Hisone to Masotan – Análise

por Raquel Cupertino
Hisone to Masotan - Análise

Título: Hisone to Masotan | Hisone to Maso-tan | Dragon Pilot: Hisone and Masotan
Adaptação: Original
Estúdio: Bones
Demografia | Género: Fantasia, Militar
Primeiras impressões: Disponível

 

Hisone to Maso-tan trata-se de um original do estúdio Bones que gira em torno da vida de pilotos de dragões na época moderna. Uma espécie de How To Train Your Dragon versão japonesa ou assim eu pensava…

 

Hisone to Masotan - Análise - comédia base militar

 

As primeiras impressões a esta obra não poderiam ser melhores. O primeiro episódio é excelente e todo aquele impacto de dragão dócil a interagir com miúda assustada foi hilariante! Para ajudar no processo de ligação para com a obra, temos a apresentação de uma das minhas personagens femininas preferidas dos últimos tempos: Hisone Amakasu!

A protagonista é uma verdadeira pérola dentro do oceano de personagens femininas em animes de comédia. É genuína, possuiu uma personalidade… peculiar e mantém-se consistente durante toda a saga.

Não, não é a melhor protagonista alguma vez criada, nem nenhuma das restantes personagens se destaca no universo anime. Todavia, acaba por ser uma lufada de ar fresco neste quesito dada a leveza com que os temas são tratados e a forma como usam a Hisone como um verdadeiro quebra gelo narrativo.

 

Hisone to Masotan - Análise - Hisone dentro do Maso-tan

 

Dragon Pilot – Um voo atribulado

Após ficar absolutamente rendida a tudo o que envolve-se Hisone and Maso-tan, eis que um voo vertiginoso em direção ao chão me atinge inesperadamente.

Há vários elementos espalhados nos primeiros episódios que nos deixam com a pulga atrás da orelha, contudo, é difícil compreendermos qual a linha narrativa que Dragon Pilot irá seguir. Em boa verdade só conseguimos compreender (mais ou menos!) o objetivo real da série perto dos últimos episódios!

Ou seja, grande parte da série acaba por se tornar confusa e desinteressante por não compreendermos a verdadeira importância de tudo aquilo que estamos a assistir.

Até que BOOM somos atingidos por uma epifania incrível que nos cola ao ecrã nos últimos episódios e nos faz esquecer todo o “enrolanço” que andamos a assistir até lá chegar.

 

Hisone to Masotan - Análise - Romance Homossexual

 

Valerá a pena assistir a Hisone to Masotan?

Apesar de todos aqueles episódios que passei sem perceber muito bem se gostava ou não do que estava a assistir, a qualidade técnica é tão incrivelmente boa que acabamos por gostar de qualquer das formas. Ou seja, nunca é uma experiência negativa.

A banda sonora é incrível! Deixo aqui o OST para se deliciarem um pouco com as melodias originais. As músicas são, na sua maioria, orquestradas. Não conheço o compositor mas damn it! Soooooo good!

 

 

Ah, e escusado será dizer que a gestão de som é algo de maravilhoso e o voice acting é perfeito – sobretudo porque algumas das personagens têm vozes tão “diferentes” que acabamos por estranhar e depois adorar!

 

Hisone to Masotan - Análise - Hisone a lamber o Dragão

 

O melhor de Hisone to Masotan

Em suma, Hisone to Maso-tan não teria tido o impacto positivo que teve sem os aspetos técnicos proporcionados pelo estúdio Bones. Sejamos francos, a maioria de nós não decidiu assistir ao anime pelo plot! O character design e o estúdio envolvido foram as principais razões que me fizeram apostar nesta obra. E, tal como referi, não me arrependo!

Deliciem-se com estas imagens! Existe dragão mais fofo que o Masotan? Toothless i love you, but…

 

Hisone to Masotan - Análise - Masotan o dragão mais fofo

 

A animação é old school com tons pastel a embelezar todo aquele ambiente mágico-tecnológico. Na minha opinião, esta animação relembra-me muito as obras do estúdio Ghibli. E talvez seja isso que me faz babar tanto por todo aquele cenário e fluidez amistosas para os olhos.

Sem cores garridas, faces bicudas, animações visualmente violentas, Hisone to Maso-tan é dos animes mais agradáveis de assistir deste último ano.

 

Hisone to Masotan - Análise - Romance

 

Hisone to Maso-tan – Juízo Final

Como já deu para reparar, a minha relação com Hisone to Maso-tan é de um misto de amor e confusão. Não é uma obra para todos, aconselho sobretudo aqueles que apreciem o design característico e que gostem de obras amistosas.

A série é bastante doce e alegre. A protagonista transpira a popular vibe anime de que tudo vai acabar bem, logo mesmo o “drama” acaba por ser um pouco diluído entre gargalhadas. Há momentos de tensão que valem a pena, mas não o encarem como algo forte emocionalmente.

Vejam Hisone to Masotan como uma carta branca a tudo o que sejam sentimentos saborosos com um cheirinho de misticismo e verão que vale a pena!

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.