na área da computação gráfica, de modo a encontrar novas formas de criar anime interessante, em novos ambientes. Tal como as condições de trabalho já nos tem mostrado, o atual modelo simplesmente não funciona. Se as coisas não começarem a ser remodeladas, infelizmente, esta previsão de Anno poderá tornar-se numa realidade.

 

Fonte: Kotaku

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.