Hina Matsuri – Uma Festa no Feminino

por Inês Marques
Hina Matsuri – Uma Festa no Feminino

A 3 de Março celebra-se no Japão o Hina Matsuri. Com certeza já devem ter ouvido falar desta festividade nipónica, por isso neste artigo vamos explicar em que consiste esta data!

Neste dia, o elemento principal são as crianças do sexo feminino – nas casas onde existam meninas, são colocados altares vermelhos (hinadan) com bonecas especiais (chamadas hina ningyō), que usam vestes típicas do período Heian (794-1192), altura em que, supostamente, este costume terá começado. Nesta época, usavam-se bonecas em rituais de purificação xintoístas no terceiro dia do terceiro mês. Por esta razão, o Hina Matsuri também é conhecido como o Festival/Dia das Bonecas ou das Meninas.

 

hina dan matsuri

Exemplo de um hinadan de sete andares.

 

O hinadan pode ter cinco ou sete plataformas, mas o modo básico de o decorar segue sempre o mesmo sistema. No topo, à frente de um biombo dourado, temos as figuras do Imperador e Imperatriz. Depois, estão três damas de companhia (sanninkanjo), que seguram objectos relacionados com sake. No nível abaixo são colocados cinco músicos (gonin bayashi). Seguem-se os Ministros da Esquerda e da Direita (daijin), entre os quais são colocados diversos objectos. Na quinta plataforma estão três samurai ou servos da corte imperial. Nos dois últimos níveis, que são facultativos, são colocadas representações de oferendas à corte e outras decorações, como árvores, carruagens, arcas, etc.

 

Hina Matsuri – Uma Festa no Feminino Imagem

Quando estive no Japão, celebrei o Hina Matsuri em casa de uma amiga, cujo hinadan era bastante simples mas requintado!

 

Claro está que o tamanho de um hinadan depende muito da capacidade financeira, pois as figuras são bastante caras. Em altares caseiros pode apenas haver menos andares e menos figuras, mas o essencial é ter o casal imperial (dairi-bina). Cada casa tem o seu hinadan, que apenas fica exposto durante esta altura (durante o resto do ano fica guardado). A título de curiosidade, Masako Wakamiya, uma japonesa de 81 anos, criou uma aplicação de telemóvel que ensina como fazer a decoração do hinadan!

Mas, então, qual o propósito do Hina Matsuri? É simples: trata-se de um dia em que se fazem preces e pequenas oferendas de comida às hina ningyō, de modo a desejar que as filhas da casa gozem de boa saúde e que arranjem casamento cedo. Existe a superstição de que, se se esperar demasiado tempo para voltar a guardar o hinadan, ficarão solteiras durante muito tempo! Neste dia as meninas também se vestem a rigor, com bonitos quimonos e acessórios.

 

 

hina matsuri meninas

 

Podem estar a perguntar-se, “então e os meninos?”. Não se preocupem: eles têm o dia 5 de Maio, o dito Kodomo no Hi, que calha em plena Golden Week!

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.