Hori-san to Miyamura-kun – 3 Obras 1 História

por Raquel Cupertino
Horimiya – Anime revela Poster Promocional com Personagens

Hori-san to Miyamura-kun (também conhecido como Horimiya) trata-se de uma franquia composta por um web comic, por uma manga (ainda em lançamento) e por um OVA de 3 episódios.

Atualização [17 de setembro 2020]: A franquia recebeu o anúncio da adaptação anime. Para mais informações podes ver aqui:

Horimiya – Manga recebe adaptação Anime

 


Informações Hori-san to Miyamura-kun

Web Comic

Nome: Hori-san to Miyamura-kun
Publicação: fevereiro 2007 – 22 de dezembro 2011
Volumes: 10
Capítulos: 149
Autor: HERO (Arte e História)

Manga

Nome: Horimiya
Publicação: 18 de outubro de 2011 – …
Volumes: —
Capítulos: —
Autor: HERO (História); Daisuke Hagiwara (Arte)

Anime

Nome: Hori-san to Miyamura-kun
Tipo: OVA com 3 episódios
Estúdio: Hoods Entertainment
Data de estreia: 26 setembro de 2012 – 25 de março de 2015

 


 

A franquia teve início no web comic da autoria de HERO (história e arte), que começou a lançar a sua obra no seu próprio site, “Dokkai Ahen” (読解アヘン), no ano de 2007. Em 2008, a editora Square Enix começa a publicá-lo oficialmente.

O seu sucesso levou posteriormente à adaptação do mesmo num OVA de 3 episódios e numa série manga, cujo nome é a popular abreviação do original, Horimiya.

Com tantas adaptações é lógico assumir que se trata de uma obra de qualidade! Uma vez que conheço as 3 versões, vou falar um bocadinho sobre cada uma delas. Devo realçar que, com a exceção do OVA, as mangas ainda se encontram a ser traduzidas, pelo que os meus comentários serão alusivos até onde li de cada uma delas.

 

Hori-san to Miyamura-kun – 3 Obras 1 História

 

Hori-san to Miyamura-kun - 3 Obras 1 História

Hori-san to Miyamura-kun – 3 Obras 1 História

 

Hori-san to Miyamura-kun – Enredo

Kyouko Hori é uma estudante de prestígio que esconde o seu “outro lado”. Hori, além de ótima aluna, toma conta dos irmãos e das lides domésticas. Uma dona de casa que, por esse motivo, não pode socializar com ninguém fora da escola. Enquanto isso, o colega de turma otaku anti-social, Izumi Miyamura, é também ele uma pessoa completamente diferente do que aparenta…

Miyamura é um rapaz estranho, isolado socialmente desde criança, com poucas habilidades de comunicação entre colegas. A falta de contacto próximo com pessoas fez com que a ansiedade social crescente e a auto-estima baixa fossem uma constante. Algo bastante mais profundo que a imagem simplista de “otaku anti-social” que Hori e amigos pensavam…

Por um acaso do destino, HoriMiyamura acabam por se conhecer extra-escola e aos poucos uma relação pura e sem máscaras começa a nascer entre os dois.

 

Hori-san to Miyamura-kun – Web Comic Manga

O web comic foi lançado entre os anos de 2007 e 2011, e ganhou notoriedade devido ao forte enredo. Pessoalmente detestei o design, nota-se que o forte do mangaka não era – claramente! – o desenho mas sim a construção da história. Prova disso foi que, mesmo com um design semelhante a rascunhos de keyframes, a obra chamou à atenção das editoras e passou de web comic a ser uma obra publicada – e adaptada à posteriori!

 

Hori-san to Miyamura-kun - 3 Obras 1 História

Web Comic

 

O web comic é ligeiramente diferente do manga no que diz respeito aos acontecimentos da história. Alguns dos marcos (quando se “conheceram”, quando começaram a “falar” na escola, etc) são retratados de maneira diferente e em tempos variados. O mesmo se pode dizer do OVA!

Ainda assim, o mais importante está lá! O cerne que torna esta franquia tão popular está patente em todos os formatos: o enredo!

 

Hori-san to Miyamura-kun - 3 Obras 1 História

Web Comic vs Manga

 

Hori-san to Miyamura-kun Web Comic – Juízo Final

O web comic é bom para quem quer ler uma boa história de forma rápida. A história é a mesma. Como referi em cima, todas as adaptações possuem os mesmos pontos chave (pelo menos até meio da manga e web comic) e, como tal, esta é igualmente boa! No entanto, o formato web comic limita o desenvolvimento de determinadas cenas, sobretudo do ponto de vista visual. Temos menos painéis para descrever o mesmo momento e, pessoalmente, prefiro algo mais extenso que me permita saborear os pequenos grandes momentos.

 


 

Horimiya – Manga

O manga, que foi a minha entrada na franquia, é bastante forte no início do ponto de vista emocional e explora muito bem o tema de exclusão na infância. Aborda a angústia, a ansiedade e a frustração de quem é posto de parte sem motivo aparente, apenas por ser “diferente” da maioria. O recurso à infância para explicar as ações e os pensamentos do presente do Miyamura foram muito bem desenvolvidos no manga. É quase que “doloroso” ler alguns capítulos. O que num manga cujo o foco é comédia dá um toque especial, como um condimento mais salgado em algo mais insípido.

 

Hori-san to Miyamura-kun - 3 Obras 1 História

Manga

 

A razão de tais melhorias vem do facto deste manga ter sido criado pelo autor do Web comic, HERO, em colaboração com um artista a ajudá-lo na arte, Daisuke Hagiwara. Ou seja, no manga conseguimos ter o melhor dos dois mundos: boa história com boa arte!

Para ajudar, o autor aprimorou muitos pontos no enredo do web comic. A história está mais coerente, conseguiu mudar a localização narrativa de algumas cenas para favorecer a trama no seu geral e a adição das personagens é mais fluida e natural. Pessoalmente aconselho lerem a manga e SE tiverem curiosidade lerem o web comic

 


 

Hori-san to Miyamura-kun – OVA

Quanto ao OVA, é um anime ótimo para quem é fã da história. É divertido e repleto de referências da web comic, ideal para quem conhece o manga e/ou web comic. Os 3 episódios mostram os pontos mais marcantes até ao início do relacionamento dos dois protagonistas, o que nos faz querer mais – mesmo já conhecendo o enredo original!

 

Hori-san to Miyamura-kun - 3 Obras 1 História

Web Comic vs Anime

 

Na minha opinião, podem assistir ao OVA quer tenham lido a manga/web comic ou não. Contudo, para quem não leu nem conhece a história será um OVA estranho, confuso em alguns momentos, e um pouco aleatório. Para quem leu, faz tudo muito mais sentido e sabemos como aproveitar o que fizeram.

No fundo, é uma obra para os fãs.

 

 

Em suma…

Em suma, a franquia Hori-san to Miyamura-kun trata-se da mesma história contada de 3 formas diferentes!

A primeira versão foi a web comic, de seguida começou a manga e, no entretanto (em 2012), estreou o OVA. Todas as linhas narrativas são diferentes em algum momento. Nenhuma delas conta a história de forma igual, e atrevo-me a dizer que o paralelismo com a “obra mãe” consegue ser superior no manga que no OVA.

Não acho que possam ser comparáveis. Pessoalmente gostei das 3 versões, no entanto, caso queiram partir logo para o melhor dos melhores: leiam a manga até ao capítulo 7 (primeiro capítulo do segundo Volume) e depois vejam os 3 episódios do OVA. A seguir podem regressar perfeitamente ao manga e saborear a publicação de cada novo capítulo!

 

 

Notas rápidas com SPOILER:

Existem algumas diferenças entre as adaptações. Sendo elas:

  • web comic – A Hori parece um pouco mais fútil no início uma vez que não é tão explorada a razão dela invejar as colegas de turma – ao contrário do manga; Todavia, o seu lado tsundere e mais frágil, relativamente às aparências, mantém-se.
  • Manga – Conseguimos ter uma maior percepção dos problemas sociais do Miyamura. Os seus receios e angústias são expostos nos diálogos de forma direta. Todo o desenvolvimento e ligação à personagem é mais rápido. Em compensação, o romance é mais lento que no web comic manga.
  • O OVA é dividido em 3 episódios. Cada um desenvolve uma “etapa” da relação entre Miyamura e Hori, antes de namorarem. Pelo que não vejam com a expectativa de assistir à vertente mais romântica da saga.

 


Sugestões de artigos:

Noites de Manga

Recomendações Manga Natal 2017 – Raquel Cupertino

Recomendações 4-Koma Manga 2017 – Raquel Cupertino


 

Espero que esta informação vos tenha sido útil! Caso conheçam a série, qual a vossa adaptação preferida? Qual já viram/leram?

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.